sexta-feira, 11 de maio de 2018

Magnum: Excelência Britânica

  

Lançando seu vigésimo álbum de estúdio os ingleses do Magnum, tendo como grande destaque a dupla Tony Clarkin e Bob Catley, passaram por ótimos momentos, mas também alguns revéses, como o hiato entre 1995 e 2001, logo após uma de suas melhores épocas, com álbuns como "On a Storyteller's Night". Sim, a banda também foi uma das "sufocadas" pela onda grunge dos anos 90.

Desde o retorno com o  excelente álbum "Breathe of Life" (2002), a banda vem apresentando uma regularidade, com trabalhos de extremo bom gosto musical, mostrando toda a capacidade de Tony como compositor, e tendo em Catley e sua voz marcante, a figura perfeita para interpretar de forma magistral as canções, naquele seu jeito de contador de histórias e gestuais característicos no palco.

Sofrendo mais algumas mudanças de line-up, que também vinha se mantendo estável, o Magnum não esmoreceu e entrega mais um belíssimo álbum, recheado com seu Classic Rock/Progressive Rock melodioso e sinfônico. Os novos integrantes, Lee Morris (bateria, ex-Paradise Lost) e o tecladista Rick Benton, mantiveram o requinte instrumental da banda intacto.


"Lost on the Road to Eternity" já se apresenta com uma linda capa, mais uma criação de Rodney Matthews, tradicional colaborador do grupo. Na capa podemos ver vários personagens de histórias como o Mágico de Oz, Sherlock Holmes e Alice no País das Maravilhas.

Quanto a sonoridade, além da excelente e límpida produção, nos arranjos orquestrais adicionais contaram com a The Wolf Kerscheck Orchestra, a maior do mundo. Só por esses elementos e por se tratar de um álbum do Magnum, eu já compraria o disco sem ouvir nenhuma das músicas! E com certeza não me arrependeria, e não seria um daqueles discos que temos só para completar a coleção, pois as onze faixas de "Lost on the Road..." beiram a perfeição, com belíssimos arranjos e melodias marcantes e de extremo bom gosto. Algumas das canções possuem potencial para figurarem entre as melhores dentre a preferência dos fãs.

As músicas passeiam pelos caminhos que a banda sempre apresentou com qualidade e classe, seguindo aquela sonoridade e marcas próprias que a banda construiu através dos anos, com grande senso de melodia, mesclando o Hard/Classic Rock, flertes com o AOR, faixas trabalhadas e progressivas, sempre com o teclado trazendo aqueles ares sinfônicos.


Então temos o ritmo cativante do Hard 70's de  "Peaches and Cream" abrindo o álbum e imbuindo no ouvinte o desejo de acompanhar a batida e cantar junto; as belíssimas linhas de teclado na  melodiosa e com toques progressivos "Show me your Hands" é destaque, juntamente com a voz de Catley.

O lado mais progressivo vem com a intrincada e cheia de variações "Welcome to the Cosmic Cabaret", repleta de arranjos de bom gosto e também condução destacada da guitarra de Clarkin, e logo após dela, o destaque maior do álbum, a fantástica faixa título, "Lost on the Road to Eternity". Com ares sinfônicos, arranjos e melodias marcantes e cativantes, bom gosto que toca o fundo da alma! Tobias Sammet, fã confesso da banda e de Catley, divide os vocais com o veterano inglês ( Catley já participou de vários álbuns de Tobias, no caso com o Avantasia, inclusive excursionando com o grupo). O refrão também é memorável. Épica!

Podemos ainda destacar a levada cheia de groove e cativante de "Without Love", destacando as linhas vocais idem, e também a letra, clamando por algo que realmente o mundo precisa, pois sem amor não temos nada; "Ya Wanna be Someone", mais uma amostra de classe e bom gosto, esbanjando talento para construir belas melodias. São somente comentários de algumas das onze faixas que compõem este álbum, que se encaixa naquela categoria dos que sempre vão estar no seu player.


A versão nacional, lançada pela Shinigami Records, é dupla, com o disco bônus trazendo 4 registros ao vivo de faixas gravadas no festival Leyendas del Rock, em 2017, como a bela "Crazy Old Mothers", do "Sacred Blood, Divine Lies", de 2016.

É algo clichê, mas esses caras são como vinho, só melhoram com o tempo, e em "Lost on the Road to Eternity" parecem ainda mais inspirados e carregados de energia. Não damos notas aqui no Road, porque entendemos que não temos esse direito, mas quebrando o protocolo, eles merecem um 10!

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Magnum
Álbum: "Lost on the Road to Eternity" 2018
Estilo: Classic Rock, Hard Rock, Progressivo
País: Inglaterra
Produção: Tony Clarkin
Selo: SPV/Shinigami Records

Adquira agora na Shinigami

Line-Up:
Bob Catley: Vocais
Tony Clarkin: Guitarras
Lee Morris: Bateria
Rick Benton: Teclados
Al Barrow: Baixo

CD 1
1. Peaches And Cream
2. Show Me Your Hands
3. Storm Baby
4. Welcome To The Cosmic Cabaret
5. Lost On The Road To Eternity
6. Without Love
7. Tell Me What You’ve Got to Say
8. Ya Wanna Be Someone
9. Forbidden Masquerade
10. Glory To Ashes
11. King Of The World

CD 2 (Live) 
1. Sacred Blood – Divine Lies
2. Crazy Old Mothers
3. Your Dreams Won’t Die
4. Twelve Men Wise And Just


Site oficial



     


     

Nenhum comentário: