domingo, 15 de março de 2020

The Night Flight Orchestra: Revisão Eficaz da Musicalidade dos Anos 80


Da bebedice do cantor Björn Strid e do guitarrista David Anderson, durante suas atividades pelos Estados Unidos surgiu o projeto paralelo The Night Flight Orchestra. Sua característica era reconstruir o rock típico das estações de rádio norte-americanas.

Desde 2007, o grupo sueco lançou 5 álbuns. O curioso é existir uma espécie de retrospectiva conceitual álbum a álbum. Nos primeiros dois trabalhos houve um amadurecimento em ajustarem o som pesado que faziam pra canções comuns da segunda metade dos anos 70.

O quinto álbum "vira a década de vez", reproduzindo tudo aquilo que o rock sintetizado dos anos 80 poderia oferecer. Dentro da proposta, não apenas passam o clima certo mas mostram competência e qualidade. Está longe de ser um mero tributo decalcando genericamente os hits de uma época.


Em "Aeromantics", Björn dá uma intensificada no seu jeito de cantar estilo Martin L. Gore e Tony Hadley. Aqui usaram sem piedade arranjos tipicamente feitos no Synclavier, Emulator entre outras parafernalhas eletrônicas há certo tempo sinônimo da breguice, atualmente redescobertas e bem empregadas.

As várias camadas sintetizadas tentam passar uma forte carga sentimental ao lado de pratos reluzentes a ponto de cegar de tanto reverb. Os trechos melancólicos gradualmente culminam em refrões catárticos. Geram aquele sentimento motivacional de filmes daqueles mesmos tempos. As letras vão do melodrama ao sentimento de superação.

Abaixo citarei os pontos altos de "Aeromantic":

Servents of the Air: O riff central lembra "Live Wire" do Mötley Crüe partindo pra uma interessante ponte cromática que desdobra no refrão. Essa parte é meio flutuante. Os acordes são ressonantes apresentando bateria militarizada e pratos cheios de reverb. A música se reveza nos três trechos. 

Na reta final há um momento meio suingado nos moldes do Yes com as notas da guitarra expressivas. Em seguida rola uma sessão de solos, um no  sintetizador e outro na guitarra, parecendo algo do Joe Walsh. Com certeza a melhor faixa. A letra retrata possivelmente um aviador sobrevoando seu amor não correspondido.

Carmencita Seven: Uma das mais memoráveis, a guitarra tem maior influência e o sintetizador se limita a enfatizar os trechos da música. O solo final é muito expressivo.

Aeromatic: Puxa algo de "90125" do Yes, com Refrão extremamente AOR. O baixo segue uma tendência disco. Apesar de muito esforçada eu ainda acho ela fraca pra som titular em comparação as duas músicas citadas acima.

Divinyls: Seu tema base é o centro nervoso pra todos os componentes da canção, mesmo a cantoria não tenta fugir muito dos trilhos. Há vozes de apoio surgindo nos pontos chave da voz de Björn, uma linha de baixo mais aparente e ainda a canção guarda uns trechos difíceis de não remeter ao David Gilmour. A letra parece falar de superação.


If Tonight Is Our Only Chance: Poderia muito bem ser algum single do cantor Robert Tepper. Toda aquela carga emocional que um filme do Stallone pediria. A letra é tão melodramática quanto a condução da voz na música inteira.

Curves: Atende a um ritmo caribenho com um solo meio Michael Knopfler.

Transmissions: Parece uma reinterpretação do Abba principalmente no ápice da música. A voz de Björn está mais nervosa.

"Aeromantic" explora de maneira eficaz a musicalidade dos anos 80 sem parecer algo cafona ou mera pastiche, embora seus clipes zombem um pouco do clima oitentista. Se bobear superam muitas canções daquela era, pois houve uma revisão daquilo a ser evitado para não deixar brega. Quem curte esse revival de synthrock, é uma boa pedida.

Texto: Alex Matos (Equipe Rock Idol - Conheça o canal NESTE LINK)

Banda: The Night Flight Orchestra
Ábum: "Aeromantic" 2020
Estilo: AOR, Synthrock, Classic Rock
País: Suécia
Selo: Nuclear Blast (Brasil via Shinigami Records)

Line-up:
Björn "Speed" Strid - vocais
David Andersson - guitarra
Sharlee D'Angelo - baixo
Jonas Källsbäck - bateria
Sebastian Forslund - congas, percussão, guitarra
Anna-Mia Bonde - vocais alternativos
Anna Brygård - vocais alternativos


Tracklist:
01. Servants of the Air
02. Divinyls
03. If Tonight Is Our Only Chance
04. This Boy's Last Summer
05. Curves
06. Transmissions
07. Aeromantic
08. Golden Swansdown
09. Taurus
10. Carmencita Seven
11. Sister Mercurial
12. Dead of Winter


       

       

       

Nenhum comentário: