terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Timo Tolkki's Avalon: Trilogia Encerrada de Forma Positiva

Foram muitos altos e baixos na carreira de Timo Tolkki, principalmente pós-Stratovarius, banda com a qual Timo construiu álbuns e carreira sólida por um bom período. Não há como negar a qualidade e importância de discos como "Epidose", "Visions" (acredito que a grande obra da banda) ou "Destiny", por exemplo, que levaram a trupe finlandesa a um patamar elevado, com canções memoráveis e que são referência no Power Metal e Metal Melódico.

Os problemas com depressão, os desentendimentos, saída da banda e altos e baixos, com projetos que não repetiram o mesmo êxito da época áurea do Stratovarius

Mas a capacidade e talento reconhecidos de Timo o levaram a assinar com um dos principais selos de Hard, Classic Rock e Metal Melódico, a Frontiers Records, produzindo então a Metal Opera "Avalon" (trilogia que tem como tema a ficção, e se passa no ano de 2055, em um planeta terra desolado por tsunamis e outros desastres), que seis anos após a primeira parte, chega ao seu derradeiro álbum.

Contando com uma ótima produção e um time de convidados de peso, a trilogia iniciou em 2013, com "The Land of New Hope" com convidados como Elize Ryd, Mike Kiske e Russel Allen. A segunda parte foi lançada em 2014, "Angels of the Apocalypse", que contou novamente com Elize e um time novo, com Fabio Lione, David DeFeis, Simone Simons, Zak Stevens e a cantora chilena Caterina Nix5.

O primeiro álbum teve boa aceitação, sem grandes novidades para o estilo, mas com boas canções, e o segundo sofreu algumas críticas mais pesadas, principalmente pela falta de músicas mais empolgantes.

"Return to Eden" (2019), álbum que fecha a trilogia, e que chega ao Brasil nessa nova parceria da Shinigami Records, agora com a Frontiers - o que é uma excelente notícia pelo catálogo atrativo da gravadora italiana - a Opera Metal de Tolkki apresenta seu melhor e mais consistente momento. Talvez o tempo, 5 anos desde o lançamento da segunda parte, favoreceu a Timo, que teve um tempo maior para criação das músicas.

O álbum tem vários acertos, como a adição de novas parcerias, a produção de Aldo Lonobile e mixagem/masterização de Federico Pennazzatto, ou seja, Timo pode se concentrar mais na parte criativa.

Anneke, trazendo brilho ao mais recente álbum de Tolkki

O time de vocalistas também foi bem escolhido, trazendo mais novidades, como Anneke Van Giersbergen, um dos grandes destaques, Mariangela Dermutas (Tristania), Todd Michael Hall (Riot), Eduard Hovinga (Mother of Sin e ex-Elegy) e Zak Stevens, que também esteve no anterior, e também possui atuação com maior destaque.

A sonoridade é voltada ao Power Metal melódico, área que Timo conhece muito bem, mas os maiores destaques são as canções de andamentos mais melodiosos e moderados, como em "Return to Eden", única em que temos mais de um dos vocalistas atuando juntos, e Zak, Todd e Mariangela se revezam, trazendo um "molho" bem especial.

Nessa mesma linha, Anneke aparece com "Hear My Call", uma das melhores do álbum, mostrando toda a capacidade da holandesa em criar belas melodias vocais, sendo capaz de deixar interessante até canções mais medianas. A holandesa também traz seu brilho para "We are the Ones".

Zak, além da já citada acima, tem mais dois números individuais, em "Miles Away", também seguindo essa linha mais cadenciada e refrão marcante, e "Wasted Dreams", cadenciada e de guitarras com bastante pegada e riff principal marcante, trechos com somente a cozinha, teclads e voz, dando aquele ar dramático. É até clichê, mas é uma boa canção, lembrando a época Visions/Destiny do Stratovarius.

Mariangela Dermutas mostra outras nuances de sua voz

Outra que me lembrou bastante essa era é "Now and Forever", com Todd nos vocais, e é outra que se destaca. Outra que se destaca é "Guiding Star", na voz de Mariangela, e é muito interessante ouvi-la em estilos diferentes do que estamos acostumados. Alternando linhas vocais suaves com outras mais altas, é um fechamento bem agradável para o álbum. Mariangela ainda aparece individualmente na balada "Godsend".

Os temas mais velozes e mais tradicionais de Power Metal melódico ficaram a cargo de Hall e Hovinga. Para o vocalista do Riot coube a abertura, com a veloz e pomposa  "Promises", e ainda  "Limits" e "Give me Hope", que tem aquela linha de melodias "felizes" e velozes. Estas duas últimas na voz de Hovinga.

Zak Stevens tem atuação destacada, com seu estilo bem pessoal de interpretar as músicas

Dá para colocar "Return to Eden" como o melhor trabalho de Timo Tolkki em muito tempo, provavelmente o melhor pós-Stratovarius, e vale dizer que bem mais interessante do que a sua ex-banda vem produzindo desde sua saída. Que os acertos aqui sejam o norte para futuros trabalhos do guitarrista, porque temos a impressão de que ele pode mais.

Texto: Carlos Garcia

Banda: Timo Tolkki's Avalon 
Álbum: "Return to Eden" 2019
Estilo: Power Metal, Melodic Power Metal, Opera Metal
Produção: Aldo Lonobile
Selo: Frontiers Records/Shinigami Records

Line-up:
Timo Tolkki: Guitarras
Andrea Buratt: Baixo
Antonio Agate: Piano and Keyboards
Giulio Capone: Bateria ,Piano and Keyboards
Aldo Lonobile: Guitarras
 
Tracklist e vocalistas convidados:
Enlighten (instrumental)
Promises (Featuring Todd Michael Hall)
Return To Eden (Featuring Mariangela Demurtas, Zachary Stevens & Todd Michael Hall)
Hear My Call (Featuring Anneke Van Giersbergen)
Now and Forever (Featuring Todd Michael Hall)
Miles Away (Featuring Zachary Stevens)
Limits (Featuring Eduard Hovinga)
We Are The Ones (Featuring Anneke Van Giersbergen)
Godsend (Featuring Mariangela Demurtas)
Give Me Hope (Featuring Eduard Hovinga)
Wasted Dreams (Featuring Zachary Stevens)
Guiding Star (Featuring Mariangela Demurtas)







Nenhum comentário: