domingo, 17 de maio de 2009

Novo Álbum Para Velhos Fãs



Lacuna Coil há muito tem se tornado referência dentro do que costumamos chamar de Gothic Metal. Esse sexteto surge na Itália, comandados pelos vocalistas Andréa Ferro e (a bela, diga-se de passagem) Cristina Scabbia. Esta, aliás, participou da regravação de “A Tout Le Mond” no último disco do Megadeth (inclusive participando do videoclip).

A banda surge no meio daquela onda de bandas com vocais femininos. Mas seu diferencial, entre tantas, é que possui um trabalho com dois vocalistas em palco, sem precisar que Andréa utilize linhas mais guturais, como outras tantas.

A banda tem em sua discografia apenas 5 álbuns de estúdio completos, mas também Eps e singles que ajudaram a banda a ser uma das primeiras a serem lembradas.

Muitas vezes taxados de New Metal, eles preferem dizer que são uma banda de Alternative Metal. Mas rótulos a parte, a banda sempre me atraiu e faziam falta aqui no Road to Metal.

Assim, vamos comentar sobre o último disco da banda, recém saído do forno, “Shallow Life”. Diferentemente um pouco de seu antecessor “Karmacode” (2006), neste a banda parece ter tirado do baú músicas que poderiam estar em “Comalies” (2002), para mim melhor disco da banda.

Ou seja, posso dizer que o álbum me agradou bastante e pôde tirar um pouco meu medo de que a banda se venda demais, principalmente com bandinhas como Evanescence retornando à cena e tantas outras surgindo a cada fim de semana.

Os maiores destaques ficam para a faixa de abertura “Survive”, que poderia muito bem figurar em algum filme (isso é para ser um elogio), “Underdog” (com ótimo trabalho de Andréa), “I’m Not Afraid”, “The Maze” (com a dupla vocal detonando) e “Wide Awake” (balada do álbum, com Scabbia emocionante). Me prendi mais aos vocais pois a banda apresenta aquele som que caracteriza a banda, sem solos de guitarras, trabalhos simples no baixo/bateria e alguns efeitos nada exagerados que dão aquele clima mais alternativo para as músicas.

De uma maneira geral, este novo álbum é, de certa forma, uma retomada mais anterior da banda, mas que provavelmente agradará todos os fãs da banda. Não há muita “apelação” à efeitos eletrônicos como no antecessor e há aquele peso “natural” da banda.

É um álbum que continua a ascender a banda na cena mundial, sem deixar perder muito de suas raízes nem se “vendendo” muito ao mainstream norte-americano, que tão bem captura as originalidades européias(confira um videoclip desse álbum http://www.youtube.com/watch?v=l97nezRRsns). E Lacuna Coil é, antes de tudo, original.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Lacuna Coil
Álbum: Shallow Life
Ano: 2009
País: Itália
Tipo: Alternative/Gothic Metal
Link (do Orkut): Parte I http://link-protector.com/741526/

Parte II http://link-protector.com/741527/

Formação:

Cristina Scabbia (vocais)
Andréa Ferro (vocais)
Cristiano Migliore (guitarra)
Marco Coti Zelati (baixista)
Cristiano Mozzati (bateria)
Marco Biazzi (guitarra)


Tracklist

01. Survive
02. I Won’t Tell You
03. Not Enough
04. I’m Not Afraid
05. I Like It
06. Underdog
07. The Pain
08. Spellbound
09. Wide Awake
10. The Maze
11. Unchained
12. Shallow Life
13. Oblivion (Bonus Track)

Nenhum comentário: