domingo, 17 de maio de 2009

Candlemass: Mestres do Doom com Novo Álbum

Já vou avisando de início que conheço pouco do subgênero Doom Metal e que escutei poucas faixas da banda Candlemass, embora sempre tenha ouvido falar dela.

Tal foi minha grande surpresa ao escutar o último discos dos caras e ficar com o queixo no chão, pensando: “Como demorei tanto tempo para prestar atenção nessa banda”.

Talvez os mais radicais torçam o nariz para este que é o décimo álbum de estúdio dos suecos surgidos na segunda metade da década de 80, mais precisamente em 1986 com seu primeiro disco.

Houveram inúmeras modificações de integrantes, término da banda duas vezes para a volta neste novo milênio.

Para o recém lançado “Death Doom Magic”, o vocalista Robert Lowe já está integrado a banda (ele também canta na banda “Solitude Aeternus") e há uma “química” de surpreender entre os integrantes. Não que isso já não existisse (como eu disse, pouco conheço da banda), mas o que quero dizer que o álbum tem força, tem poder. Já vou dizer por quê.

Em primeiro lugar, porque a banda tem um grand enome e, assim, experiência. Segundo, porque com um vocal como o do Lowe, que possui uma levada mais Heavy Metal, a banda ainda permanece com os pés no Doom, com guitarras “arrastadas” mas com aquela maior liberdade de ritmos vocais que só os vocais assim permitem.

A banda nesse disco conta com Leif Edling (baixo, fundador da banda), Lars Johansson (guitarra), Robert Lowe (vocais), Mats Bjorkman (guitarras) e Jan Lindh (bateria) e temos aqui muito mais que um simples cd de Doom Metal, mas simplesmente os mestres em ação.

Ele abre com a empolgante “If I Ever Die” (quebradeira e riffs perfeitos de guitarra), seguindo pela “sabbathica” (até parece que o Iommi participou dessa faixa) “Hammer of doom” (título mais que apropriado). Isso é Doom puro.

“The Bleeding Baroness” é um show a parte, especialmente o refrão forte aos pulmões de Lowe (lembrando a finada banda Morgana Lefay). Outros destaques são “The House of Thousand Voices”, “Dead Angel” e “My Funeral Dreams”.

Não sou a melhor pesoa para falar dessa banda, mas este disco com certeza agradou um não-fã de Doom Metal, o que pode ser ótimo para aqueles que realmente curtem, ou não, vai saber.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Candlemass
Álbum: Death Magic Doom
Ano: 2009
Tipo: Doom Metal
País: Suécia
Link (do blog Musikfactory); http://rapidshare.com/files/216403809/candlemass_-_2009_-_death_magic_doom-gym-rf47-mf.rar

Formação:

Leif Edling (baixo)
Lars Johansson (guitarra)
Robert Lowe (vocais)
Mats Bjorkman (guitarras)
Jan Lindh (bateria)



Tracklist:

1. If I Ever Die
2. Hammer Of Doom
3. The Bleeding Baroness
4. Demon Of The Deep
5. House Of 1000 Voices
6. Dead Angel
7. Clouds Of Dementia
8. My Funeral Dreams

Nenhum comentário: