segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Demônio que Todos Conhecem: Volta Fantástica dos Pais do Heavy Metal



O ano de 2008 foi fantástico em muitos sentidos, especialmente se estamos falando em grandes álbuns de gigantes do Rock e Metal. Lembramos aqui “Death Magnetic” do Metallica e “Black Ice” do AC/DC (ambos ficando na primeira colocação da Bilbord).

Mas quando achávamos que 2009 não estaria à altura (com o Iron Maiden sem material inédito, Megadeth idem, entre outros), eis que o Heaven and Hell, que criou o Heavy Metal com o nome de Black Sabbath no inicío dos anos 70 afirmam: lançaremos novo álbum que será a mistura dos discos da fase com Dio (vocais) e Appice (bateria), além, claro, dos pais do Metal Geezer Buttler (baixo) e Tony Iommi (guitarra).

Muita expectativa rondou o que é o álbum mais próximo de um Black Sabbath ser lançado desde 1995, quando a banda (na época somente com Iommi dessa formação) lançou seu último disco “Forbidden”, bom, mas não à altura da banda.

Com o retorno de Dio e Appice por volta de 2006 e o lançamento de um ao vivo com duas inéditas em 2007 (vide resenha abaixo), o retorno de uma das melhores (senão a melhor) formações da banda foi se tornando realidade, já que boatos de álbum inédito com Ozzy Osbourne (vocais) e Bill Ward (bateria), ou seja, a formação original, todos os meses rodava pela internet.

Mas em abril passado os fãs e o mundo metálico como um todo pôde conhecer “The Devil You Know” (2009), primeiro disco de estúdio da banda com o nome de Heaven and Hell e quarto com Dio nos vocais (terceiro com Appice, pois em “Heaven and Hell” de 1980 Bill Ward dominava as baquetas). Uma nota: confira a capa e me diga se ela não deixa muita banda de Death/Black Metal por aí no chinelo?

Não consigo descrever em palavras a sensação contemporânea de estar vivendo num mesmo mundo onde deuses como Dio e Iommi se uniram para lançar o que é, para mim, um dos melkhores álbuns deste milênio e com certeza o melhor de 2009 (quero ver alguém bater este).

Tudo o que você espera de um disco com essas quatro estrelas aqui você encontra: letras fortes, marcantes, riffs que só Iommi é capaz de criar, um baixo que salta aos ouvidos, bateria muito pesada e criativa e um vocal que é, com certeza, um dos três melhores do mundo (ao lado de Bruce Dickinson e Ian Gillan).

São 10 faixas completamente inéditas que nos remetem ao álbum “Dehumanizar” (1992), mas com um “quê” a mais que só músicos com mais de 40 anos de estrada são capazes de fazer bem. Não esquecendo aquela levada mais Hard que Mob Rules (1981) trouxe à banda e, claro, palhetadas e dedilhados que nos levam de volta à 1980, quando “Heaven and Hell” foi liberado (vide resenha da seção clássicos).

O álbum começa com a arrastada e macabra (que deixa muita música da fase Ozzy parecer coisinha de bebê) “Atom and Evil”. Melhor estilo Black Sabbath. Segue com “Fear”, um pouco mais rápida mas não menos macabra.

O terceiro petardo traz um Iommi “possuído”, muitos solos e um riff marcante demais para não sairmos cantarolando rua afora e uma intro dedilhada que lembra “Children of the Sea” (de 1980). A música chama-se “Bible Black”. Nome mais que apropriado e uma das melhores do disco (e a primeira a ser liberada na internet pela banda).

“Double the Pain” tem Geezer iniciando com seu baixo, que não é uma introdução como no cla´ssico “N.I.B.” mas não decepciona. Dio, como sempre, alcançando altas notas sem precisar ficar aos gritos no microfone. Um dos melhores refrões do álbum estão nessa faixa.

A quinta música é espetacular. Até um bebê sabe se tratar de Iommi nas guitarras e Dio (novidade) nos vocais. “Rock & Roll Angel” parece ter sido tirada de “Mob Rules” e vai saber se não o foi realmente. Uma volta aos anos 80.

“The Turn of the Screw” vem logo em seguida e também divide com muitas o destaque.Na verdade, não há uma mísrea música ruim, o que é raro hoje em dia. Geezer novaente dá um show aqui, junto com seu parceiro de cozinha, Appice.

A sétima sina é “Eating the Cannibals”. Simplesmente perfeita. Dio com todo fôlego, Iommi com seus riffs (que já estão enjoados de ler sobre). Nota 1000!

“Follow the Tears” é uma música tensa que te deixa bastante apreenssivo pelo que virá. Não pude deixar de lembrar “Zero The Hero”, do disco “Born Again” (1983), com Ian Gillan (deep Purple) nos vocais. Ótima canção no nível das demais.

Penúltima faixa, “Neverwhere” é simplesmente uma nova “Paranoid” (1970), o que é ótimo. Abrindo com um riff rápido que lembra esse grande clássico, é com certeza o maior destaque para mim no álbum.

Para fechar, “Breaking Into Heaven” não é mais que apropriada, juntando todos os elementos do álbum.

Texto extenso esse mas que não poderia deixar de sê-lo, afinal, não é todo ano que os pais do Heavy Metal lançam algo, ainda mais nesse nível, ainda mais com vários shows pelo Brasil. Esse é um disco que te faz pensar: “é melhor que o Ozzy continue em sua carreira solo”. Esse é o Black Sabbath (só que com outro nome) que quero para sempre lembrar.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica
Banda: Heaven and Hell
Álbum: The Devil You Know
Ano: 2009
Tipo: Heavy Metal
País: Inglaterra
Link (do blog Musikfactory): http://rapidshare.com/files/221459947/heaven_and_hell_-_2009_-_the_devil_you_know-gym-rf47-mf.rar


Formação
Ronnie James Dio (vocais)
Tony Iommi (guitarras)
Geezer Butler (baixo)
Vinnie Appice (bateria)



Tracklist

1. Atom & Evil
2. Fear
3. Bible Black
4. Double the Pain
5. Rock & Roll Angel
6. The Turn of the Screw
7. Eating the Cannibals
8. Follow the Tears
9. Neverwhere
10. Breaking into Heaven

Nenhum comentário: