sexta-feira, 22 de maio de 2009

Alice Cooper: O Contator de Histórias



Desculpe-me o título do artigo, mas ele cai como uma luva para esta que é uma das maiores figuras da história do Rock & Roll. Estou falando em Vicent Damon Furnier, cujo nome artístico é Alice Cooper.

Este americano assombra os palcos desde os anos sessenta mesclando um Hard Rock “sujo” com o terror/horror dos temas debatidos, em que os palcos seguem à risca.

Como contador de história, nos presenteiou ano passado com “Along Came A Spider” (2008), que está ainda repercutindo como um dos seus melhores trabalhos em anos. Também pudera, com esse “dream team” do Hard Rock que o acompanha: Eric Singer na bateria (já tocou, entre outros, com Black Sabbath, Kiss e Avantasia) (que também gravara o álbum Dirty Diamonds de 2005), Keri Kelli e Jason Hook nas guitarras e Chuck Garric no baixo.

Neste vigéssimo quinto álbum (!), Tia Alice (para os fãs) traz aquele hard rock setentista que o fez decolar como uma das referências do estilo, primeiro tomando conta dos EUA e depois o mundo.

Outra qualidade deste álbum foi a participação de Slash (ex-Guns and Roses, atual Velvet Revolver) e sua guitarra na faixa “Vengeance is Mine”, um dos destaques do álbum e Ozzy Osbourne (Black Sabbath) em “Wake UpThe Dead”.

Além dessas participações, músicas como “Catch Me If You Can”, “(In Touch With) Your Feminine”, “I’m Hungry” e “Wrapped in Silk” são puro Hard Rock, lembrando o que Cooper fazia e outras bandas como Kiss e Aerosmith, em seus tempos antigos.

Mas também, como sempre, Cooper não esqueceu das baladas, e como disse em entrevista à Rodie Crew (Número 120), havia criado uma música meio que “John Lennon”, mais calma e deixando ela fluir. Assim nasceu “Killed By Love”, ótima faixa com solos perfeitos e uma harmonia entre a banda que deixou a música perfeita. Para companhar essa, “Salvation” também pode ser considerada a mais calma do disco (com um ótimo refrão).

Não podemos esquecer de falar um pouco sobre a estória do álbum. Trata-se de um serial killer chamado Spider. Ao longo das faixas vamos conhecendo essa personagem, até mesmo qualidades como o amor, mas sem nunca abandonar sua sede pelo sangue. Pode parecer banal para um filme de terror, mas com certeza não o é para um álbum de Rock, ainda mais tendo como criador ninguém menos que Alice Cooper.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Alice Cooper
Álbum: Along Came a Spider
Ano: 2008
Tipo: Hard Rock
País: EUA
Link (do blog Armazém do Som): http://rapidshare.com/files/127914657/alice_cooper-2008-along_came_a_spider.rar

Formação:

Alice Cooper (Vocais)
Eric Singer (Bateria)
Keri Kelli (Guitarra)
Jason Hook (Guitarra)
Chuck Garric (Baixo)
Slash (Guitarra em “Vengeance is Mine”)
Ozzy Osbourne (Vocais em “Wake Uo The Dead)


Tracklist:

01. Prologue/I Know Where You Live
02. Vengeance Is Mine
03. Wake The Dead
04. Catch Me If You Can
05. (In Touch With) Your Feminine Side
06. Wrapped In Silk
07. Killed By Love 08. I’m Hungry
09. The One That Got Away
10. Salvation
11. Epilogue/I Am The Spider

2 comentários:

Anônimo disse...

é de emocionar!
cooper e suas estórias...
mutio muito bom esse albúm,recomendo é mais um album que vai ficar na história do rock,comcerteza.
ficou muito bom o texto!
bjo

Anônimo disse...

é a jezzy comentando