sábado, 22 de maio de 2010

Clássicos: Primeiro Trabalho Solo de Ronnie James Dio


Este mês de maio de 2010 trouxe a triste notícia da morte de Dio na manhã do dia 16, enquanto lutava contra o câncer no pulmão que o acometia desde o ano passado.

Qualquer coisa que façamos aqui no blog nunca estará de bom tamanho para homenagear esse músico e pessoa que ajudou a criar o Heavy Metal.

A seção Clássicos homenageia esse grande nome da música ao trazer seu primeiro disco solo como destaque, como um dos maiores clássicos da história do Rock.

Quando de sua saíde do Black Sabbath em 1982, Ronnie James Dio, com a experiência das bandas Elf, Rainbow e a citada Sabbath, resolve seguir iniciando sua carreira solo.

Há exatamente 27 anos lançava “Holy Diver” (1983), provavelmente seu disco mais crucial e o mais lembrado dentro de seus trabalhos, fora e com outras bandas.

Além de sua personalidade e voz inconfundível, Dio conta nesse disco com grandes nomes do Metal da época. Ao sair do Sabbath, leva consigo seu amigo baterista Vinny Appice, que gravara “Mob Rules” (1981) no Black Sabbath. Além dele, Vivian Campbell (Whitesnake, Def Leppard) toma conta das guitarras lendárias do disco, e o baixo fica à cargo de Jimmy Bain, companheiro de Dio do Rainbow. Os teclados ficaram divididos entre o próprio Dio e o baixista Bain. As composições por Dio.

Clássicos como a faixa-título, cujo video conquistou o mundo, fazem do disco um marco. "Stand Up and Shout" que abre o disco é um perfeito hino Heavy Metal. É do álbum também a clássica "Don't Talk to Strangers", música que repercurte até hoje, com sua grandiosidade.

Talvez o maior clássico “comercial” (no bom sentindo da palavra), seja "Rainbow in the Dark", música contagiante e uma das mais tocadas e lembradas da carreira de Dio.

As demais não decepcionam, sendo o disco um dos poucos exemplos de álbuns perfeitos do início ao fim, em suas nove faixas.

Dio estava, como sempre, no auge. Talvez apenas nos anos 90, após saída do Black Sabbath pela segunda vez, sua produção não esteja mais num nível como a deste disco, porém, nunca nos decepcionou.

Este álbum comprova, mais uma vez, que um dsico com a voz de Dio é sempre um forte candidato a se tornar clássico. Basta ouvir sua passagem pelo Rainbow e o Black Sabbath (confira resenha de dois trabalhos dele com o Sabbath), e mais recentemente o único e último disco do Heaven and Hell (confira resenha neste blog), que trouxe novamente o velho Sabbath de volta ao topo com um disco que é, com certeza, um dos melhores da década.

“Holy Diver” (1983) foi um dos grandes presentes de Dio para a música. Cabe a nós agora mantermos seu nome na honra e na gratidão pelo seu trabalho e signifciado ao Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Dio
Álbum: Holy Diver
Ano: 1983
Tipo: Heavy Metal
País: EUA (embora dois músicos europeus)

Formação

Ronnie James Dio (Vocais e Teclados)
Vinny Appice (Bateria)
Vivian Campbell (Guitarra)
Jimmy Bain (Baixo e Teclados)



Tracklist

1. Stand Up and Shout
2. Holy Diver
3. Gypsy
4. Caught in the Middle
5. Don't Talk to Strangers
6. Straight Through the Heart
7. Invisible
8. Rainbow in the Dark
9. Shame on the Night

Nenhum comentário: