sexta-feira, 7 de maio de 2010

Orphaned Land: Amor ao Metal e a Paz Entre os Povos



“A vida sem música seria um erro”, já dizia o filósofo alemão Nietzsche, e talvez teria sido um erro enorme se uma banda como Orphaned Land não tivesse gravado um disco tão perfeito e impactante como seu último lançamento.

O quarto disco do grupo chama-se “The Never Ending Way Of OrwarriOR” (2010) e é uma das melhores coisas originais que ouvi na vida.

Para quem não sabe, Orphaned Land é o grupo de maior reconhecimento (e talvez o único) vindo de Israel. Isso mesmo. País assolado pelas guerras, pela religião fundamentalista, pelo poder, pela batalha que parece eterna entre Ocidente e Oriente.

O grupo, que se preparou cinco anos para lançar esse disco em mais de 600 horas de produção junto à The Arabic Orchestra of Nazareth, se coloca na função social de unir os povos, pela paz, já que os políticos falham (e estão interessados em outros interesses que não os de seus povos), o Heavy Metal, mais especificamente “Middle Eastern Progressive Metal” (Metal Progressivo do Oriente Médio)(como a banda se auto-intitula), tenta e parece estar conseguindo unir de certa forma os fãs.

Para quem não sabe, judeus e islâmicos guerreiam a séculos “em nome de Deus”, dizimando seus povos. Mas a banda tem conseguido, especialmente pela internet e seus shows, unir esses dois povos, pelo menos quem curte o som deles.

O disco é cantado em quatro línguas (Inglês, Hebraico, Arábico e Yemenite), e durante suas 15 faixas o que ouvimos é uma combinação perfeita de Doom Metal, Folk (se podemos chamar) com elementos do Oriente Médio.

Músicas como “Sapari” (confira o video no link: http://www.youtube.com/watch?v=BzNbzcWw6Z0&feature=player_embedded), “From Broken Vessels” e “New Jerusalem” mostram o quando a banda se dedica à sua cultura e ao Metal, numa mistura muito interessante e que me surpreende a cada audição.

Porém, o maior destaque fica para “The Path Part 1 - Treading Through Darkness”. A música é simplesmente perfeita, viciante, com passagens exepcionais que por si só coloca o álbum da banda como um dos melhores do ano no mundo todo.

O grupo é um sexteto, sendo que inclusive abriram o show do Metallica em Telaviv. Nesse disco, Steven Wilson (Porcupine Tree, Opeth) mixou-o e tocou teclados.

Com certeza, a banda consegue unir a Metal com seus elementos orientais, além de, através da música, buscar a paz entre seus povos, o que por si só já vale uma nota 10 para o disco.

Agora, é esperar que o grupo cresça ainda mais, torne-se a referência do Metal no Oriente e possa aportar pelo Brasil em alguma turnê.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Orphaned Land
Álbum: The Never Ending Way Of OrwarriOR
Ano: 2010
País: Israel
Tipo: Folk Metal/Doom Metal/ Middle Eastern Progressive Metal



Formação

Kobi Farhi (Vocal)
Uri Zelha (Baixo elétrico e acústico)
Yossi Sassi Sa'aron (Violão, Guitarra, Piano e Instrumentos Orientais)
Matti Svatizky (Guitarra e violão)
Avi Diamond (Bateria)
Steven Wilson (Teclados)



Tracklist

01 – Sapari
02 - From Broken Vessels
03 - Bereft In The Abyss
04 - The Path Part 1 - Treading Through Darkness
05 - The Path Part 2 - The Pilgrimage To Or Shalem
06 - Olat Ha'tamid
07 - The Warrior
08 - His Leaf Shall Not Wither
09 - Disciples Of The Sacred Oath II
10 - New Jerusalem
11 - Vayehi Or
12 - M i
13 – Barakah
14 - Codeword Uprising
15 - In Thy Never Ending Way (Epilogue)

Nenhum comentário: