quarta-feira, 18 de maio de 2011

Wolfsbane: A Volta de Blaze Bayley Onde Tudo Começou

Banda volta definitivamente após quase duas décadas inativa

Uma das grandes surpresas deste ano de 2011 foi que a volta anunciada em 2010 do Wolfsbane, banda inglesa que “lançou” o vocalista Balze Bayley ao mundo, realmente aconteceu (em 2007 haviam se reunido para algumas poucas e especiais apresentações).

Para situar o leitor, o Wolfsbane foi uma banda de Heavy Metal surgida no final dos anos 80 na Inglaterra, trazendo muitos elementos do Hard Rock e da New Wave of British Heavy Metal (Nova Onda do Heavy Metal Britânico).

Quando Bruce Dickinson anunciou que estava deixando o Iron Maiden em 1993/94, um dos primeiros nomes que vieram à cabeça do capitão Steve Harris foi o do vocalista do Wolfsbane, que havia realizado alguns shows de abertura para o Maiden e já almejava bastante reconhecimento no seu país natal.

A banda no seu auge!

Blaze Bayley ficou na lendária banda inglesa por 5 anos, lançou dois discos muito criticados pela mídia e fãs mais radicais e, assim, iniciou sua carreira solo em 2000 com “Silicon Messaiah”, um clássico que calou a boca de muitos.

Enquanto isso acontecia, o Wolfsbane já havia encerrado a carreira em 1994 e propostas de volta foram cogitadas ao longo dos anos, mas Blaze estava mais interessado em se consolidar na carreira solo como um dos mais expressivos vocalistas do Metal atual.

Seguiram-se mais vários ótimos trabalhos, até que ao vocalista extinguiu a banda solo, numa atitude bastante questionável, demitindo todos os integrantes (o que, aliás, já havia feito anos antes) e anunciando que voltaria, definitivamente, ao Wolfsbane, este ressuscitando e prometendo álbum inédito para este ano de 2011.

Primeiro show da volta: no destaque, Blaze careca (lembrando Paul Di'anno?!)

Agora, careca e com vários quilos a mais, o ex-Iron Maiden volta ao básico Heavy & Hard que tão bem fizera nos anos 90. Entretanto, é inegável o alcance que estava tendo com sua carreira solo e sua decisão de voltar foi, admitida publicamente, por questões financeiras (!?).

A banda se mantem a original, que além de contar com Blaze, tem Jason Jason Edwards na guitarra, Jeff Hateley no Baixo e Steve Ellet na bateria.

Com essa formação, a banda lançou o EP “Did It For the Money”, contando a inédita faixa título, além de 4 regravações para antigas músicas do grupo. A faixa está disponível para audição no Youtube (confira abaixo) e mostra o velho Wolfsbane na ativa.

Soa um tanto estranho ouvir, após 17 anos do fim da banda, o grupo reunido novamente, especialmente no quase trata de Blaze Bayley, este tendo gravado discos que muitas vezes beiravam o Thrash Metal.

O grupo já realiza vários shows pela Inglaterra e visa atacar a Europa e, após lançamento do disco de inédita (sem nome ou data divulgados), uma primeira turnê mundial deve se seguir.

Falando especificamente sobre o Blaze, esse cara mostrou que, mesmo massacrado injustamente (claro, ele teve suas dificuldades, mas contribui muito para a nova fase do Iron Maiden), soube dar a volta por cima e produzir verdadeiros hinos metálicos. Agora, com o pé no freio, o vocalista e sua banda estarão “tocando o horror” com o saudoso som que os consagraram.

Vamos esperar que a banda se apresente pelo Brasil pela primeira vez e que Blaze mantenha sua carreira solo (no seu Facebook, afirmou que ano que vem voltaria ao Brasil).

Stay on the Road

Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Capa do EP inédito após 17 anos!

Site oficial

http://www.wolfsbanehms.com

Ouça a faixa inédita

http://www.youtube.com/watch?v=LeHGTUDZyLM

Veja a banda no primeiro show da volta executando a clássica “Manhunt”

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KARX0FPajw4

“Loco”

http://www.youtube.com/watch?v=CvR2sgZ5sxk

Assista aos vídeos clipes promocionais

“Manhunt”: http://www.youtube.com/watch?v=lq8V6EHtpws&feature=player_embedded

“I Like It Hot”: http://www.youtube.com/watch?v=0nyvq0Yj5g0&feature=player_embedded

“EZY”: http://www.youtube.com/watch?v=EIRzAnKICzI&feature=related

“After Midnight” e “Broken Doll” acústicas

http://www.youtube.com/watch?v=mNmHGRH3DTI

Entrevista com a banda em 1989 (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=_sEDJWDF5ng&feature=player_embedded

Nenhum comentário: