Sendo um admirador do Metal brasileiro, acreditando que nossos headbangers não deixam a dever em nada em termos de ótimas bandas e público, fiquei honrado com o mais novo item que comprova a união da cena.
Recebi como presente da banda Brutal Morticínio uma grande obra que deve entrar para a história do Black Metal brasileiro, pela mobilização de várias bandas underground (cheias de dificuldades financeira, deslocamento, apoio, etc) para homenagear aquele que é, com certeza, o maior nome do Black Metal feito aqui e ainda ativo: Amen Corner.
Para quem não sabe, a Amen Corner é um grupo de Black Metal, oriunda da capital paranaense Curitiba, que ao longo de suas quase duas décadas de existência (que serão completadas em 2012), dedicou-se ao Black Metal blasfemo e herético, desenvolvido por e para aqueles adoradores do som mais brutal e trabalhado.
Amen Corner em uma das suas formações!
O grupo não tem uma discografia muito extensa (ano passado marcou ano de lançamento do novo álbum), reflexo das dificuldades de se tocar Black Metal no nosso país. Mas nem por isso tem sua importância diminuída, sendo lembrada inclusive fora do Brasil e em países com clássica tradição no gênero, como a Noruega.
Para marcar a história desse quarteto (que passou por várias mudanças na formação), a Belial Songs e Impaled records colocou em prática esse tributo que é o primeiro oficial ao Amen Corner.
Os treze hinos são executados por treze bandas brasileiras, entre elas grupos bastante respeitados no underground, como a Brutal Morticínio (banda que já tivemos o prazer de entrevistar e acompanhar ao vivo), Amaduscias (infelizmente encerrou as atividades este ano), Doomsday Ceremony e Supremacy of Evil.
Brutal Morticínio (RS) também prestou homenagem à banda!
Estamos acostumados a pensar que o underground só oferece material de baixa qualidade (devido a falta de estrutura). Porém, “The Return of the Sons of Cain – A Tribute to Amen Corner” (2010) desmente essa ideia, na medida em que capricha desde a seleção de bandas (todas detonando e fazendo jus ao nome da horda curitibana), à produção sonora (impecável, com poucos deslizes e sem soar “moderno” demais) e a arte gráfica (encarte de 18 páginas, todas envernizadas, contando fotos das treze bandas, endereço para contato e uma declaração de cada acerca da banda homenageada).
Amaduscias (RS): participação no tributo foi uma de suas últimas gravações
Não poderei destacar quais bandas se saíram melhor, pois todas, dentro da sua proposta, honraram a Amen Corner, caprichando no peso e agressividade. Mas quem quiser dar uma conferida rápida, pode escutar sem medo “Zigurates Baal” (Impacto Profano), “Black Thorn” (Amaduscias), “My Soul Burns in Hell” (Brutal Morticínio), “The Sons of Cain” (Warriors of Metal), “The Creators Prid e the Anguish of the Accused” (Supremacy of Evil) e a soturna/épica "Seventy Seven Guardians" (Misdeed).
Os conterrâneos Doomsday Ceremony marcam território!
Fica aqui nossas congratulações às bandas, aos idealizadores, à Belial Songs e distribuidoras que divulgam esse incrível trabalho, digno de figurar como um marco na história do Metal Extremo nacional. Agradecemos à Brutal Morticínio pelo presente e dedicatória!
Stay on the Road
Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Várias
Álbum: The Return of the Sons of Cain – A Tribute to Amen Corner
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Black Metal
Tracklist (banda e música)
Adquira o tributo e outros produtos
http://www.myspace.com/belialsongs666
http://blasphemicartdistro.blogspot.com
Myspace da Amen Corner
http://www.myspace.com/amencornerhorde
Confira matéria sobre a banda e sua discografia
http://apaistermusic.blogspot.com/2008/04/amen-corner-discografia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário