sábado, 28 de maio de 2011

Por Um Som Divino: DivineFire Revigorado Com os Vocalistas do Narnia

Enquanto o leão não ressuscita, ex-Narnia continuam juntos

Bandas de Power Metal Sinfônico tem aos montes pelo mundo afora. E quando falamos em países como a Suécia, a coisa parece caminhar mesmo para o clichê e total arroz com feijão.

Não é o que acontece com o DivineFire, banda ainda muito jovem mas que conta com músicas experientes. Atualmente, o grupo é um dos mais lembrados quando o assunto é Power Metal Cristão.

Quando surgiu em 2004 fundado pelo guitarrista Jani Stefanovic (Sins of Omission) e o vocalista Christian Liljegren (ex-Narnia e atual Golden Ressurection), o grupo não passava de mais um entre tantos que buscavam a mesma fórmula da maior banda do gênero no mundo, o Narnia.

Com seu fim decretado em 2008, parecia que realmente o “projeto” estava fadado ao abandono completo. Porém, com o fim do Narnia (que havia lançado um grande álbum em 2009), Christian Liljegren decidiu “reviver” o grupo, agora tendo o caráter de banda e com a responsabilidade de produzir grandes discos na tentativa de sanar a lacuna deixada pelo Narnia.

Assim, em 2010 a dupla retornou e, de quebra, veio inovar chamando ninguém menos que Germán Pascual (ex-Narnia, atual Forged Wings), vocalista uruguaio e que por muitos anos viveu no Rio de Janeiro.

Não por acaso, Gérman Pascual havia substituído Liljegren no Narnia, lançando o disco derradeiro “Course Of A Generation” (2009) e mantinha uma relação de amizade com o antigo vocalista (sendo ambos parecidos fisicamente e também no timbre).

Com o Narnia morto, os dois vocalistas protagonizam um grande trabalho, digno de superar qualquer coisa feita por ambos em toda a carreira. Curiosamente, Germán iria apenas fazer alguns coros, mas acabou sendo convidado por Liljegren a cantar numa canção e, por fim, no disco todo, segundo o aproprio uruguaio.

O quinto disco do Divinefire ganhou o nome de “Eye of the Storm” (2011) e traz o grupo como um trio, com Jarí tocando todos os instrumentos (?!), o que também o coloca em grande destaque, já que há solos de guitarra e passagens de teclados sinfônicas empolgantes.

O álbum traz 12 músicas cuja temática envolve, claro, o Cristianismo. Dias desses rendeu bate-boca com uma galera por aí que condenaram o Road to Metal de divulgar bandas de Unblack Metal (ou Black Metal Cristão). Porém, para nós o que vale o Metal e mesmo não sendo religioso (muito menos que algumas dessas pessoas, os caras pensam que religioso é quem é cristão), não dá para negar a qualidade de muitas bandas que se dedicam a louvar seu deus (tudo é questão de filosofia de vida).

Se formos prestar atenção nas letras, estas parecem ainda mais voltadas à essa religião do que no período do Narnia, o que é o único ponto negativo. Mas, se você não quer se importar com isso faça de conta que as juras de amor no álbum são para alguma garota e não a entidade em questão (rs).

Mas voltamos ao disco. “Eye of the Storm” é espetacular. Seu Power Metal bastante voltado ao Sinfônico não traz nada revolucionário, exceto pela presença simultânea de dois grandes vocalistas que dão um show a parte.

Mas as composições (a parte instrumental já estava composta antes da efetivação de Germán na banda) são de uma qualidade extrema, indo do peso e velocidade, ao melódico sem soar enjoativo. Aliás, as participações especiais de grandes nomes do Metal fazem do disco um prato cheio.

Divinefire mostra que ainda pode fazer grandes álbuns

Consta no disco galera de alto gabarito, como Pontus Norgren (guitarrista do Hammerfall), Thomas Vikström (vocal do Therion, passagem por Candlemass, longa vida no Stormwind), Markus Sigfridsson (guitarrista do Harmony), Andreas Passmark (antigo baixista da banda, mas agora afastado, e também do Narnia, Royal Hunt), CJ Grimmark (guitarrista com passagens pelas bandas Narnia, Divine Fire, Rob Rock, Saviour Machine) e o irmão de Liljegren, Hubertus, responsável pelos vocais gauturais que dão um patamar diferenciado para o álbum.

O trio ainda aproveitou e regravou algumas antigas canções, o que até ficou legal, mas desnecessário.

Grandes destaques ficam para “Time For Salvation”, “Unchain My Soul” (com Hubertus detonando), “To Love And Forgive” (refrão e coros grudentos), “Even At My Lowest Point” (bela melodia) e “Never Surrender” (forte!).

Inicia-se uma nova era para a banda e, por que não, para os músicos que, mesmo mantendo outros projetos (Germán promete seu primeiro disco solo ainda para este ano, Liljegren segue divulgando sua nova banda Golden Ressurection), estão com força total, não esperando por uma volta do Narnia ou para viver do passado. Divinefire ressuscitado e um dos melhores discos de Power Metal Sinfônico deste ano até agora.


Stay on the Road


Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Divinefire

Álbum: Eye of the Storm

Ano: 2011

País: Suécia

Tipo: Power Metal/Metal Sinfônico


Formação

Jani Stefanovic (Guitarras, Baixo, Bateria, Teclados)

Christian Liljegren (Vocal)

Germán Pascual (Vocal)


Participações Especiais

Pontus Norgren (Hammerfall)

Thomas Vikström (Therion, Candlemass, Stormwind)

Markus Sigfridsson (Harmony)

Andreas Passmark (Divinefire, Narnia, Royal Hunt)

CJ Grimmark (Narnia, Divine Fire, Rob Rock, Saviour Machine)

Hubertus Liljegren (Crimson Moonlight e Sanctifica)


Tracklist

01.Time For Salvation
02. Hold On
03. Unchain My Soul
04. Bright Morning Star
05. To Love And Forgive
06. Even At My Lowest Point
07. Send Me Out
08. Masters And Slaves
09. The World's On Fire
10. Never Surrender
11. Masquerade
12. Close To The Fire

Myspace

http://www.myspace.com/divinefireofficial

Ouça várias canções do disco no Youtube

http://www.youtube.com/results?search_query=Divinefire+2011&aq=f

Nenhum comentário: