quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tentando Dar o Troco: Udo Mostra Que Ainda Tem Vocal Para o Accept


Udo é um dos vocalistas mais tradicionais do Metal germânico

Udo Dirkschneider, lendário ex-vocalista da banda alemã Accept, mostra que ainda tem lenha para queimar.
O vocalista de 59 anos de idade fez história como frontman do Accept, banda de Heavy Metal reconhecida mundialmente e que, nos anos 80, produziram vários discos clássicos, como “Restless and Wild” (1982), “Balls to the Walls” (1984) e “Metal Heart” (1985).

Turbulências após “Russian Roulette” (1986) fizeram com que Udo (e Jorg Fischer) deixasse a banda, lançando-se em carreira solo. O baixinho (impressionante a pouca estatura do cara) chegou a voltar ao Accept (que errou feio na escolha de seu substituto) em “Objection Overruled” (1993), gravando além desse mais dois discos, até o fim da banda em 1996.
Mantendo-se com a carreira solo, não obteve nem de perto o sucesso da época do Accept. Mas o tiro crucial foi a volta da banda em 2009 sem seus vocais e, diferente do que havia acontecido, a banda de Hoffmann e cia acertou em cheio com o novo vocalista Mark Tornillo, lançando “Blood of Nations”, considerado em todo mundo o melhor álbum de 2010 e já um dos clássicos da banda (além do disco de maior sucesso comercial da carreira).
Não temos como afirmar, mas quem sabe Udo se viu numa saia justa. Desejou manter-se apenas na carreira solo, acreditando que o Accept não encontraria jamais um substituto a altura e, para surpresa de muitos, está indo muito bem e não parece que algum dia precisará de Udo novamente.

Isso pode ter refletido no novo trabalho solo de Udo. Foi lançado o single “Leatherhead” (2011), contendo 4 músicas inéditas que dão uma mostra do que poderemos ter no disco “Rev-Raptor”, que será oficialmente lançado dia 20 deste mês de maio.
É muito bom ir desacreditado ouvir um trabalho recente de Udo (seus últimos discos não passam de bons trabalhos) e encontrar quase que aquele mesmo Udo dos anos 80, acompanhado de uma banda que sabe da importância do vocalista e de sua história com o Accept.
Temos canções que parecem ter sido retiradas de algum disco anos 80 do Accept. Não como uma mera cópia, mas parecendo mais um resgate do poderio que o Heavy Metal “tradicional” possuía nos sempre saudosos anos 80, ou seja, aquele som “moderno” que andávamos encontrando nas composições de U.D.O. (nome da banda solo do vocalista) não estão mais presentes.
As músicas “Leatherhead” e “Rock'n'Roll Soldiers” são a prova cabal de tudo isso que disse acima. “Free or Rebellion” traz os backing vocals e aquele refrão grudento feito para ser cantado a todo pulmão ao vivo. Um clássico por si só.

Novo disco de U.D.O. tem tudo para ser um dos melhores da carreira
A canção mais diferente é “Run!”, a “balada” do single. O timbre rasgado (como um Pato Donald com raiva) nunca ajudou muito o vocalista para canções mais lentas e calmas. Entretanto, “Run!” muda o panorama e me mostrou que Udo tem muito mais a oferecer do que a gente está acostumado a esperar. Ainda fico com as mais “clássicas”, mas merece menção a tentativa do vocalista. Vale lembrar que a faixa-título do novo disco está disponível para audição, mantendo as mesmas características das presentes neste EP.

Udo conta com o apoio dos músicos Stefan Kaufmann (companheiro de Accept, onde tocava bateria) na guitarra, Igor Gianola na outra guitarra, Fitty Wienhold no baixo e Francesco Jovino na bateria.
Com um time desses, incluindo aí outro ex-Accept, U.D.O. está dando o troco àqueles que pensavam que ele estava acabado. Agora, se “Rev-Raptor” será tão bom quanto “Blood of Nations”, aí é outro papo...

Stay on the Road
Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: U.D.O.
Álbum: Leatherhead
Ano: 2011
País: Alemanha
Tipo: Heavy Metal

Formação
Udo Dirkschneider (Vocal)
Stefan Kaufmann (Guitarra)
Igor Gianola (Guitarra)
Fitty Wienhold (Baixo)
Francesco Jovino (Bateria)


Tracklist
01 – Leatherhead
02 – Rock’n’Roll Soldiers
03 – Free or Rebellion
04 – Run

Ouça três músicas inéditas da banda
Assista o vídeo clipe oficial do single
Site oficial

Nenhum comentário: