domingo, 15 de maio de 2011

Relendo o Passado: Tarot Regrava Clássico Disco de Estreia



O grande “boom” do Metal costuma-se dizer que foi durante os anos 80. Entretanto, naquela década ainda os grandes eventos e bandas estavam limitadas em países como Estados unidos, Inglaterra e Alemanha.

Outras nações começavam a dar frutos dentro do Heavy Metal, podendo ser citado nosso Brasil e a Noruega, com o seu Black Metal.

Mas na Finlândia, na segunda metade daquela década, surgia uma das primeiras e mais significativa banda de Heavy Metal daquele país. Trata-se da Tarot (antes chamada de Purgatory), banda fundada por dois irmãos dispostos a investir no Heavy Metal quando no país ainda estava começando a desenvolver-se.

Para começar com o pé direito, nada melhor que um álbum que, passados 25 anos, ainda é considerado o maior clássico da banda e um dos grandes álbuns do Metal finlandês.

Tarot ao vivo lá em 1986!

Falo de “Spell of Iron” (1986) que voltou a ser o foco da banda, já que esta resolveu regravá-lo na íntegra e relançá-lo este ano, mais precisamente dia 06 de abril.

Rebatizado como “The Spell Of Iron MMXI”, o álbum vem comemorar os 25 anos dessa lendária banda que, infelizmente, demorou para ter a devida atenção mundial, ajudada principalmente pelo fato de Marco Hietala (vocal e baixo) ter tocado no Sinergy e, claro, Nightwish (banda onde ainda toca e canta).

Na época do lançamento original, a banda contava apenas com os vocais de Marco, que na nova reedição é dividido com o membro integrado na banda desde 1996 Tommi Salmela. Também o disco original tinha o guitarrista Mako H, que deixou a banda dois anos depois.

Atualmente, além de Marco e Tommi, a banda conta, claro, com Zachary Hietala na guitarra, Pecu Cinnari na bateria e Janne Tolsa nos teclados.

Regravações como essa já não são mais originais, sendo que várias bandas tem resolvido regravar seus principais álbuns, sobretudo em datas comemorativas.

Entretanto, o Tarot conseguiu sair muito melhor que o Manowar (que também lançou disco regravado), por exemplo, pois conseguiu elevar a qualidade das composições à outro patamar, mantendo a base, mas com uma melhor produção e ousadia, algo que o Manowar não fez (a regravação deles é bem no sentido literal).

Obviamente que 25 anos depois, a experiência dos músicos, aliado à tecnologia contemporânea, acabam melhorando e muito o resultado final. Mas, claro, que o original nunca é substituível e, mesmo que a releitura de 2011 seja superiora, não podemos deixar de lembrar que “Spell of Iron”, o original, foi um marco para o Metal finlandês.

Vale lembrar que “Wings of Darkness” é considerada o maior clássico da banda (até o site da banda leva esse nome) e foi lançada como single antes do lançamento do disco original. Agora, 25 anos depois, ganha um novo vídeo clipe, inclusive com Marco brincando no seu começo de que a banda devia tocar a música de forma satisfatória depois de tanto tempo.

Para fechar a comemoração, a banda lança turnê de divulgação desse álbum, após o sucesso da tour de “Gravity of Light” (2010) que, inclusive, passou pelo Brasil, trazendo a banda pela primeira vez. Quem sabe Tarot volte para executar esse clássico na íntegra também para nós brasileiros. Vamos torcer!


Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Tarot

Álbum: The Spell Of Iron MMXI

Ano: 2011

País: Finlândia

Tipo: Heavy Metal


Formação

Marco Hietala (Vocal e Baixo)

Zachary Hietala (Guitarra)

Janne Tolsa (Teclados)

Pecu Cinnari (Bateria)

Tommi Salmela (Sintetizadores e Vocal)

Tracklist

1. Midwinter Nights
2. Dancing on the Wire
3. Back in the Fire
4. Love's Not Made for My Kind
5. Never Forever
6. The Spell of Iron
7. De Mortui Nisi Bene
8. Pharao
9. Wings of Darkness
10. Things that Crawl at Night

Site Oficial

http://www.wingsofdarkness.net

Veja o vídeo clipe de “Wings of Darkness” 2011

http://www.youtube.com/watch?v=xD1q21dr8tw

Assista a versão orginal

Nenhum comentário: