domingo, 7 de agosto de 2011

Folk Metal com Algo Mais: Lothlöryen Prepara Mais Um Grande Trabalho

Nova formação, nova temática: banda promete grande disco

Com o maior representante do Folk Metal brasileiro Thuatha de Dannan quase parado, outras bandas passaram a ser o foco de admiração e atenção pelos fãs do gênero que ainda não é muito comum no país (embora as principais bandas mundiais já tendo tocado por aqui).

E uma das que mais tem se destacado é a Lothlöryen. Oriunda de Machado, no estado de Minas Gerais, o grupo formado por Daniel Felipe nos vocais, Leko Soares e Alan Wagner nas guitarras, Marcelo Godde no baixo, Marcelo Benelli na bateria e Leo Godde nos teclados tem se destacado, sobretudo desde seu disco de estreia que agradou em cheio tanto os fãs da música Folk quanto os tolkianos de plantão (fã de J.R.R. Tolkien).

Formada em 2002, a banda lançou uma demo chamada “Thousand Ways to the Same Land” que os levou a participar de outra demo via revista Valhalla, logo assinando seu primeiro contrato e lançando o disco de estreia em 2005, o aclamado com destaques “...Of Bards and Madmen”.

O grupo abriu shows de grandes nomes, como Symphony X e Korpiklaani (uma das principais bandas de Folk do mundo), mas passou por uma mudança significativa na formação, com a saída do então vocalista Leo Oliveira e a entrada de Daniel Felipe.

Com o terceiro disco à caminho (planejamento é para este semestre de 2011), a Lothlöryen lançou o single “When the Madness Call” (2011), já apresentando a nova formação e uma evolução nítida na qualidade sonora e visual.

Além dessa mudança, o grupo está abandonando a fantasia tolkiana (que embora seja interessantíssima, 150264 bandas já se basearam-se nela) e optou por tratar, nesse disco, da Loucura (só conferir a capa que você entenderá).

É o que temos em “When the Madness Call”, música que tem tudo para abrir o novo disco dos mineiros. A banda traz peso, com guitarras cheias de distorções e um vocal que lembra Hansi Kürsch (Blind Guardian, Demons & Wizards), dando ainda mais peso ao som.

Cartaz de divulgação do último single

Claro, não podia ser Folk sem um refrão grudento. E a Lothlöryen acertou nesse também, sendo algo fácil de se cantar e uma letra simples mas efetiva.

A banda tem tudo para nos apresentar mais um grande disco de Folk Metal e, agora, com algo a mais que lhes tiram daquilo que já é comum no gênero, que é a fantasia.

Atualmente o grupo trabalha com a Die Hard Records, que pretende lançar e dar todo o suporte desse novo disco. Vamos voltar a ouvir falar bastante desse grande grupo nacional.

Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Lothlöryen

Álbum: When the Madness Call (Single)

Ano: 2011

País: Brasil

Tipo: Folk Metal

Selo: Die Hard Records

Formação

Daniel Felipe (Vocal)
Leko Soares (Guitarra)
Alan Wagner (Guitarra)
Marcelo Godde (Baixo)
Marcelo Benelli (Bateria)
Leo Godde (Teclados)

LinkTracklist


01.When the Madness Call


Acesse e conheça mais sobre a banda

Myspace

MSN

Email


Discografia da banda

When Madness Calls – Single (2011)

Some Ways Back No More – CD (2008)

My Mind In Mordor – Single (2008)

Hobbits’ Song – Single (2007)

…of Bards and Madmen – CD (2005)

Thousand Ways To The Same Land – Demo (2003)

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz..parabens pelo post, muito bom, muito completo....
Muito foda mesmo...

Anônimo disse...

Fedowmetal!!