domingo, 25 de março de 2012

Obituary: A Lenda do Death Metal Americano Em Sua Segunda Passagem Por Porto Alegre (Reedição Revisada)


No ano de 2009, a lendária banda Norte-Americana de Death Metal Obituary fazia sua segunda apresentação na capital gaúcha, Porto Alegre/RS,  no Bar Opinião. Após está passagem por cidades brasileiras, nosso redator Renato Sanson teve a honra de conversar com o líder desta grande banda, o vocalista John Tardy. Nesta época Renato escrevia para o veículo de divulgação Arena Heavy e originalmente a entrevista foi lá publicada. 

Porém, Renato sempre teve a vontade de que este grande registro saísse no Road To Metal, pois, segundo ele,  não teve o devido tempo de realizar uma melhor edição da matéria, além do tempo para traduzi-la, que foi muito curto, e acabou deixando alguns pontos de lado.


Como Renato Sanson foi o autor da entrevista, e fez todos os contatos para realizá-la, o Road To Metal em um consenso geral da equipe, e também atendendo pedidos de amigos e seguidores do site, resolveu então publicar está entrevista em nosso veículo, que ganhou uma nova edição e também ganhou uma versão em inglês, que pode ser conferida  AQUI (English Version Here).

Então, aí está, para ler (ou reler), a conversa com o lendário vocalista John Tardy, que na época contou sobre a mais nova turnê do álbum "Darkest Day" (2009) a entrada do guitarrista Ralf Santolla (ex-Deicide, Iced Earth) e muitos outros assuntos.

RTM: Grande John, é simplesmente uma honra realizar está entrevista com você um dos maiores ícones do Death Metal, diga-nos como foi está tour pela America do Sul para o Obituary?

John: Bom, primeiramente a tour Sul Americana passou somente pelo Brasil. Nós tivemos alguns problemas com algumas das outras datas da turnê, então nós tivemos que cancelar todas as datas, exceto estas no Brasil. A passagem pelo Brasil foi impressionante! Nós tivemos realmente uma boa estadia.


RTM: Como tem sido a repercussão do novo álbum "Darkest Day"? Os fãs aprovaram as novas músicas ao vivo?

John:Nós estamos tocando muitas músicas do novo álbum ao vivo, e os fãs parecem ter aprovado. Naturalmente tocamos muito material velho, mas gostamos muito de tocar coisas novas, porque é novo para nós também.


RTM: É a segunda vez que vocês tocam em Porto Alegre, a primeira vez que vocês vieram à casa de show estava praticamente lotada, e agora neste show posso dizer como fã que fiquei muito decepcionado, pois o público era muito pequeno, em algum momento você se sentiu desanimado neste último show em relação ao primeiro em 2007?

John: Não, em nenhum momento, não importa quantas pessoas estavam ali, nós sempre damos o nosso melhor, indiferente do público ser mil pessoas ou apenas uma, essa nossa segunda passagem por Porto Alegre, posso dizer que foi um grande show, até pensei que tinha uma multidão, tamanho era o barulho dos fãs.



RTM: "Darkest Day" é o segundo álbum com o guitarrista Ralph Santolla e realmente posso dizer que tenho notado certa diferença no som da banda, com mais feeling e técnica, certo?

John: Na realidade, Ralph não escreveu nenhuma música, ele só as executou. Além dos solos estarem realmente impressionantes, houve uma pequena mudança em nosso som para que pudéssemos incluir alguns solos realmente doentios e técnicos de Ralph!


RTM: Voltando um pouco ao passado, sobre o ex–guitarrista  Allen West, o que aconteceu realmente? Tem alguma chance dele retornar para a banda algum dia?

John: Nunca diga nunca, mas os últimos dois anos com ele foram realmente difíceis para nós. Ele já tinha um monte de problemas com abuso do álcool, o que acabou colocando-o na cadeia. Ele está fora agora, e eu acho que isto esta fazendo bem a ele, mas não falo com ele já faz um tempo.

RTM: Em 2009, vocês completaram 20 anos de banda, isto realmente não é para qualquer um, o que você tem a dizer por um momento histórico como este?

 John: É incrível pensar em fazer isso por tanto tempo, mas nós estamos tendo um bom momento e enquanto este for o caso, vamos nos manter até não aguentar mais!


RTM: O Obituary está para lançar um novo DVD, eu vi um trailer do show e realmente está animal. Diga-nos como surgiu esta ideia de gravar um novo registro em vídeo? E como foi este show para vocês?

John: Ao contrário do nosso primeiro DVD ("Frozen Alive"), este não foi um tiro planejado para nós. Depois que vimos as imagens, nós pensamos que seria um bom show para gravar um novo DVD. Este show foi na Sans Party Festival, na Alemanha, foi um show incrível, foi uma das melhores apresentações do Obituary.

RTM: John, tenho uma grande curiosidade, você é considerado no mundo do Metal um dos vocalistas que ninguém consegue imitar, por ter um timbre vocal único, como você pode manter a mesma voz há vinte anos?

John: Eu acho que tenho tido muita sorte nos últimos anos, eu realmente aprendi a cuidar da minha voz. Já não ocorrem mais 20 shows em uma única semana como antes, mas continuamos bastante ocupados!


RTM: Com tanto tempo na estrada, como você vê Obituary antigamente em 1989 e agora em seu momento atual?

John: Acho que a longa pausa que demos foi bom para nós e agora estamos apenas em pleno andamento. Temos feito um monte de álbuns e grandes turnês. As coisas estão se mantendo bem e estamos nos divertindo!

RTM: John foi simplesmente fantástico fazer essa entrevista, obrigado mesmo, deixo as considerações finais para você.

John: Obrigado por todo o apoio e estamos ansiosos para voltar a América do Sul e que vocês acompanhem os nossos shows!

Entrevista por: Renato Sanson
Edição/revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação/Site Oficial

Extras:

\m/ Também em 2009, foi lançado o álbum do projeto "Tardy Brothers Bloodline", projeto de John  e Donald Tardy, além dos convidados Ralph Santolla e Jerry Tildwell (Executioner). E agora, em 31/03/2012, será realizada a segunda apresentação ao vivo do projeto, em Tampa, Flórida.

Myspace do Projeto


\m/ Quer acompanhar a banda em estúdio? Acompanhe a LIVE WEB CAM no site oficial!

\m/ Em abril teremos nova visita do Obituary ao Brasil e outros países da América do Sul, confira as datas no site oficial: TOUR DATES

E aí? Vai uma Cerveja Death Metal?


SITE OFICIAL


Um comentário:

Metalman disse...

MATADOR