domingo, 14 de abril de 2013

Resenha de Show: Finita – Promissor Nome do Metal Gaúcho Apresentou-se em Santa Maria/RS




Na quinta-feira do dia 28 de março (véspera de feriado) aconteceu o RockCarnaval – parte I, no Havanas Santamaria onde tocaram as bandas P.L.U.C.K. (tributo a System of a Down), Finita, Stone Dogs e Bidu Silas. Acompanhamos a apresentação da promissora banda Finita, que já figura como uma das grandes surpresas do interior do Rio Grande do Sul.

A banda santa-mariense de Heavy Metal Finita (conforme se intitulam, mas quem escuta reconhece pegadas de sinfônico), formada por Luana Palma (vocal), Bruno Portela (guitarra), Allison Back (baixo), Fabrício Montenegro (bateria) e Guilherme Gindri Pereira (teclado), tocou seis músicas próprias.

Banda tem apostado em composições próprias

A primeira foi a inédita “Awake”, cuja letra fala sobre a perda da inocência. A banda foi já aplaudida já nesta música, e algo que sempre surpreende quem ainda não os ouviu é o belo vocal da Luana que passeia entre o lírico e o gutural.

A sequência trouxe “Perspective” que conta história de alguém que sonha que está se jogando de um precipício e se sente perseguido, e a já conhecida e gravada “The Other Face”, que provavelmente foi a mais aplaudida de todas. Essa letra apresenta uma reflexão sobre os limites tênues entre o amor e o ódio. A quarta música da noite foi a também nova, chamada “Beyond the Mist”.

A sequência trouxe a primeira composição da história da banda, “Blind Greed”, cuja letra é versa sobre a ganância cega dos homens, e apresenta um diálogo entre um "homem" e a "mãe" terra.  A sexta e última música própria executada foi a “Voices From Sanatorium”, que narra três loucos, cada um falando de sua loucura.

Vocalista Luana Palma passeia pelo lírico e o gutural

Seria o término do show, mas o público pediu mais uma, nesse momento o guitarrista fez uma brincadeira, “a gente vai lá criar mais uma e volta pra tocar”, alguns risos pela plateia. O pedido por mais continua, então a Finita apresenta “Still Loving You”, clássico da banda alemã Scorpions, mas executando a versão do Sonata Arctica. Boa parte do pessoal cantou junto e a banda encerrou seu show sendo bastante ovacionada e foi elogiada em comentários posteriores, como, por exemplo, depois da música “The Other Face”, alguém que assistia disse “nossa, isso é muito finlandês”.

O que dizer, afinal, de uma apresentação bela dessas? Apenas que a Finita é uma promissora banda e que tem tudo para se destacar na cena gaúcha.

Texto e fotos: Cristina Feiber
Edição e revisão: Eduardo Cadore 

Assista a trechos do show

Nenhum comentário: