sábado, 27 de abril de 2013

Obskure: Death Metal Divisor de Águas


Obskure: um dos maiores nomes da cena nordestina do Brasil oferta disco surpreendente


Cansado daquele Death Metal mais preocupado em soar pesado, sem técnica alguma, com letras clichês, cheias de blasfêmias já cantadas por outras mil bandas? Talvez para quem seja fã do gênero, nada melhor que mais do mesmo. Porém, sempre é agradável ver que a cena extrema tem sim como evoluir e mostrar que Death Metal pode traçar outros caminhos.

O Brasil é privilegiado com bandas que mostram um amadurecimento nas composições e uma das principais é, com certeza, a Obskure que, vinda de Fortaleza/CE, lançou em 2012 “Dense Shades of Mankind”, um dos discos mais aclamados daquele ano.

Banda tem trabalhado na divulgação de seu mais recente disco

E a aclamação veio em resposta ao intenso trabalho que a banda precisou desenvolver, além das barreiras e dificuldades que foram superadas. Foram cerca de 4 anos para que o álbum visse a luz do dia e, como um ataque concentrado e estrategicamente elaborado, causa um estrago impressionante.

São 10 faixas que a banda formada por Germano Monteiro (vocal), Daniel Boyadjian (guitarra), Amaudson Ximenes (guitarra), Jolson Ximenes (baixo), Wilker D’Ângelo (bateria) e Fábio Barros (teclados), desfilam um Death Metal técnico, agressivo, com solos de guitarra e riffs inspirados, bateria e baixo dando o peso esperado e, algo que é bastante incomum, teclados que dão um clima mais sombrio e que é o grande diferencial da banda já na primeira audição.

Claudine divide os vocais em uma faixa
Músicas como “Christian Sovereing” (petardo que abre o álbum) e “Anxious Passage Relief”, que vem logo em seguida, já denunciam que “Dense Shades of Mankind” é um álbum especial. Notável é percebermos a grande influência de bandas como Death e até mesmo, das mais recentes, Septic Flesh (acho que mais por acaso do que propriamente ser uma banda que o grupo seja influenciado, o que não deve ser o caso), sobretudo nos temas existenciais que povoam o lírico das músicas, sobretudo pela formação em sociologia do letrista Amaudson Ximenes.

Impertinente ficar descrevendo cada faixa, até mesmo por isso ser impossível, na medida em que Obskure mostra nas 10 canções que não é apenas mais uma banda, mas sim aquela que, talvez, melhor represente a qualidade do Metal Extremo do Ceará. 

Mas, não finalizo esta matéria sem falar das ótimas participações especiais que marcam presença no álbum, como Marcelo Barbosa (Khallice e Almah), um dos grandes nomes da guitarra brasileira, na espetacular “Unsticked”, Daniel Boyadjian com vocais adicionais em “Hidden Essence Rescue”, canção esta que surpreende pela riqueza da composição, além da grata surpresa de colocar os vocais de Claudine Albuquerque, vocalista da banda Nafandus, também de Fortaleza.


Rapidamente, vale mencionar que a capa foi concebida pela banda e Gustavo Sazes, maior artista nacional em termos de capas para bandas de Metal e reconhecido mundialmente, além de uma ótima produção de Moisés Veloso e banda no MC Studio.

Obskure demorou, mas fez com que “Dense Shades of Mankind” entre para a história. Talvez ainda seja cedo afirmar isso, mas, aposto uma caixa de cerveja que este será um dos discos mais lembrados daqui uma ou duas décadas da cena nordestina e, quiçá, de todo o Brasil, pois ainda não havia escutado um trabalho nesta qualidade deste gênero por estas terras.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Obskure
Álbum: Dense Shades of Mankind
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Death Metal
Selo: Independente (com apoio da Prefeitura de Fortaleza)

Formação
Germano Monteiro (Vocal)
Daniel Boyadjian (Guitarra)
Amaudson Ximenes (Guitarra)
Jolson Ximenes (Baixo)
Wilker D’Ângelo (Bateria)
Fábio Barros (Teclados)



Tracklist
1. Christian Sovereign
2. Anxious Passage Relief
3. Tension Eve Massacre
4. Hidden Essence Rescue
5. Unsticked
6. Pieces from the Old Life
7. From One Who Stopped Dreaming... 
8. Barren Evolution 
9. Memories of a Recent Past 
10. Vermin's Banquet 

Acesse e conheça mais sobre a banda


Assista ao vídeo clipe oficial de "Christian Sovereign"


Nenhum comentário: