terça-feira, 30 de abril de 2013

“Russian Holiday”: Imortalizando Versões Acústicas




Desde que reformulou sua banda solo, Blaze Bayley parecia que havia se precipitado em trocar músicos experientes por outros de pouco "nome", como o guitarrista Thomas Zwijsen, que, com apenas 25 de idade, já é conhecido pelas versões em violão de clássicos do Iron Maiden, lançando seu projeto Nylon Maiden, com aceitação imediata mundial.

Blaze & Thomas: dupla que tem dado certo

Blaze Bayley, há anos vivendo de sua carreira solo, participou do projeto e, gostando do trabalho do jovem, trouxe-o a banda, gravando assim “King of Metal” (2012) (confira entrevista com o vocalista sobre o álbum clicando aqui). Mas, o que não se previa, era que essa dupla gravaria um EP e sairia com uma turnê mundial acústica.

E foi isso que aconteceu em 2012 e segue acontecendo em 2013. No início deste ano, “Russian Holiday” (2013), um EP com apenas 5 faixas, sendo 3 regravações da carreira solo do vocalista, além de uma versão mais do que épica de “Sign of the Cross”, a única da fase do Blaze no Iron Maiden, e uma canção inédita (que dá nome ao EP).

A união entre os vocais marcantes de Bayley (e, hoje, é quase unânime a ideia de que ele está cantando muito melhor do já o fez), o talento do jovem Thomas, além a participação brilhante da violinista Anne Bakker deixaram neste simples EP cinco trabalhos fenomenais.

Thomas, garoto prodígio das cordas com apenas 25 anos

“Stealing Time” já abre o EP com Thomas e Anne mostrando sua técnica em apoiar a interpretação marcante e grave de Blaze. Isso também ocorre com a faixa inédita, “Russian Holiday”, feita durante a última passagem de Blaze pelo país e que trata da saudade que sentiu da família (confira o vídeo clipe oficial abaixo), mas é a menos expressiva do EP.

Voltando às releituras, “Soundtrack of My Life” e “One More Step”, duas das canções mais tristes e belas da carreira de Blaze, ganharam um brilho todo especial, sobretudo a primeira, já que a segunda é mais recente e já trazia uma proposta acústica na sua versão original.

Anne Bakker: participação no EPe turnê abrilhantaram as canções

Mas o grande épico é, claro, “Sign of the Cross”, provavelmente a canção mais emblemática da fase Blaze Bayley no Iron Maiden e, com absoluta certeza, a proposta mais ousada de todo o EP, já que é uma música de mais de 10 minutos, cheia de complexidade, mas que foram relidas de forma digna e que imortaliza a releitura dessa clássica canção dos anos 90 da Donzela.

Não podia faltar uma canção da fase Iron Maiden. Ouça aqui.

De modo geral, um grane trabalho. Ponto fraco: poucas músicas (poderiam ter lançado um disco completo, não?). Ponto forte: a união de grandes músicos, de gerações e de uma voz que marcou, pro bem ou pro mau, a história do Iron Maiden.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Blaze Bayley e Thomas Zwijsen
Álbum: Russian Holiday
Ano: 2013 
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal (Acústico)

Formação
Blaze Bayley (Vocal)
Thomas Zwijsen (Violão)

Participação Especial
Anne Bakker (Violino)




Tracklist
01. Stealing Time
02. Russian Holiday
03. Soundtrack Of My Life
04. One More Step
05. Sign Of The Cross


Assista ao vídeo “Russian Holiday”


Veja Blaze e Thomas executando “Soundtrack of My Life”

Nenhum comentário: