terça-feira, 16 de abril de 2013

Pastore: Conquistas, Mudanças e Novos Desafios



São praticamente 3 décadas dedicadas a música e ao Metal, Mario Pastore tem um currículo e uma história que falam por si, e depois de passar por várias bandas relevantes, além de projetos como "Hamlet", lançado pela Die Hard, e "Soulspell Metal Opera", formou finalmente uma banda que leva seu nome, PASTORE, apresentando um Metal pesado, com pegada e alma, trazendo suas influências dos clássicos anos 70 e 80, além da experiência e poderio vocal do cantor.

Com dois discos já lançados, "The Price For The Humans Sins" e "The End Of Our Flames", Pastore vinha numa crescente e colhendo os frutos dos trabalhos de qualidade, junto a uma competente banda, inclusive com os álbuns sendo lançados no Japão, entrando na lista dos 50 mais vendidos, ficando em alguns charts, a frente de bandas como Lacuna Coil, Dragonforce e Epica, porém, recentemente, a banda passou por grandes mudanças, e falamos com o vocalista para comentar mais a respeito dessas mudanças, cuja principal foi a saída de todos os outros integrantes, quais os planos daqui pra frente e, claro, sobre as conquistas com os 2 ótimos álbuns. Confira!



RtM: Num espaço de tempo relativamente curto, você lançou 02 álbuns, sendo que atualmente isso não é tão comum! O que o motivou? A boa repercussão do primeiro álbum ou as composições já estavam prontas, e a banda tendo criatividade para produzir material, não teria porque não lançar logo. Digo isso porque atualmente, a maioria demora, seja por questões de mercado (acho que esta questão, principalmente), de tempo para compor ou até de falta de criatividade mesmo. Qual sua opinião a respeito disso também?

Pastore: Na verdade o Japão nos pediu um novo CD em Outubro para lançar em março de 2012 lá ,e como o "Price" teve boa repercussão e temos um bom contrato com a Hydrant Music, corremos como loucos e em dezembro o CD estava gravado. Tínhamos um bom entrosamento em composição, o Gazal nas bases e eu na criação das linhas vocais, os outros membros tiveram boa cooperação também, então o resultado foi rápido e satisfatório.



RtM: Sendo que “The End Of Our Flames” foi lançado primeiro no Japão, tendo muito boa receptividade. Conte-nos mais como foram esses contatos para que o álbum fosse lançado lá, e a repercussão e retorno desses trabalhos lá no exterior e se você tem recebido muitos contatos também de outros países.

Pastore: Quando gravamos o "The Price", eu enviei o myspace para vários selos fora do Brasil e a Hydrant se mostrou interessada. Já na Europa, o contato foi feito através do German Pascual que é um amado amigo e ai fiz a negociação para lançarmos pela Ulterium Records. Muita gente de outros países me contatam e eu fiz boas amizades. Hoje tenho um grande amigo em especial, o Dave Starr, que foi baixista do Vicious Rumours e Chastain e a esposa dele é a grande cantora London Wilde, vocês precisam conhecer o Wildestarr que é a nova banda deles (N. do R.: Vale a pena mesma conhecer!  veja mais vídeos aqui).

RtM: E sobre os títulos dos álbuns? “The Price of Human Sins” e “The End Of Our Flames”, acredito que tenham uma co-relação, até porque sei que você sempre comenta a respeito de como está a humanidade hoje, que parece mesmo que estamos vivendo um “final dos tempos”, tal o desrespeito com a vida, a falta de respeito do homem com seus semelhantes e a natureza.

Pastore: Sim, eu acredito que estamos vivendo o tempo previsto como tempo do fim, e o Pastore não é White Metal, mas falamos do comportamento humano caótico, deixando uma mensagem de alerta que as pessoas com mais sensibilidade irão perceber. Parafraseando o The End, que foi sugerido pelo Raphael Gazal, a humanidade chegará a extinção da forma que a maioria vive, sem respeito pela vida e alimentando o egoismo, a ingratidão, a frieza de sentimentos e o materialismo exacerbado.

A formação que gravou "The End of Our Flames"
RtM: Aproveitando o gancho, gostaria que você tecesse alguns comentários sobre as letras de “Liar” e “Unreal Messages”, que foram as que me chamaram mais atenção, e tenho que ressaltar que a banda tem um cuidado especial no seu trabalho, inclusive nas letras, sempre abordando temas de maneira inteligente.

Pastore: "Liar" fala de um inimigo poderoso e enganador, politico, astuto e que com mentiras leva as pessoas ao engano. Os políticos são o grande exemplo disso. "Unreal Messages" fala sobre a mídía passar uma mensagem e ocultamente querer dizer outra coisa, se as pessoas prestarem atenção isso é feito com frequência.

RtM: Falando sobre esse cuidado e profissionalismo apresentado no trabalho da banda Pastore, desde as composições, passando pela produção sonora e gráfica de grande nível, além de cuidados com a divulgação, seja com fotos promocionais e clipes, acredito que esse seja o caminho de conseguir se destacar, ou seja: Investimento e trabalho sério! Pois muitas bandas reclamam de falta de espaço e condições, e de que falta apoio do público. Até acho que falta apoio e espaço, mas não basta ficar reclamando, tem que procurar se diferenciar nesse concorrido mercado, afinal hoje existem milhares de bandas. Qual sua opinião a respeito?

Pastore: Agradeço pelas palavras e digo o seguinte, acho que existe um pouco de cada coisa, o público vai em massa assistir bandas covers, mas não prestigia bandas autorais, as bandas competem entre si e muitas vezes de forma desleal. Outra coisa é que o público prestigia mais o de fora mesmo e é preconceituoso. Outro dia tinha um babaca me xingando no Face, um fã me defendeu e disse: "Você conhece o cara para falar!?" O moleque idiota respondeu: "Não e não quero conhecer!?!" Depois dessa eu pensei: "O que podemos esperar se uma pessoa nem parou pra ouvir e já mete o pau?" 

Mas, Graças a Deus, cada dia tenho mais fãs e o caminho é continuar e pensar em quem é fã, quem não é vai curtir sua banda predileta e não me encha o saco!!(Risos) (N. do R.: É, realmente, com pessoas com mentalidade assim é complicado, mas é isso que você falou, os verdadeiros fãs, as pessoas que gostam da música, do Metal realmente, vão atrás do que interessa, são mais inteligentes que um ou outro  que fica colocando besteira nas redes sociais, as quais tem seus prós e contras)

Pastore: Agora é projeto solo!
RtM: Bom, recentemente a banda sofreu muitas mudanças e os fãs tem perguntado mais detalhes sobre o ocorrido e como está a situação agora. O que aconteceu para ocorrer tamanha mudança? Está dando um tempo ainda para tomar uma decisão definitiva ou Você já está conversando com novas pessoas? Manterá a banda como um projeto solo e com músicos convidados? Como está a situação atual da banda Pastore?

Pastore: Sim os 3 músicos que trabalharam comigo no "The Price" e no "The End", não estão mais na banda. O que posso dizer é que reconheço o valor que eles tiveram no Pastore, não vou denegri-los, mas resumindo, eles tem uma forma de pensar e eu tenho outra e eu não tinha mais paciência para lidar com eles e antes que a coisa fosse terminar de forma ruim, paguei a parte deles e vou seguir em frente. Estou reformulando a banda e logo isso será divulgado. Quero formar uma equipe que tenha a mesma sintonia, pessoal e musical, mas será chamado Pastore, a banda do Mario Pastore, será meu projeto solo e EU decido como as coisas serão.

RtM: Para essa nova fase que está por vir, o que você pode adiantar para os fãs? Já tem algum material composto? Existem planos ou convites de participar de algum outro projeto?

Pastore: Haverão boas surpresas (risos!), mas quando estiver tudo certo eu direi. Quanto a novos projetos, eu estarei gravando as vozes no projeto do Yuri Fulone como músico contratado. É um Power Metal muito bem feito com nuances medievais, seguindo o Rapisodhy of Fire e Manowar. Farei um dueto com a grande cantora London Wilde no próximo CD do Wildestarr e eu e o Dave iremos trabalhar juntos em mais coisas também.Também montei um projeto mais extremo e pesado, em breve tudo será divulgado e os músicos revelados. Faça uma entrevista com o Dave e a Londom e ouça Wildestarr (risos! N. do R.: Com certeza!Tenho acompanhado o trabalho, certo que vou contatá-los, e você me dá uma ajuda aí! hehehe). Esse marketing faço questão, é uma grande banda americana de Metal. 


RtM: Mudando um pouco de assunto, você é um defensor dos animais, sempre comentando sobre assuntos relacionados. O que você acha que as pessoas deveriam fazer, para que haja uma maior conscientização quanto a prevenir e evitar tantos maus tratos a animais? Outra coisa quer lembrei também, é que algumas pessoas falam que ás vezes se dá muita importância a casos de animais que são abandonados, e esquecem de tantas crianças abandonadas pelos pais, mas esquecem que os animais não abandonam os filhotes, e que o problema, realmente está na conscientização do ser humano. Gostaria de saber sua opinião a respeito.

Pastore: Sim eu amo os animais, faço o que posso por que são seres especiais que não falam e não podem se defender sozinhos da imbecilidade e bestialidade humana. Acho que o governo e os magistrados tem que punir os criminosos com rigor e quanto as crianças, a lei já vigora mais, e acho que todo tipo de crime tem que ter punição séria, contra animais, crianças e idosos.Temos que mudar o código penal e o brasileiro tem que cruzar o braço para votar nesses ladrões que são a maioria dos políticos.

RtM: Sei que você tem várias atividades (Aulas de cantos, praticante de artes marciais, participa de eventos ligados a música erudita, etc), e conversando com nosso amigo Luiz Harley, também colaborador do Road, ele queria perguntar sobre um divertido vídeo da Fiz TV, da produtora abril, com uma previsão do tempo Metal, se é a sua voz nesse vídeo? (Veja o vídeo abaixo)
Pastore: Sim, sou eu! (Risos)


RtM: Mário, mais uma vez obrigado, esperamos que em breve tenhamos mais um grande disco do nosso “pedaleira vocal”! Fica o espaço para sua mensagem final ao fãs!

Pastore:: Eu que agradeço sempre sua atenção e carinho brother, e logo mais estarei de volta. Minha mensagem é: Prestigiem o Nacional, compareçam aos shows e comprem os CDs. Hoje vc é fã e amanhã você poderá ser o artista. Abraço aos fãs e see you on the road!!!

Por: Carlos Garcia
Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação e arquivo pessoal do artista


 Acesse os canais oficias do PASTORE












Nenhum comentário: