sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ghost: Ame ou Odeie



Eis que os satânicos do Ghost lançam seu segundo full lenght. Após um hiato de 3 anos os suecos botam no mercado "Infestissumam" (2013), que vem com a difícil tarefa de superar o já clássico "Opus Eponymous" (2010).

Sob o comando de Papa Emeritus II, é notável que a banda mostra uma maior maturidade em suas composições, que soam mais agressivas e obscuras, com seu Heavy Metal tradicional com toques de Classic Rock setentista, dão um passo a frente. Se muitos achavam que o Ghost (a banda só usa o "B.C." quando excursiona pelos EUA) era uma mera cópia de King Diamond ou Mercyful Fate, pode esquecer, pois em "Infestissumam" a banda se distancia ainda mais dessas comparações.

Tratando da sonoridade em si, é aquela velha história "ame ou odeie", pois desde o lançamento de seu primeiro álbum em 2010, a banda ficou muito exposta à mídia, o que levou a popularidade às alturas, coisa que para muitos é motivo para torcer o nariz.


A produção do disco ficou a cargo do experiente Nick Raskulinecz, que deixou o som mais polido e mais na "cara", com uma agressividade maior, seria necessário uma qualidade mais pra fora e limpa. A parte gráfica do trabalho é belíssima com uma capa que prima pelas cores, parecendo mais uma obra de arte do século passado. 

Para quem já é familiarizado com os novos filhos de Lúcifer, em nada irá estranhar as composições, os vocais mansos e agradáveis de Emeritus continuam cada vez melhores, os riffs continuam secos e melodiosos com solos muito bem feitos, cozinha precisa e consistente e teclados sombrios e macabros.


E faixas como "Per Aspera Ad Inferi" (riffs secos e diretos e com um excelente refrão), a já conhecida "Secular Haze" (com excelentes teclados e boas variações, além de ter sido o 1° vídeo do álbum), "Ghuleh / Zombie Queen" (um épico macabro, e ao mesmo tempo belo) e a instigante "Year Zero" (com bonitos corais, além das vocalizações muito bem encaixadas), fará você se tornar ainda mais fã, e se você não é um deles, irá amar ou odiar, algo que perseguirá o Ghost para sempre.


Desde seu primeiro lançamento era visto que a banda tinha potencial, e agora com  "Infestissumam" o Ghost poderá marcar de vez seu nome no Metal mundial, estando escalado para vários festivais e excursionando ao lado de gigantes da cena, além de contar com o suporte de um selo "mainstream", no caso a Universal, o que contribuirá ainda mais para a exposição da banda, face o maior poderio da gravadora quanto a marketing e distribuição. Claro, tem o outro lado, numa major, se os resultado$$$ não são os esperados, o artista pode ir para a "geladeira", além do que nessas grandes corporações, o cast é muito maior, e nem todos recebem a atenção desejada. Vamos aguardar a mítica marca do terceiro álbum, que é com o qual que se diz que um artista comprova se veio para ficar ou não



Resenha por: Renato Sanson
Edição/revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Ficha técnica
Banda: Ghost
Álbum: Infestissumam
Ano : 2013
Pais: Suécia 
Tipo: Heavy Metal/Classic Rock 


Formação
Papa Emeritus II (vocal)
Nameless Ghoul (guitarra)
Nameless Ghoul (guitarra)
Nameless Ghoul (teclado)
Nameless Ghoul (baixo)
Nameless Ghoul (bateria)





Tracklist:
01. Infestissumam
02. Per Aspera Ad Inferi
03. Secular Haze
04. Jigolo Har Megiddo
05. Ghuleh / Zombie Queen
06. Year Zero
07. Idolatrine
08. Body and Blood
09. Depth of Satan's Eyes
10. Monstrance Clock

Acesse e conheça mais a banda:

Nenhum comentário: