segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Symptomen: Máquina do Tempo

Apostando no Metal anos 80 e com sucesso

Muito bom vermos, a cada dia que passa, que muitas jovens bandas ainda acreditam no Heavy Metal tradicional, aquele que encontrou seu auge nos anos 80, mas que, com o passar das década, acabou tendo que ceder parte do espaço para os subgêneros do Metal.

Aqui no Brasil, muitos grupos tem seguido a proposta de trazer músicas baseadas em riffs viciantes, refrões simples e fáceis de cantar, velocidade e respeito ao tradicional e, dentre os grupos que chamaram minha atenção este ano, certamente está Symptomen (Tatuí/SP), que tive oportunidade de conhecer em seu álbum “Men Against Men” (2012), que saiu via Die Fight e traz pouco mais de 35 minutos divididos em 8 faixas.


O quarteto que traz nos vocais e guitarra Iago Pedroso, na outra guitarra Tiago Floyd, além do baixista Manassés Procópio e o batera Ricardo Menezes conseguiu, num disco curto, mas eficiente, trazer o puro Heavy Metal oitentista, tanto é que a própria faixa de abertura do disco, “Back to the 80’s” já denuncia que a banda não tem medo de soar datada, nem de deixar na cara a influência da NWOBHM, por exemplo.

Tudo isso se evidencia em faixas de muito bom gosto como “Symptom Men”, bem cadenciada e que remete até a algo de Manowar, “Army of the Children”, a mais rápida (quebradeira de Menezes) e um dos destaques do álbum, assim como merecem atenção “Bad Choices” (início já te chamando pro headbanging!) e “Demean”, com um baixo que me lembrou “Killers” (Iron Maiden), mas cujo destaque são riffs bem clássicos ao longo da faixa.

Não há muito mais o que falar desse grupo, apenas que é altamente indicado para quem não gosta de inovação, mas sim aprecia o bom e clássico Heavy Metal. Afinal, quando a música é feita com o coração, quem se importa se você ficar com impressão de que já ouviu algo parecido antes? Eu não fico. Em tempo, a banda está finalizando a gravação do sucessor deste álbum, que se chamará “Into the Future” (clique e ouça o single) e deve sair em 2014.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação/Aline Boni
Assessoria: Strike Management

Ficha Técnica
Banda: Symptomen
Álbum: Men Against Men
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal Tradicional
Selo: Die Fight

Formação
Iago Pedroso (Vocal e Guitarra)
Tiago Floyd (Guitarra e Backing Vocals)
Manassés Procópio (Baixo)
Ricardo Menezes (Bateria)



Tracklist
1. Back to the 80 s
2. Army of the Children
3. Bad Choices
4. Demean
5. Poisoned World
6. Maybe
7. Symptom Men
8. Living in Danger

Asssita ao video clipe oficial de “Living in Danger”


Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: