quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Na Mira da Navalha: Noturnall – Nascendo dos Destroços do Shaman?



 - A seção Na Mira da Navalha traz temas polêmicos relacionados ao mundo Metal, muitas vezes de forma ácida e, para pessoas mais sensíveis, até agressiva, mas sempre respeitando a integridade da pessoa humana, considerando que os nomes aqui citados são pessoas públicas e este site se propõe a "avaliar" o trabalho de bandas. O texto exprime a opinião exclusiva do autor. Reclamações/sugestões podem ser enviadas para contato@roadtometal.com - 

Confesso que fiquei bastante surpreso quando 4 dos 5 integrantes do Shaman (a banda toda, exceto Ricardo Confessori) anunciaram que o disco que estavam produzindo (e todo o “auê” de meses sobre o vídeo clipe gravado nos EUA) e que já havia sido divulgado como sendo da banda, sairia pela nova banda do grupo, Noturnall, contando com ninguém menos que Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra) na bateria. 

Noturnall, com integrantes do Shaman (vivo ou morto?), mais Aquiles Priester

Passado o baque inicial, a verdade é que vejo sempre com bastante desconfiança uma mudança tão drástica. O Shaman, é sabido, nunca alcançou, após a drástica mudança na sua formação anos atrás, o lugar almejado, pelo contrário, se tornou até motivo de piada entre os fãs mais radicais do Angra e da primeira fase do Shaman.

Agora, quando a coisa parecia alinhada, e anos após lançar um bom disco ("Origins", de 2010), a bomba: sem Confessori, os mesmo integrantes vem com nova banda. Aí foi lançado o mega divulgado vídeo clipe “Nocturnal Human Side”, que trazia a sonoridade pesada da banda, muito auxiliada por Russel Allen (Symphony X, Adrenaline Mob), que além de cantar e participar do vlipe, também produziu o debut álbum que ainda não foi lançado.

Capa do debut, traz nome da banda, baseado no que viria a ser o 5º disco do Shaman

Mais recentemente, um novo vídeo clipe foi divulgado, desta vez para “No Turn At All”, que, ainda mais pesada que a anterior, tem mostrado um lado bastante pesado e agressivo, totalmente diferente do trabalho anterior com o Shaman. Aliás, ninguém parece querer falar sobre este nome, tanto é que nos próprios vídeos de apresentação a Noturnall, os músicos só falam “a outra banda” (mas já confirmaram músicas do Shaman e do Angra nas apresentações da jovem banda).

Tirando essa confusão toda que nenhuma pessoa mais atenta engoliu, a verdade é que com Noturnall, Thiago Bianchi (vocal), Leo Mancini (guitarra), Fernando Quesada (baixo) e Juninho Carelli (teclados) conseguiram chamar a atenção, ainda mais tendo a mega estrela Aquiles na bateria, que dispensa apresentações (de tem feito seus fãs voltarem as atenções a esta sua nova banda, mesmo aqueles que não ouviam Shaman).

Foto de divulgação do vídeo clipe, ainda como Shaman e com Confessori (bateria)

O ponto alto é o instrumental, bastante agressivo, com momentos bem simples, mas com bastante “anger”, muita velocidade e qualidade, que contrasta com os vocais agressivos de Bianchi. Pode até soar um comentário de má fé, mas o vocalista optou por uma mudança de 180º na voz, e em muitas partes não convence, soando demasiado exagerado e pouco natural, apesar do vocalista ter o reconhecimento que tem e a bela voz que apresentava desde o Karma.

Me pergunto: será que essa banda vai dar certo? E o Aquiles, vai seguir nela, ou apenas lançar o CD e seguir com suas atividades individuais e com o Hangar? E Bianchi, não estaria tentando ser aquele vocalista que não treinou ser a vida toda? E as melodias orgânicas de sua voz, não farão parte do Noturnall? E a mais importante: quantos anos levaremos para ver a banda como uma entidade única, e não apenas “a banda dos caras do Shaman”?

Este texto pode ter soado um tanto agressivo, ainda mais considerando que não se pode questionar ou “falar mal” de bandas nacionais. Entretanto, estou apenas levantando o questionamento comum a muitos headbangers que, da mesma forma que eu, desejam que a banda dê certo, mas não vê como isso pode acontecer. Que eu esteja enganado e tenhamos uma duradoura trajetória para Noturnall.

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Assista aos dois vídeo clipes oficiais e conheça o som da banda

Assista "No Turn at All" clicando aqui

Nenhum comentário: