terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Iced Earth: EP é Aperitivo Para "Plagues of Babylon"

EP dá mostras do que podemos esperar do novo álbum

Durante a primeira parte da turnê ao lado do Volbeat, que passou pela Europa, o Iced Earth lançou o EP “The Plagues” (2013), que saiu primeiramente em edição limitada em vinil, de forma independente, apenas vendida nos shows, mas que agora chega aos ouvidos de quem não teve a oportunidade de conferir a turnê de perto.

Às vésperas do lançamento de “Plagues of Babylon”, disco que deve sair em 06 janeiro de 2014, sucedendo o aclamado “Dystopia” (2011), o EP traz apenas 4 faixas, todas inéditas, mostrando que a banda está olhando par ao futuro e cheio de boas composições para os fãs (o grupo sempre costumava colocar regravações ou covers nos EPs).

Formação que gravou o EP e álbum, ainda com o brasileiro Raphael Saini (último à direita)

“Plagues of Babylon” abre o EP,  já conhecida, pois foi a primeira liberada pela banda meses atrás, mostrando um lado bastante agressivo, sobretudo na parte das guitarras, letras e nos vocais de Stu Block, que abusou dos graves e fez uma das suas melhores participações. Você pode conferir mais sobre a música clicando aqui.

Em seguida, “If I Could See You”, apresentada apenas ao vivo até o lançamento do EP, é a mais nova balada do grupo que, desde o início da sua carreira, sempre soube dosar perfeitamente a melodia com agressividade, numa proposta já batida, mas que sempre dá certo e desta vez não foi diferente, com esta belíssima canção podendo, quem sabe, equiparar-se a outras do estilo, como “I Died For You” e “Watching Over Me” (só o tempo dirá).

Turnê mundial para divulgação do novo álbum começa em janeiro e passará pelo Brasil em data única

Já a “Peacemaker” é um meio termo entre uma balada com momentos mais cadenciados, sendo como uma tentativa de soar como “Melancholy”, por exemplo. A faixa mais fraca do EP, o que não não quer dizer considerá-la ruim, mas apenas que das 4 é a menos empolgante.

Fechando o disco, aquela que bate de frente com “Plagues of Babylon”, já que também apresenta um lado pesado e denso. Assim é concebida “Among the Living Dead”, que veio como bônus (liberada para download há alguns dias atrás), não fugindo dessa proposta atual da banda de soar mais pesada, mas sempre com os riffs cavalgados de Schaffer, e a cozinha quebrando tudo. Aliás, o baterista que gravou o EP e o novo disco foi o brasileiro Raphael Saini, que, infelizmente, deixou o grupo, numa passagem relâmpago pelo grupo, apenas para cumprir agenda. Seu lugar foi tomado por ninguém menos que Jon Dette (ex-Slayer, Anthrax, Testament). 

A atual formação (esq.p/dir.): Troy, Jon, Stu, Jon Dette e Luke

Vale lembrar que nesta canção, há participação de Hansi Kürsch (Blind Guardian), que também participa de outras faixas que estarão no vindouro álbum. Além disso, a banda sairá em janeiro com sua "Worldwide Plagues Tour", infelizmente com apenas uma data no Brasil (São Paulo/SP, 23/03).

Os fãs do Iced Earth irão ficar ansiosos pelo novo álbum após ouvir o EP, já que o grupo encontra-se em uma de suas melhores fases, com carreira consolidada, mas nem por isso acomodado. 2014 será o ano da banda. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Iced Earth
Álbum: The Plagues (EP)
Ano: 2013 
País: EUA
Tipo: Heavy/Thrash Metal
Selo: Independente 

Formação do EP
Stu Block (Vocal)
Jon Schaffer (Guitarra e Backing Vocals)
Troy Seele (Guitarra)
Luke Appleton (Baixo)
Raphael Saini (Bateria)



Tracklist
01 – Plagues of Babylon
02 – If I Could See You
03 – Peacemaker
04 – Among the Living Dead

Teaser do novo álbum e turnê

Ouça “Plagues of Babylon”


Ouça “Among the Living Dead”


Veja a banda tocando ao vivo “If I Could See You”


Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial
Site do Fã Clube Brasileiro

Nenhum comentário: