domingo, 8 de dezembro de 2013

Avec Tristesse: Belo & Triunfante Retorno


Sem se preocupar em ser imparcial, mas o simples boato (que ainda bem foi confirmado) do retorno do Avec Tristesse me despertou muita alegria, e ainda mais sabendo que viria um trabalho novo (não tão novo assim). Sendo que o último lançamento da banda, o irretocável "How Innocence Dies", foi do já longínquo ano de 2004. Retorno feito, álbum lançado e é sobre "Use & Control" que essa resenha se concentra.

Dark, Melódico, Death/Black Metal, não foram poucos os rótulos que tentaram classificar a sonoridade praticada pelo grupo carioca, mas dessa vez os caras foram mais além, acrescentando variações do Jazz Fusion e música brasileira, eu acreditava que o Dynahead era a única que conseguia atualmente fazer essa mistura sem soar perdida, mas ao ouvir esse trabalho ficou claro que a musicalidade é também um grande destaque da banda carioca.

O mais interessante é que esse trabalho já estava pronto, e até algumas cópias vazaram na net, mas nada se compara a esse material que foi muito bem produzido, masterizado e com uma arte gráfica impressionante, que me lembrou muito os trabalhos antigos do Dimmu Borgir.


O trabalho abre com a intimista "The Human Nature", mas o peso impera em faixas como  "I´ve Learned To Hate" que no final vai te surpreender pelos arranjos intrincados, além de "Is It" e "I Punish Myself" que sintetiza em si muitos elementos característicos da banda.

Um dos grandes destaques do Avec sempre foram suas letras e o cuidado com as partes vocais, então impossível não se impressionar com os belos arranjos de "So Beautiful I Just Can't Believe" e "Next Step: Another Illusion",  além de "Choices", o mais próximo de uma balada que uma banda de Metal extremo pode chegar. 

Não espere um álbum digerível de primeira, na verdade a proposta da banda é bem longe disso, indo de caóticos blast beats até ares de Gothic Metal, e flertes com música eletrônica como em "Here Am I", um trabalho desafiador, ousado e que nos enche de orgulho ver que uma proeminente banda está de volta, e ao lado do Imago Mortis e Unearthly, um dos nomes mais expressivos do Metal negro carioca.


Revisão: Renato Sanson 
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Avec tristesse
Álbum: Use & Control
Ano: 2013
Estilo: Dark Metal 

Formação
Pedro Salles (Vocal/Guitarra)
Rafael Gama (Baixo)
Bráulio Azambuja (Bateria)
Alexandre Granhen (Guitarra)
Rigel Romeu (Teclado)



Tracklist
01 Hors d'oeuvre
02 The Human Nature
03 I've Learned to Hate
04 Next Step: Another Illusion
05 Is it?
06 So Beautiful I Just Can't Believe
07 I Punish Myself
08 Universal Conspiracy
09 Selfish  
10 L'âme Du Vin
11 Fatality Abided
12 Here Am I
13 Choices

Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: