sábado, 16 de setembro de 2017

Danzig: O Velho Glenn Ainda Mete o Pé na Porta!



A figuraça, podemos dizer lendária, o "Evil Elvis" Glenn Danzig, que traz em seu currículo bandas como o Misfits (com que voltou a se reunir para alguns shows) e Samhain,  chega ao 11° álbum, intitulado "Black Laden Crown",  com sua banda solo.

Os quatro primeiros álbuns merecem a alcunha de excelentes, no mínimo muito bons, porém, desde "Danzig 4" Glenn não conseguia fazer eu me empolgar com um novo trabalho, e confesso que até pensei que ele poderia apresentar algo novo com os Misfits, mas não foi o que ocorreu. Danzig retorna com este "Black Laden Crown", álbum que, se não pode ser colocado ao lado dos 4 primeiros, é sem dúvida o melhor desde então.

Por que não pode ser colocado entre os 4 primeiros? Bom, é um álbum que traz grandes momentos, que remetem àqueles primeiros álbuns, por isso cravo com certeza que é o melhor trabalho desde "Danzig 4". Porém, há algumas faixas menos inspiradas, momentos em que Glenn soa como uma auto-paródia, mas que não comprometem o saldo final.


A arte de capa também está muito legal, naquele estética HQ, outra forma de arte a qual Glenn também é aficcionado, tendo sua própria editora (Verotik). Cinema também é outra paixão do vocalista, tendo já atuado e dirigido. Glenn Danzig também chegou a se oferecer e fazer audições para o papel de Wolverine, quando começaram a produzir o primeiro filme da franquia X-Men.

A sonoridade traz aquele Heavy Blues soturno, pesado e com andamento mais moderado, como a faixa título, mas também momentos mais "rockers' e mais acelerados, como em "Devil on Hwy 9". A produção sonora também soa mais suja, com a bateria um pouco abafada, acredito que propositalmente, para dar um ar mais cru e  old school na gravação. Lembremo-nos que Glenn é afeito a equipamentos analógicos e old school. O álbum foi produzido pro Glenn, que também tocou vários instrumentos, sendo que o destaque (ou curiosidade) fica por conta dos vários bateristas que participaram do disco.

Entre os destaques, as citadas acima, a própria faixa título, "Black Laden Crown", que vem nessa linha Blues soturna. Com guitarra estridente e andamento arrastadão, ela dá uma acelerada no final; "Devil on Hwy 9" é mais acelerada, com riffs pesados e carregados de harmônicos. Faixa que remete aos melhores momentos do baixinho invocado. Temos que registrar que, mesmo que a voz de barítono já apresente as sequelas do tempo, Danzig está cantando bem, no alto dos seus 62 anos.


Seguindo com mais destaques, a minha preferida, "Last Ride", que também me traz ótimas recordações da época do primeiro álbum e do "How the Gods Kill". Um Heavy Blues com andamento meio tempo, aquele jeitão soturno; O peso dos riffs marcantes, graves e também carregados de harmônicos de "But a Nightmare" me cativou. Cozinha pesada e bem marcada neta faixa pesada e de andamento moderado, mas que vai aumentando gradativamente a velocidade, terminando em pancadaria.

Seguindo o destaque de minhas preferidas, "Pull the Sun", que vem com um ar menos soturno e mais melodioso, com linhas de vocais marcantes de Danzig. No restante das 9 faixas, canções preponderantemente soturnas,  com andamentos mais meio tempo e arrastadas, soando grave, por vezes abafado, como em "Skulls & Daisies" e "The Witching Hour".

"Black Laden Crown" mostra que Glenn ainda tem capacidade de meter o pé na porta, e traz excelentes momentos, os quais carregam tranquilamente os de menor brilho. Com certeza seu melhor trabalho desde "Danzig 4". 

Texto: Carlos Garcia
Fotos Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Danzig
Álbum: "Black Laden Crown" 2017
País: EUA
Estilo: Heavy Blues/Metal, Heavy Metal
Produção: Glenn Danzig
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records




Line-Up
Glenn Danzig – lead vocals, piano, rhythm guitar, bass, drums (2, 4, 7)
Tommy Victor – lead guitar, bass
Joey Castillo – drums (3, 8)
Johnny Kelly – drums (1, 5)
Dirk Verbeuren – drums (6)
Karl Rosqvist – drums (9)

Tracklist
"Black Laden Crown"
"Eyes Ripping Fire" 
"Devil On Hwy 9" 
"Last Ride"
"The Witching Hour"
"But a Nightmare"
"Skulls & Daisies" 
"Blackness Falls" 
"Pull the Sun" 



     


     

Nenhum comentário: