sábado, 4 de novembro de 2017

Status Quo: "The Last Night of the Electrics" - O Registro de um Momento Marcante

 
 
"Last Night of the Electrics" foi o nome dado a tour de despedida desta lenda inglesa do Classic Rock, que em 2016 encerraria sua história nos palcos. Porém, não só isso marcaria a banda, pois o guitarrista Rick Parfitt (68 anos), que já lutava há tempos com problemas de saúde e já estava afastado dos palcos desde outubro devido a problemas cardíacos (foi substituído por Richie Malone, a fim de prosseguirem com a tour), faleceu em 24 de dezembro do ano passado, inclusive os demais remanescentes ainda estavam na estrada, chegando ao funeral de Rick com o ônibus da tour. 

O show gravado para este lançamento duplo, que registra essa que deverá ser a tour final da banda, foi dia 11 de dezembro na O2 Arena em Londres, e capta uma banda e público em ótima sintonia, com muita energia e entusiasmo. Os resultados positivos desse e outros shows da tour, além do desejo dos fãs e do próprio Rick Parfitt de que a banda continuasse por mais tempo, fizeram o grupo expandir a tour para este ano de 2017, presenteando os fãs e honrando o amigo e um dos fundadores da banda, falecido no final de 2016.


Enquanto a reformulada banda ainda está em tour, temos em mãos esse lançamento, que além do CD duplo contendo o show na O2 Arena, foi disponibilizado em Vinil, DVD e Blu-ray e Box especial. Para muitos puristas, não é o "real" Status Quo ao vivo, apesar de reconhecerem o bom trabalho dos substitutos. Ok, dependendo do seu ponto de vista você pode concordar ou discordar o quanto uma banda lendária pode ser descaracterizada, a ponto de achar que a falta de alguns membros originais não dá o direito dos demais prosseguirem com o legado, e também a ponto de não ser interessante para os fãs, como se fosse uma afronta ou algo para os menos exigentes. 

O fato é que a banda atual fez e vem fazendo um trabalho digno, e mesmo tendo apenas o guitarrista e vocalista Francis Rossi de membro original, integrante das formações mais clássicas nos anos 60 e 70, e ainda John Rhino e Andy Bown, que estão no Quo desde o início dos anos 80, eu vejo como muito verdadeiro e relevante eles terem mantido a banda na estrada, com elogiados shows e um material de qualidade marcando o fim definitivo de uma era, se é que a banda vai mesmo parar.


Voltando ao álbum, a Shinigami Records, via parceria com a earMusic disponibilizou a versão nacional do CD duplo, com 20 faixas oriundas do show de 11 de dezembro do ano passado. Bonito e emocionante de sentir, ouvir e ver (lembrando que o show está disponível em vídeo) a plateia interagindo, um espetáculo energizante.

Não há como não se empolgar, e até sentir aquela ponta de nostalgia, com o cativante Classic Rock, Boogie Rock e pitadas de Blues do grupo, e  já inicia hits como "Caroline" e "Wanderer", que trazem aqueles riffs e batida características do Rock and Roll, o pianinho também bem tradicional que completa o embalo, não deixando ninguém ficar parado! Os backing vocals e o tradicional timbre das telecasters também são características marcantes do dançante e enérgico Boogie Rock/Classic Rock dos ingleses, que trazem no set-list músicas que qualquer fã da banda quer ouvir, como "Hold your Back", "Paper Plane",  "Down Down", "Whatever you Want" e "Rockin' All Over the World".


Um álbum digno da história do Status Quo, registrando um momento marcante da história do grupo inglês, mesmo com várias mudanças no line-up, honra todos os que passaram pelo QUO, e entregam muita emoção e dedicação, em momentos de pura energia e Rock and Roll. E vamos aguardar para ver se será a parada definitiva mesmo.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Status Quo
Álbum: "The Last Night of the Electrics" 2017 - (Show gravado ao vivo 2016)
País: Inglaterra
Estilo: Classic Rock, Boogie Rock
Selo: earMusic/Shinigami Records

Adquira o álbum agora mesmo



Tracklist
CD 1
1. Caroline
2. The Wanderer
3. Something About You Baby I Like
4. Rain
5. Softer Ride
6. Beginning Of The End
7. Hold You Back
8. Proposin’ Medley
9. Paper Plane
10. The Oriental
11. Creepin’ Up On You

CD 2
1. Gerdundula
2. In The Army Now
3. The Caveman
4. Roll Over Lay Down
5. Down Down
6. Whatever You Want
7. Rocking All Over The World
8. Burning Bridges
9. Rock and Roll Music/Bye Bye Johnny

Site Oficial

     

     

Nenhum comentário: