quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Quintessente: uma estreia trabalhada e consistente

Resenha por: Renato Sanson



As variações de estilos muitas vezes não casam com a ideia que muitos grupos querem apresentar, ou seja, nem todos sabem usar esses artifícios que em muitos casos se tornam armadilhas, onde você pode ficar preso sem se dar conta.

Felizmente os cariocas do Quintessente conseguiram um bom diferencial em seu Debut, “Songs From Celestial Spheres” (17), onde apresentam grandes variações de estilos, mas dosando-os e colocando sua personalidade em cada faixa.

A mescla sonora que vai do Prog ao Doom Metal não soa indigesta ou de difícil assimilação, muito pelo contrário, mesmo não sendo uma sonoridade vamos dizer “acessível” o Quintessente traz ótimas estruturas e variações, mas com belas melodias e climas belíssimos com teclados extremamente bem encaixados, dando um ar mais pomposo a sua música, mas não esquecendo do peso e agressividade.

As variações vocais também soam interessantes, mesmo não sendo novidade as interações entre vocais masculinos e femininos, mas que aparecem de forma bem homogenia.

A produção também brilha e soa bem orgânica e viva, o que fez a sonoridade dar um passo além e não caindo nos timbres quadrados e artificiais que permeiam muitas bandas por aí. Em termos gráficos o Digipack que embala o álbum é belíssimo assim como sua capa enigmática.

Apesar de só agora lançarem seu primeiro álbum completo, os cariocas já estão na luta a mais de vinte anos, e toda essa experiência trouxe um disco trabalhado e consistente. Que daqui para frente sigam este caminho e continuem a nos brindar com lançamentos deste mesmo nível.


Links:

Formação:
André Carvalho - Vocais
Cristiano Dias - Guitarras
Cristina Müller - Vocais, teclados
Luiz Fernando de Paula - Baixo
Leo Birigui - Bateria

Tracklist:
1. The Belief of the Mind Slaves
2. Delirium
3. A Sort of Reverie
4. My Last Oath
5. Essente
6. Eyes of Forgiveness
7. L'Eternità Offerto
8. Unleash Them
9. Reflections of Reason
10. Matronæ Gaia (Chapter II)

Nenhum comentário: