domingo, 19 de novembro de 2017

Venom Inc: Honrando o Passado, mas Olhando para o Futuro


Voltando um pouco na história e também recapitulando brevemente como se deu a origem do Venom Inc., que é a reunião de dois dos fundadores do Venom, Jeff "Mantas" Dunn (guitarras) e Anthony "Abaddon" Bray (bateria), com o vocalista e baixista Tony "Demoliton Man" Dolan, o qual fez parte do grupo nos anos 90, substituindo Cronos. Após um período de hiato e retorno da banda em 1995, trazendo a formação clássica, Abaddon e Mantas acabaram deixando o Venom novamente, permanecendo apenas Cronos, que acabou prosseguindo com o nome, após consentimento verbal de Mantas, segundo o guitarrista revelou.

Cronos meio que se apoderou da marca, e deu declarações de que ele era o fundador, desmerecendo os demais membros, e gerando desde lá várias "tretas" com os ex-companheiros, como impedir Mantas e Tony de usarem o nome "Venom" na divulgação de seus shows com o M:Pire of Evil. Inclusive o grupo usa o nome Venom Inc com o logo tradicional unicamente porque foi criado por Abaddon.

Todo mundo sabe, e os ex-companheiros não cansam de dizer, que Conrad "Cronos" é um "asshole", que só pensa mesmo na grana e sobrevive as custas da marca "Venom", pois mesmo com álbuns pouco criativos ou interessantes, sempre lhe garante bons contratos e vendas. Bom, falamos no M:Pire of Evil, e foi através da banda de Mantas e Dolan que surgiu o estopim para o Venom Inc, quando Dolan convidou Abaddon para uma participação no festival Keep it True, a partir daí, arestas foram aparadas entre Mantas e Abaddon, e o line-up partiu para novos shows (os músicos não escondem que o nome "Venom inc" trouxe muito mais atenção do que o M:Pire of Evil), e solidifica essa reunião com "Avé", álbum lançado pela Nuclear Blast (e em edição nacional via Shinigami Records).


Em "Avé" podemos encontrar conexões aos elementos dos primeiros álbuns do Venom, como aquele Thrash e Speed Metal ríspido e meio "sujo", mas o trio, adicionou novas nuances, principalmente do Metal tradicional. A maturidade e experiência adquirida foram bem usadas, com o trio entregando um material de qualidade, bem acabado, onde o que mais se sobressai é o trabalho de guitarras de Mantas, com muitos bons riffs e bases e também boa performance nos solos. O trabalho destacado da guitarra tem o suporte da voz rasgada e anasalada de Tony e o peso do seu baixo, e claro, a pegada firme de Abaddon, evidenciando outro aspecto diferente dos primórdios, de que atualmente são melhores músicos. 

Aquela aura "maligna" está mantida também, no trabalho de arte da capa e em elementos sonoros e líricos que aparecem em vários momentos. A tétrica abertura de "Ave Satanas" com a canção clássica "Ave Maria" no comecinho faz essa conexão direta com a essência do clássico Venom, em uma faixa de andamento mais cadenciado, com muito peso e atmosfera dark, permeada por muitos bons riffs; "Dein Fleisch", também tem uma "aura pesada", inicia com o baixo de Tony se destacando, trazendo ao fundo vozes lamuriantes, que junto ao vocal forçando um sotaque germânico, traz um clima meio...acho que "paranoico" seria a palavra, destaque também para os solos.


O Thrash, o Speed Metal e nuances meio Mötorhead estão presentes em "Forged in Hell", destacando novamente os riffs e a bateria frenética e com uso de alguns pedais duplos, sendo que mais faixas enérgicas e velozes estão no tracklist, como "Black n' Roll", esta sim, remete muito a Mötorhead,  e ainda "Metal We Bleed" e a frenética "The Evil Dead", mostrando que, apesar de mais experientes, ainda são capazes de mostrar aquela energia que antes era o maior atrativo do grupo, só que agora com mais apuro técnico.

É muito bom sentir a energia dessas faixas mais Speed Metal, mas o Venom Inc, além da faixa de abertura, traz faixas mais cadenciadas, carregadas de peso e agregando novos elementos, como na ótima "Preacher Man", que traz elementos do Metal tradicional mesclados a timbres mais atuais. Tony entrega uma performance furiosa nos vocais, enquanto seu baixo explode em graves pesadíssimos, e Abaddon também não economiza no peso, apresentando boas variações e viradas. Mas o destaque maior é por conta novamente dos riffs secos e pesados de Mantas. E ainda "I Kneel to God", iniciando com pedais duplos, baixo trovejante e riffs cavalares, numa simbiose que confere um peso absurdo! Elementos mais tradicionais se fundem a timbres mais modernos e tonalidades mais baixas.


O Venom Inc mostra um trabalho superior ao que Cronos vem apresentando com o Venom, com um material mais interessante, trazendo uma ligação às características dos primeiros álbuns do grupo inglês, um dos precursores do Black Metal (não tanto em questões sonoras, como em atitude e temática), com melhor qualidade instrumental e em termos de criatividade, energia e produção. Mas acima de tudo, soando bem mais honesto, demonstrando que Mantas, Abaddon e Dolan estão com gana de mostrar um trabalho consistente, e não somente viver às custas de uma marca e glórias do passado. Estou do lado daqueles que proclamam este o "verdadeiro Venom"!

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Venom Inc
Álbum: "Avé" 2017
Estilo: Thrash/Speed Metal, Heavy Metal
País: Inglaterra
Produção: Jeff Dunn
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Line-Up:
Tony "Demolition Man" Dolan: Baixo e Vocais
Jeff "Mantas": Guitarras
Anthony "Abaddon": Bateria


Tracklist:

1. Ave Satanas
2. Forged in Hell
3. Metal We Bleed
4. Dein Fleisch
5. Blood Stained
6. Time to Die
7. The Evil Dead
8. Preacher Man
9. War
10. I Kneel to No God
11. Black N' Roll

Facebook


   

 

Nenhum comentário: