segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Sacrificed: Da Promessa à Consolidação



Formado em 2006 em Belo Horizonte, Minas Gerais, começando como uma banda cover do Metallica, logo o Sacrificed partiu para produzir seu material próprio. Após um EP bem aceito e algumas trocas de integrantes, destacando a adição da vocalista Kell "Hell" Reis, a banda lançou o elogiado "The Path of Reflections" (2011), e depois dessa muito boa estreia, gerou-se naturalmente a expectativa do que poderiam apresentar no álbum sucessor. Bom, "Enraged", lançado novamente com a parceria do selo Shinigami Records, traz a consolidação do Sacrificed, mostrando uma banda que evoluiu e está muito segura, e o tempo relativamente longo para finalizá-lo, com certeza contribuiu para que evoluíssem, lapidando ainda mais sua sonoridade.

Em "Enraged" a banda apresenta ainda mais diversidade e qualidade no seu Heavy Metal moderno. Desde a bela arte gráfica, passando pela produção sonora, a cargo da própria banda e de Lucas Guerra, do Estúdio Guerra em BH, e principalmente pelas composições, pesadas, modernas, melodiosas e que se mostram bem criativas, acrescentando um diferencial.


O som do grupo segue por uma linha com traços do Metal Europeu, mas claro, há algo do Heavy e Thrash da escola Metallica ainda correndo nas veias. Do Metal do velho mundo as inspirações vêm principalmente da escola suéca, e para dar alguma referência, poderia citar Evergrey e Arch Enemy (mais na parte instrumental, pois o vocais de Kell são limpos e melodiosos), além dos italianos do Lacuna. O timbre vocal de Kell é muito marcante, ponto que ajuda bastante nessa cara própria do grupo. 

O grupo tem peso, mas tem uma sonoridade límpida, valoriza o trabalho das guitarras e melodias marcantes, a cozinha bem elaborada, e Kell sempre tendo linhas vocais variadas. "Meet your Face" traz percussões e mescla peso com linhas melodiosas marcantes. A qualidade do grupo já salta aos olhos (e ouvidos), com uma identidade sonora bem resolvida; "Shame", que foi, pelo que lembro, a primeira faixa que o grupo mostrou desse novo trabalho, também traz o Metal moderno, pesado e melodioso, com cozinha esbanjando peso e técnica e guitarras com excelente trabalho nas melodias e solos, o que faz com que o som do grupo seja muito cativante.

São muito bem-vindas também as passagens mais progressivas e mais melodiosas, que trazem algumas surpresas, como em "Oblivion", que além das linhas marcantes de guitarra e vocal, tem algumas passagens com ritmos bem brasileiros; momentos mais carregados de emoção também se fazem presentes, como na balada "To Whom You Belong", que traz teclados e passagens acústicas, destacando mais uma vez as linhas vocais de Kell.


Um trabalho que não deixa espaço para composições descartáveis, e parece que que passa tão rápido, pois as músicas são marcantes, bem trabalhadas, mantendo o interesse do início ao fim, e gostaria de destacar ainda a excelente "Dear Killer", com linhas bem variadas nos vocais e soando melodiosa e tensa; e "Thick Skin", que me lembrou algo de Evergrey, e Kell tem a companhia de lucas nos vocais. Metal moderno, pesado, com sonoridade límpida, técnica, melodiosa e empolgante, o que é a tônica deste ótimo álbum.

Qualidade, composições bem resolvidas e criativas, que dão uma personalidade bem marcante para o Sacrificed, realmente um daqueles grupos que traz um sopro de ar fresco para o cenário. às vezes é difícil entender o porque de algumas bandas nacionais e Sul Americanas não tenham um reconhecimento maior, tanto aqui, como fora. O Sacrificed merece galgar degraus mais altos.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Fcha Técnica:
Banda: Sacrificed
Álbum: "Enraged" (2018)
Estilo: Heavy Metal, Modern Heavy Metal
Pais: Brasil
Produção: Sacrificed e Lucas Guerra
Selo: Shinigami Records
Assessoria: Metal Media

Adquira o álbum

Line-up:
Kell Reis: Vocais
Diego Oliveira: Guitarra e vocais
Sérgio Barbieri: Guitarra
Gabriel Fernando: Baixo
Thales Piassi: Bateria

Tracklist:
1. Meet Your Fate
2. Shame
3. Oblivion
4. To Whom You Belong
5. The Unspoken
6. Spiral Down
7. Dear Killer
8. Refugees
9. Interlude
10. Thick Skin
11. Into the Hive

12. Grudge is My Middle Name (bonus track)

Canais Oficiais:
Facebook
Site

       


       

Nenhum comentário: