terça-feira, 7 de agosto de 2018

Renacer: O Metal Argentino Mostra que Sangue Não é Água!



Na vizinha Argentina temos uma prolífica cena de excelentes nomes no Rock e Heavy Metal, e se bandas como Soda Stereo (um dos sucessos do grupo, “De Música Ligera”, ganhou  versão em português do Capital Inicial, com “A Sua Maneira”), e Rata Blanca alcançaram grande repercussão, não só no seu país de origem, mas na América Latina, México e Espanha, outros grupos merecem um olhar atento, e uma delas é o RENACER.

O Renacer é uma banda que já possui uma bela bagagem, foi fundada em 2001, em Buenos Aires, pelo vocalista Christian Bertoncelli (Horcas, Imperio), e em pouco tempo  grupo já estreou ao vivo no Uruguai, lançando em seguida seu debut “Hoy como Ayer”, simultaneamente na Argentina e México. O Heavy Metal muito bem trabalhado, com muita importância às melodias e letras profundas logo chama a atenção, ganhando seguidores em vários países da América. No ano seguinte editam o segundo trabalho, “Renacer”, distribuído em toda a América Latina, Espanha e Japão.


Lançaram em 2003 o EP “Surcando Camiño” e o terceiro full-lenght, “Senderos del Alma”, 2004, ficam entre os destaques nos álbuns importados da revista Burnn do Japão, e também dividem shows com bandas como Primal Fear e Shaman.

2007 reservam para o lançamento de “Em Versiones Vol 1”, um tributo a grupos como Rata Blanca, Riff, Dio, Baron Rojo, Judas Priest, Heroes Del Silencio e outros. Partem para mais tours pela América Latina e México, incluindo shows com grupos como Mötorhead, Gamma Ray e Jorn Lande, e “Renacer VI” e “Hijo del Viento” são os próximos petardos, de 2008 e 2009, com a banda apresentando um som mais pesado, com nuances de Power Metal. O aniversário de 10 anos é comemorado de forma bem especial, com a Tour “Alas de Fuego”, e com o DVD ao vivo “Bienvenidos al Show”.


Em 2013, “Espíritu Inmortal” é um álbum que o grupo disse voltar às raízes, em um Metal mais tradicional, com ênfase nas melodias e letras profundas. E em 2015 a compilação comemorativa dupla, “Alas de Fuego”, pela Icarus Music, com suas canções mais clássicas regravadas especialmente para este lançamento, que traz ainda algumas versões demo de canções como “Senderos del Tiempo” e “Hijo del Viento”. Uma excelente pedida para quem quer conhecer a banda. “Alas de Fuego” traz uma bela capa embalada em um slipcase, e são 21 faixas de Metal poderoso, técnico e melodioso.



Após uma pausa para ajustar seu direcionamento e para que Bertoncelli também se recuperasse de um problema nas cordas vocais, o grupo, com a adição de novos integrantes para o baixo e bateria, retorna com "Del Silencio a La Tempestad", lançado este ano pela Icarus Music. Contendo 12 faixas, destacando a homenagem a Lemmy Kilmister, "Leyenda del Rock" e "Voces en el Viento", a qual é o mais recente vídeo oficial (assista logo abaixo). 

Neste álbum adicionaram mais peso e agressividade em faixas como a abertura "Cultura del Odio", mas também possui momentos mais melodiosos, como a já citada "Voces en el Viento" e na Hard/Heavy "Corazón Salvaje", ou seja, um excelente balanço de pura agressividade Heavy e Power Metal, doses de Hard Rock, melodias marcantes e letras profundas e bem elaboradas. O Renacer escreve mais um capítulo de uma história que ainda tem muito a dar pelo Heavy Metal Sul Americano e Mundial. Como eles dizem, em uma faixa de seu novo álbum: "La Sangre No Es Agua".

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Agradecimentos: Marcelo Quiroga y Telon de Acero Radio; Icarus Music

Youtube Icarus Music

Line-up
Christian Bertoncelli - voz
Diego raca de Paolo - guitarra
Juan Manuel Ocampo - guitarra
Lukas Russo- bateria
Guillermo Ariel Tebes - bajo


       


       


       

Nenhum comentário: