quinta-feira, 9 de agosto de 2018

We Sell the Dead: Sim, é Possível Criar Algo Novo e Original



O We Sell The Dead é formado por membros e ex-membros de bandas conhecidas no meio Metal, e é interessante como tem surgido projetos assim, onde os músicos podem se expressar musicalmente, buscando outras sonoridades, algo que seria mais difícil em suas bandas de origem, pois estas já possuem uma identidade, além do que, em uma outra configuração de parcerias, novas influências irão se fundir, trazendo também a possibilidade de criarem algo novo. 

O We Sell The Dead traz em seu line-up Niclas Engelin (In Flames), Gas Lipstick (ex-HIM), Apollo Papathanasio (Firewind, Spiritual Beggars), Jonas Slättung (Drömriket) e Dan Lind (responsável pela parte visual e animações dos vídeos), e além de um line-up competente e experiente, o grupo ousa inovar. Sim, podemos sentir as influências de Doom e Gothic Metal, e de bandas Black Sabbath/Heaven and Hell (traduzindo, a era Dio) e Paradise Lost (em seus momentos mais melodiosos e mais Gothic Metal), por exemplo, mas os caras realmente trazem algo novo, mostrando que nem sempre é regra soar "retrô" para manter a essência.


O debut "Heaven Doesn't Want You and Hell is Full" traz uma temática que aborda a lenda de Jack, o estripador, envolto em uma bem cuidada arte visual, o grupo entrega uma sonoridade original, pesada, tétrica e dramática. As faixas quase em sua totalidade seguem um andamento mais lento, mas jamais cansativo. Riffs pesados, melodias tétricas e envolventes, o grande trabalho da cozinha e os excelentes vocais de Apollo, que interpreta as canções com uma dramaticidade e feelling dignos de altas notas (Que timbre esse cara possui!) jamais deixam o álbum cair na mesmice e cansar o ouvinte.

Após a intro sinistra, "The Body Market", "Echoes of an Ugly Past" já me fez perceber que se tratava de algo novo, diferente e trazia a sensação de ser muito bom, sensação essa que se confirmou no decorrer do álbum.  O riff grave de abertura abre o espaço para uma faixa densa, tétrica, com ares épicos, destacando já os grandes vocais de Apollo e as melodias carregadas de dramaticidade. Como eu disse antes no texto, você reconhece algumas influências, mas elas foram unidas para entregar algo novo. "Leave Me Alone" me recordou algo do Sabbath dos melhores momentos da era Tony Martin, talvez pelo timbre vocal de Apollo que também me recorda o de Tony por vezes. Por certo é que a rifferama grave e pesada é tétrica e envolvente.


"Imagine", além do ótimo trabalho das guitarras e as onipresentes dramaticidade e peso, tem um andamento mais acelerado. Importante ressaltar que as faixas possuem esses ganchos e arranjos, trazendo momentos marcantes, que prendem o ouvinte. "Turn it Over" remete ao Gothic Metal, com melodias e vocais bem graves em alguns momentos, bem característicos. Além de seguir um andamento um pouco mais rápido, também possui ótimo refrão, de fácil assimilação.

"Too Cold to Touch", podemos dizer que é uma balada, carregada de melancolia e dramaticidade, permeada por teclados e orquestrações. Envolvente. "Trust" incia carregada com riffs mastodônicos, e sim, remetem ao Paradise Lost, mas jamais soando uma cópia. Realmente mostram habilidade em criarem uma atmosfera envolvente com suas linhas dramáticas, melodiosas e pesadas. Tenho de destacar também o trabalho da guitarra e o trecho melancólico e reflexivo ao meio dela.


Em "Pale and Perfect" o som vem surgindo aos poucos, crescendo, até preencher tudo com seu som denso. Um andamento mais melodioso com guitarra em palm mute se alterna com momentos mais pesados, até chegar em um refrão marcante, que também traz um algo de Gothic Metal. Destaque novamente para as melodias na guitarra; Fechando este excelente play, "Silent Scream" tem um algo de bluesy nas guitarras, sendo uma balada com belas melodias melancólicas, em um embalo carregado de dramaticidade, destacando as linhas e arranjos vocais envolventes.

Original, muito bem feito e com momentos memoráveis. Um discaço! É muito bom quando se "descobre" algo novo e empolgante.  "Heaven Doesn't Want You and Hell is Full" é altamente recomendado.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação




Tracklist
1. The Body Market
2. Echoes Of An Ugly Past
3. Leave Me Alone
4. Imagine
5. Turn It Over
6. Too Cold To Touch
7. Trust
8. Pale And Perfect
9. Silent Scream


     


     


     

Nenhum comentário: