Fundado em 1975, em Nova Iorque, o Riot, segue firme superando as adversidades, como as trocas de integrantes, mudanças no cenário musical e mais recentemente, em 2012, a morte do guitarrista e fundador Mark Reale. Desde a morte de Reale o grupo adicionou em sua homenagem o número romano "V", sendo "rebatizado" a partir daí como "Riot V". Um grupo que possui uma bagagem considerável, tendo contado em sua fileira com músicos excelentes, como Bobby Rondinelli (Rainbow, Blue Öyster Cult), Bobby Jarzombek (Demons And Wizards, Halford, Fates Warning), John Macaluso (ARK, TNT) e Tony Moore, vocalista na época do maior clássico do Riot, o álbum "ThunderSteel" (1988).
Este "Armor of Light", traz o mesmo line-up de seu antecessor, "Unleashed the Fire" (2014), destacando os vocais de Todd Michael Hall, que encaixaram muito bem na banda. O mascote Johnny mais uma vez aparece na capa, que, diga-se de passagem, essas últimas capas estão bem mais legais que muitas das antigas, que eram bem feiazinhas! Com um Johnny bem esquisito, e agora deu uma melhorada. ha ha!
Mas o principal é falarmos da sonoridade de "Armor of Light", que traz o som clássico do Riot revigorado e atual. Aquele "Speed" Heavy Metal recheado de riffs e duelos das guitarras, vocais altos e poderosos. Metal Clássico, com traços da NWOBHM e do "American Metal", que sempre soou um pouco mais rápido e agressivo que o Metal europeu.
A abertura com "Victory" já escancara o Metal Clássico e veloz dos nova-iorquinos, trazendo também uma veia bem NWOBHM, com um refrão bem tradicional e marcante. "End of the World" e "Messiah" seguem por essa mesma linha, mas também temos momentos mais Hard Rock e com groove, como em "Burn the Daylight".
Entre uma ou utra faixa abaixo das demais, temos "Angel's Thunder, Devil's Rage", que com suas bases cavalgadas remete à NWOBHM, e não dá pra não destacar uma canção que tem frases como "Heavy Metal runs through my veins"; a excelente "Heart of a Lion", que discorre sobre a histórica figura do Rei Ricardo Coração de Leão, traz uma grande performance de Todd e refrão épico. O instrumental é veloz e de muita técnica, onde podemos destacar também a performance das guitarras. E ainda destaco a faixa título, "Armor of Light", naquela linha Speed Metal clássica e melodiosa, e a regravação encorpada para o clássico "ThunderSteel".
A edição nacional traz ainda CD bônus com o show ao vivo do Riot V no festival "Keep it True", na Alemanha, em 2015, onde a banda, em uma performance empolgante, desfila vários clássicos e músicas mais recentes.
O orgulho do Metal nova-iorquino segue firme, e não decepcionará os fãs ou o ouvinte amante da sonoridade do American Metal Clássico e da NWOBHM. Um lançamento cheio de bons motivos para aquisição, valorizado por excelentes momentos e também pelo CD bônus.
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica:
Banda: Riot V
Álbum: "Armor of Light" (2018)
Estilo: Heavy Metal, Speed Metal
País: EUA
Produção: Chris Collier (Metal Church, Flotsam And Jetsam entre outros)
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records
Adquira o álbum no site da gravadora
Facebook Riot V
Line-up:
Todd Michael Hall: Vocais
Don Van Stavern: Baixo
Mike Flyntz: Guitarras
Nick Lee: Guitarras
Frank Gilchriest: Bateria
CD1
1. Victory
2. End Of The World
3. Messiah
4. Angel’s Thunder, Devil’s Reign
5. Burn The Daylight
6. Heart Of A Lion
7. Armor Of Light
8. Set The World Alight
9. San Antonio
10. Caught In The Witches Eye
11. Ready To Shine
12. Raining Fire
13. Unbelief
14. Thundersteel (2018 version)
CD 2 (Live at Keep It True Festival 2015)
1. Ride Hard Live Free (live)
2. Fight Or Fall (live)
3. On Your Knees (live)
4. Johnny’s Back (live)
5. Metal Warrior (live)
6. Wings Are For Angels (live)
7. Sign Of The Crimson Storm (live)
8. Bloodstreets (live)
9. Take Me Back (live)
10. Warrior (live)
11. Road Racin’ (live)
12. Swords And Tequila (live)
13. ThunderSteel (live)
Nenhum comentário:
Postar um comentário