sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Epica: Mangás, Animes e Metal Sinfônico



Os holandeses do Epica, enquanto não lançam um novo álbum de músicas inéditas, surpreenderam os seus fãs, e certamente também os aficionados por mangás e animes, com um disco trazendo versões dos temas de abertura do anime baseado no mangá “Attack on Titan” (Shingeki no Kyojin, nome original em japonês). O EP possui 8 faixas, sendo que as últimas 4 são os mesmos temas, mas em versões instrumentais. O trabalho recebeu o título de “Epica vs Attack on Titan Songs”, e teve até um show especial no Japão.

O mangá “Attack on Titan” foi lançado em 2009, e depois teve sua versão anime, estando disponível em plataformas de streaming. Resumindo, a história se passa em um mundo onde os habitantes vivem cercados por enormes muralhas, as quais os protegem de gigantes, chamados titãs.


A união desses dois mundos deu muito certo, e a adaptação da trilha sonora do anime recebeu arranjos com a personalidade e marca do Epica, o peso e grandiosidade da sua música, os elementos de corais e orquestra (características que também marcas as canções originais), além dos belos vocais de Simone e o contraponto dos “grunhidos” de Mark nos trechos mais pesados.

As canções originais foram compostas por Revo, da banda Japonesa Linked Horizon, o qual também é fã do Epica. Revo sugeriu que o grupo holandês fizesse versões para as músicas, e eles, fãs do anime, gostaram da ideia que virou realidade. Primeiramente disponível somente no Japão, depois o EP foi lançado para o resto do mundo, inclusive também no Brasil pela gravadora paulista Shinigami Records.

Ficou realmente muito bom, com passagens muito agradáveis e belas, além do peso e energia do Power/Symphonic Metal, destacando "Wings of Freedom" e a grandiosidade de "Crimson Bow and Arrow", estando estas duas um pouco acima das demais. 


Não é a primeira vez que o Heavy Metal e o mundo dos animes se encontram, e inclusive os brasileiros do Angra foram responsáveis por fazer a versão da música “Pegasus Fantasy”, para a trilha da série Cavaleiros do Zodíaco veiculada aqui no Brasil. 

“Epica vs Attack on Titan Songs” vale, e muito, uma conferida, tanto para os fãs do Metal Sinfônico do grupo, como para os seguidores do anime, e claro, para quem quiser ouvir a bela voz de Simone Simons e a explosiva e bem-feita música do Epica!

Texto: Carlos Garcia

Curtiu? Adquira o material no site do selo Shinigami

Line-Up:
Simone Simons - vocal (mezzo-soprano)
Mark Jansen - guitarra e vocal gutural
Rob Van der Loo - baixo I
Isaac Delahaye - guitarra
Ariën Van Weesenbeek - bateria
Coen Janssen - Teclado e Piano

Tracklist:
01. 紅蓮の弓矢 / Crimson Bow And Arrow
02. 自由の翼 / Wings Of Freedom
03. もしこの壁の中が一軒の家だとしたら / If Inside These Walls Was A House
04. 心臓を捧げよ! / Dedicate Your Heart! 

Versões Instrumentais:
05. 紅蓮の弓矢 / Crimson Bow And Arrow
06. 自由の翼 / Wings Of Freedom
07. もしこの壁の中が一軒の家だとしたら / If Inside These Walls Was A House 
08. 心臓を捧げよ! / Dedicate Your Heart!

       

       

Nenhum comentário: