terça-feira, 10 de junho de 2008

TouroAlfa

O prog rock teve sua fase áurea no começo dos anos 70 até meados nos anos 80. Chegando ser mais popular que o pop, punk, entre outras macabrosidades musicais, no cenário europeu é claro.

Um país que se destaca no cenário prog é, mais uma vez, a Inglaterra. De lá veio monstros como Jethro Tull, Gênesis, Yes, Pink Floyd entre outros. Mas a febre européia pelo Rock Progressivo era tanta que podemos achar excelentes bandas em todo o continente.

Mas, no entanto, escola que mais me fascina e causa tesão, sem duvida alguma, é a italiana. Dentre varias bandas que nesse país surgiram, eu destaco Alphataurus.

Alphataurus é carregado de drama e um instrumental bem típico do progressivo italiano. Com um único cd em 1973, que levou o titulo de “Alphataurus”. Tudo nesse disco soa como obra prima, desde a capa do disco até as cinco musicas, é quase impossível dizer a melhor, mas mesmo assim “Peccato D'Orgoglio”, com seu clima jazzístico e viajonico, e “La Mente Vola” merecem um gás a mais no seu. Os teclados de Pietro Pellegrini, junto com a voz poderosa de Michele Bávaro, há quem diga que lembra a voz do vocalista do Lucifer’s Friend, se torna algo espetacular. Muitas palmas também para Guido Wasserman (guitarra), Alfonso Oliva (baixo) e Giorgio Santandrea (bateria), que fazem esses 42min voarem. Uma pena o fim precoce da banda, como varias bandas da mesma escola e estilo.

Vale ressaltar que quem não está acostumado com rock progressivo vai achar a coisa mais chata e estranha da terra. É cantando em italiano. Além desse cd, foi lançado em 1992, “Dietro l'Uragano”, um disco com apenas o instrumental do que viria a ser seu segundo cd.

Texto:Finn

http://rapidshare.com/files/121573507/Alphataurus.rar.html


Nenhum comentário: