quarta-feira, 4 de junho de 2008

A volta de Matt “Fucking” Barlow e uma nova era para o Iced Earth por EddieHead

A volta de músicos consagrados nas suas bandas (geralmente os vocalistas) tem se tornado algo corriqueiro no mundo do Metal e Rock and Roll.Porém, sempre há um gostinho melhor quando a volta confirma ou até mesmo supera as expectativas.


Esse é o caso da volta de Matthew Barlow à banda norte americana Iced Earth, na qual integrou a banda a parir do terceiro trabalho “Burnt Offerings” e saiu deixando seu lugar para o ex-Judas Priest Tim Owens. Com Ownes, a banda lançou apenas dois discos completos (mais singles e regravações), mas o que já comprovava que, embora um dos maiores vocalistas da atualidade (afinal, não é qualquer um que entra numa banda clássica como o Priest) ele não conseguiu segurar as pontas, embora seu último trabalho, “Framing Armaggedon”, seja, na minha opinião, um dos melhores da história da banda.



Mas não foi apenas pela saída de Barlow e a chegada do Owens que a banda foi perdendo o prestígio com os fãs mais tradicionais (já que as vendas aumentaram), mas também o instrumental estava deixando a desejar, sem aqueles solos e melodias que já eram associados ao guitarrista e líder da banda John Schaffer.


Mas eis que surge a notícia da volta de Barlow e a promessa de um dos melhores álbuns de todos os tempos. Enquanto ele não chega, podemos ir apreciando e ter uma idéia do que esses norte americanos pretendem nessa nova era da banda, lançando oficialmente no dia 13 de junho (abaixo há um link para download das três primeiras músicas) o single “I Walk Among You”, que contém a inédita “I Walk Alone”, e as regravações “Setian Massacre”, “The Clouding” e “A Charge to Keep” (esta apenas para quem comprar o single no iTunes), as três do último disco com Owens.



Embora ouvir essas canções cantadas pelo Barlow seja muito interessante, acredito que o mérito desse single é, sem dúvida, a música inédita. Aqui, a banda apresenta uma sonoridade que vai na carona com o que ela tem feito nos últimos anos, não sendo uma volta “total” a época como do clássico “Something Wicked This Way Comes”. Assim, temos um som pesado, com as guitarras carregadas de riffs pesados, mas não deixando lugar para solos ou melodias. Apenas o refrão vem e sana essa falta, lembrando muito a fase Owens, com backing vocals acompanhando Barlow na melodia. Essa música com certeza seria ótima para abrir os shows da nova turnê, sendo rápida, pesada e podendo ter o refrão cantado por todos sem muitas dificuldades.


Então, o que posso dizer é que o Iced Earth, se continuar nesse caminho, vai ser “perdoado” pelos fãs mais radicais, manterá aqueles que conquistaram com Owens e poderá crescer muito mais dentro do cenário do Metal mundial, principalmente se suas turnês começarem a visitar países onde tem muitos fãs, como o Brasil.


Alegrai-vos, Crianças da Noite, porque Matt “Fucking” Barlow está de volta e o Iced Earth vai fazer tremer suas cabeças.


Nenhum comentário: