quarta-feira, 18 de junho de 2008

Iron Maiden no Download Festival 2007: As Músicas do Último Cd Tem Força ao Vivo!

Em 2006 o Iron Maiden lançou seu último álbum inédito até a presente data. Com o nome de "A Matter of Life and Death" ou AMOLAD (para abraviar), foi o terceiro disco como sexteto e, ao contrário do que aconteceu com seus dois álbuns antecessores ("Brave New World" e "Dance of Death"), muitas pessoas não gostaram ou esperavam mais do novo disco, inclusive eu.

Bem, sou fã do Maiden há vários anos, gosto de todos os álbuns, de todas as formações, conheço praticamente todas as letras de cor, mas não havia gostado muito do AMOLAD. Minha maior crítica e razão para isso era o fato de que a banda estava iniciando todas as faixas (com excessão da primeira, "Different Worlds", mais direta e da "The Pilgrim") de uma forma semelhante: com pouca velocidade, dedilhados atmosféricos, etc.
Mas longe de ser um álbum ruim, porque não acho que o Maiden tenha produzido algum álbum ruim, ele não me chamou a atenção e continuei ouvindo apenas os anteriores (embora visse com frequência os videos clipes das músicas novas).
Entretanto, tive acesso (e quem quiser e tiver paciência também terá: há um link abaixo de um site que disponiblizou o show, só que em sete partes) ao show em Donnigton, Inglaterra, como atração do Download Festival 2007.

Minhas expectativas eram grandes de ver (e ouvir) como as novas músicas se sairiam ao vivo, e não me decepcionei: as cinco músicas de AMOLAD agitaram a galera, da mesma forma que as de seus últimos discos. E mesmo com a banda tocando três delas seguidas no início do show, não fez o pessoal se decepcionar.

Claro que a expectativa de ouvir e ver os caras tocando clássicos (e só quem foi num show deles sabe o que é isso) já faz com que gostemos do que a banda faz no palco. Mas os senhores sabem agitar, mesmo diante de um grande público, algo que já estão mais que acostumados.

Assim, abrem com a primeira faixa, "Different Worlds", que foi cantada mais "agressivamente" pelo Bruce, tocam, depois de uma pequena conversa com o público, "These Colours Don't Run" e "Brighter Than a Thousand Suns", que ficaram muito boas ao vivo, com a introdução atmosférica e a entrada das guitarras, baixo e batera depois de forma a empolgar qualquer Headbanger.

Então, tocam a clássica "Wrathchild", que levou o público ao delírio, e Bruce ao chão, já que caiu na entrada da segunda parte da música, mas que, como profissional e grande vocalista que é, continuou cantando, embora tenha ficado sem jeito (afinal, cair na frente de milhares de pessoas deixaria qualquer um com vergonha!), "The Trooper", sem comentários.

Mas a grande novidade foi "Children of the Damned", música do clássico "Number of the Beast"(1982), e que, segundo o próprio Dickinson, há muito não era tocada. E como ficou: perfeita! Destaque para o Bruce, que cantou de forma competente, não tentando imitar completamente a versão original, e pra Adrian Smith, que com sua guitarra de braço duplo, levou a música para onde queria.

Depois dessa ótima surpresa, largam "The Reincarnation of Benjamin Breeg", provavelmente o maior sucesso de AMOLAD, e que, já escuro (o show iniciou de dia), só fez o ambiente ficar mais interessante. Por fim, "For the Greater Good of God" fecha a apresentação das novas músicas e, como as anteriores, foi tocada magistralmente e o público recebeu muito bem.
Depois daí, só os clássicos!

Vale destacar o ótimo palco da banda, um dos melhores que lembro ter visto, com vários efeitos sonoros e visuais, inclusive com Eddie pilotando um tanque de guerra (já que o disco todo é envolto por essa temática)!

Dessa forma, gostaria de compartilhar que esse é um ótimo show da Donzela, e que ninguém se arrependerá de olhar. E segundo o Bruce, seria gravado para um DVD, mas, pensando comigo, não sei se depois de seu tombo isso acontecerá. Brincadeira, é claro, mas com certeza seria um ótimo registro dessa turnê que, infelizmente, não passou pelo Brasil.

UP THE IRONS

Texto: EddieHead

Iron Maiden-Live At Download (2007)
1.Different World
2.These Colours Don't Run
3.Brighter Than a Thousand Suns
4.Wratchild
5.The Trooper
6.Children of The Damned
7.The Reincarnation of Benjamin Breeg
8.For the Greater Good of God
9.The Number Of The Beast
10.Fear of The Dark
11.Run To The Hills
12.Iron Maiden
13.2 Minutes to Midnight
14.The Evil That Men Do
15.Hallowed Be Thy Name

Nenhum comentário: