sábado, 7 de junho de 2008

Metal Brasileiro Sendo Muito Bem Representado na Europa pela Stormental


Muitas vezes nós, que curtimos Heavy Metal e também outras vertentes do Rock, não olhamos para nosso próprio território, somente escutando bandas estrangeiras, geralmente vindas da Europa e Estados Unidos, o que acaba nos deixando totalmente alienados quanto à produção de ótimas bandas nacionais. Ficamos pensando que o Metal nacional se resume em Angra, Shaman, Sepultura, etc.


Eu mesmo sou uma pessoa que apenas de um tempo pra cá tenho procurado escutar o som da galera verde e amarelo, na busca de algo diferente, porque também tem muita banda nacional cópia de outra gringa.


Tal é minha surpresa, após fuçar no site Orkut em busca de algo pra escutar, encontrei um tópico com o link do site da banda Stormental (link de acesso abaixo), com o pessoal gabando o som dos caras, o que me fez acessar e ter uma agradável surpresa: a própria banda disponibilizou dois trabalhos seus para download gratuito, além de uma prévia de seu primeiro DVD (isso mesmo, logo teremos um DVD) e um documentário da banda em sua turnê pela Europa.


A banda conta com Alexei Leão no vocal, Andrei Leão com o baixo, Rafael Scopel na guitarra (que saiu recentemente, mas a banda ainda não anunciou o substituto) e Marcos Feminella é o baterista e vem de uma turnê de sucesso pela Europa, como consta no site oficial da banda, tocando inclusive ao lado Gamma Ray, Primal Fear e Marduk num festival na Eslováquia.
É incrível como podemos encontrar bandas de tão alto nível, como é o caso da Stormental (que recebeu elogios das melhores revistas especializadas), banda de Florianópolis, Santa Catarina, que faz um Metal Progressivo que muito me agradou, além de ter sido uma atração na Europa e lá estar indo muito melhor do que aqui no Brasil, justamente por darmos pouca atenção aos nossos músicos. O que digo aqui é que esta banda é o futuro do Metal Progressivo, não demorando para logo despontar mundialmente como uma das revelações do estilo.



Nada disso é exagero, basta conferir músicas de seu primeiro álbum de mesmo nome da banda, como “The Conquer”, que abre o disco muito bem, com um virtuosismo característico do estilo que a banda propõe, mas não sendo aquela coisa chata, com solos infinitos. Além dessa, em seguida temos “Rising”, ótima para bangear, tanto que no seu EP “Unleashing the Madness” ela reaparece sendo tocada ao vivo e empolgando muito. “Stormental” também se destaca muito, valendo destacar o vocal limpo, claro e preciso de Alexei Leão, que nem parece ser de um brasileiro, por não mostrar aquele sotaque característico.


Do EP já citado, o grande destaque é “Introducing The End” (gravada originalmente no primeiro álbum), que aqui ganha uma versão orquestrada e que ficou simplesmente perfeita! Aqui eles apresentam mais duas composições inéditas, que vão seguindo na mesma linha do que eles fizeram no seu disco de estréia, mas trazendo uma “balada” (Mas que traz um som pesado em partes da música) “In Front of You”.


Enfim, essa banda é mais um prova de que o Brasil está muito bem representado internacionalmente, cabendo a nós observarmos mais nossas bandas, pois muitas nada deixam a dever e até superam as de países com mais tempo de cultura Heavy Metal.
Stay Heavy


Acesse o Site da Stormental

Texto:EddieHead

Nenhum comentário: