sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Primeiro e Último Álbum da Banda de Uli Kusch, Ride the Sky: Relembrando Masterplan ou Mera Coincidência?

O batera alemão, Uli Kusch, que já tocou em grandes bandas como Gamma Ray, Helloween e, mais recentemente, no Masterplan, já é um nome consagrado dentro do Heavy Metal, sendo que não precisa mais comprovar que é um dos maiores músicos do estilo.

Então, eis que em 2007 ele retorna com sua nova banda, Ride The Sky, tendo ao seu lado os irmãos Bjørn Jansson (vocal, ex-Beyond Twilight) e Benny Jansson (guitarra, XSavior), Mathias Garnås (baixo, XSavior) e Kaspar Dahlqvist (teclados, ex-Stormwind). Mas aqui vai um aviso: este é um álbum para quem gosta de Masterplan. Ora, por quê? Simplesmente pelo fato de que este, que foi o primeiro e último (pelo menos por tempo indeterminado) disco da banda, que no inicio deste ano de 2008 encerrou atividades por não estarem estimulados a continuar com a banda, lembra muito a antiga banda do batera.

Tudo bem uma banda apresentar semelhanças com outra, ainda mais se algum integrante migrou duma para outra. Porém, aqui não só o instrumental, que embora um pouco mais trabalhado em certas partes (pra mim a bateria e a guitarra deixam a desejar se comparado aos dois primeiros discos do Masterplan) e em outras bem clichê, mas o vocalista Bjørn Jansson é, literalmente, uma “cópia” do primeiro vocalista do Masterplan, Jorn Lande (sendo que, ao escutar, pensei se tratar deste, tendo que acessar a net em busca da formação da banda), inclusive ambos tendo vindo da banda Beyond Twilight. As semelhanças são imensas. Acho que nunca ouvi um vocal tão parecido com outro (nem mesmo o Tim Owens é tão parecido com o Metal God Halford do que estes caras). Mas isso por si só é um elogio, principalmente vindo de quem pensa que Jorn lande é um dos maiores vocalistas da história do Metal, e que acompanha sua trajetória desde o Masterplan e que neste exato momento que escreve esta matéria está ouvindo seu novo disco solo (mas é outra história).

Neste disco, “New Protection”, o Ride The Sky apresenta um som com pegada bem power, com riffs típicos (o que não deixa de ser muito interessante), um teclado mais destacado do que estamos acostumados, o vocal alcançando uma potência que realmente empolga, o baixo fazendo o trabalho de acompanhar o batera Uli Kusch, que também não decepciona, embora este que escreve prefira o no Masterplan.

Falando na sua antiga banda, com certeza este álbum é muitas vezes mais empolgante e cativante do que o terceiro da carreira dos também alemães do Masterplan, que agora não contam mais com o batera já citado e com o vocal de Jorn Lande, o que é uma pena, pois “MK II”, nome do cd, decepcionou.

Então, este álbum “New Protection” vai, com toda certeza, agradar aos fãs de Masterplan, mas não espere algo muito diferente do que eles costumavam fazer. Aqui a novidade não é levada muito em conta, sendo um disco para matar a saudade, podendo muito bem ter sido este o terceiro álbum do Masterplan, o que teria sido perfeito, pelo triste fato de que a banda está muito saturada e esta Ride The Sky, infelizmente, encerrou suas atividades.

Assim, para os apreciadores de Powermetal, que gostam de Masterplan em seus dois primeiros álbuns e que não conhecem esta nova e já extinta banda, podem ir com tudo no link abaixo para conhecer mais um ótimo som metálico vindo da Alemanha.

Stay Heavy

Texto:EddieHead

TrackList:
1. "New Protection"
2. "A Smile from Heaven's Eye"
3. "Silent War"
4. "The Prince of Darkness"
5. "Break the Chain"
6. "Corroded Dreams"
7. "The End of Days"
8. "Far Beyond the Stars"
9. "Black Cloud"
10. "Endless"
11. "Heaven Only Knows"
12. "A Crack in the Wall"

Nenhum comentário: