terça-feira, 17 de junho de 2008

Clássicos: Heaven and Hell (1980) – A Chegada de Ronnie James Dio


Há certos álbuns que se tornam imortais. Que ao longo da década são escutados, lembrados e ajudam a manter viva a história do Metal.

Entre eles temos o álbum Heaven & Hell, que não só marcaria uma nova fase para os Pais do Heavy Metal, Black Sabbath, como, para mim, estaria abrindo caminho para a década de 80, para um Metal mais consistente, mais característico, já que bandas como Deep Purple, Judas Priest, e o próprio Sabbath apresentam ainda muitos elementos do hard rock.

Com uma capa que por si só causa polêmica, traz letras escritas todas pelo novo vocalista, Ronnie James Dio, que já havia cantado em outras grandes bandas, como Rainbown e Alf. E o baixinho dá um show, marcando ali sua sina de ser um dos maiores vocalistas do Heavy Metal de todos os tempos.

A formação, exceto pela entrada de Dio, permanecia a mesma do inicio da carreira, nos pubs de Birmingham, Inglaterra, no final dos anos 60, mas a sonoridade e pegada da guitarra de Tony Iommi, o baixo de Geezer Buttler e a bateria de Bil Ward estavam agora mais firmes, mais característica e, por que não, melhor do que antes (os fãs da fase Ozzy me desculpem).

Destaques: TODAS AS MÙSICAS! É incrível como um álbum pode ter clássicos atrás de clássicos, como “Neon Knights”, que abre o disco, “Children of the Sea”, uma “balada” macabra, “Lady Evil”, com sua levada “dançante”, “Die Young”, com uma atmosfera e pegada de dar inveja em muita banda por aí, assim como "Lonely is the Word", que fecha o disco magistralmente. E, claro, a clássica “Heaven and Hell”, que até hoje não sai do repertório da carreira solo do Dio, e sempre fora cantada pelos vocalistas que vieram depois (exceção do Ozzy quando voltou), além de ser o nome da banda agora, que voltou com a mesma formação dos discos posteriores a esse: Mob Rules e Dehumanizer, e que está arrasando o mundo novamente tocando praticamente o álbum Heaven and Hell na íntegra.

Com toda a certeza disco obrigatório em qualquer casa onde more um Headbanger, e até mesmo quem não é muito chegado no Metal, pode gostar do disco. Tudo isso sem a banda perder o seu som característico e que até hoje influencia a música pesada em todo o mundo. Afinal estamos falando do Black Sabbath.

Stay on the Road

Texto:EddieHead






Black Sabbath - Heaven and Hell (1980):
1. Neon Knights
2. Children of the Sea
3. Lady Evil
4. Heaven and Hell
5. Wishing Well
6.Die Young
7. Walk Away
8. Lonely Is the Word

Nenhum comentário: