sábado, 12 de dezembro de 2009

My Dying Bride: Terceiro Pilar do Doom Metal



A Inglaterra não é uma nação tão famosa por bandas de doom Metal, mas é de lá que surge, em 1990, uma das grandes do gênero, My Dying Bride. A banda que iniciu mesclando Death com Doom Metal, passou por algumas alterações sonoras, nada muito significativo, mas que apresentava a banda de maneiras distintas, um reflexo também da passagem de várioss músicos pelo grupo.

Este ano o grupo lançou seu 10º disco nessas quase duas décadas de Doom Metal. “For Lies I Sire” (2009) surgiu em março deste ano e foi aclamado pela mídia (e, claro, pela própria banda) como o melhor trabalho até então, incusive com o retorno de violinos às músicas. Além desse álbum, a banda liberou o single “Bring Me Victory” (2009).

Esta é a terceira grande banda de Doom Metal que neste ano lançou material inédito em cd completo, depois de três anos desde o último lançamento. É o caso também de Candlemass e Katatonia (confira aqui no blog as resenhas de seus álbuns).

Porém, a banda traz um diferencial neste álbum em relação aos lançamentos das demais, que são os instrumentos como violinos, tocados magistralmente. Além disso, a banda neste álbum está mais direta, com músicas empolgantes, o que é dificil de crer quando falamos em Doom Metal.

Aos fãs que esperavam material inédito desde 2006, quando lançaram o também ótimo “A Line of Deathless Kings”, este novo álbum vai agradá-los, absolutamente. A banda está ai para bater de frente com as já citadas referências do gênero.

Eu não saberia dizer qual dos álbuns desse gênero lançados este ano é o melhor, tamanha a qualidade que as bandas estão empregando, ao mesmo tempo em que resgatam o verdadeiro Doom Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica


Banda: My Dying Bride
Álbum: For Lies I Sire
Ano: 2009
Tipo: Doom Metal
País: Inglaterra

Formação

Aaron Stainthorpe – Vocal
Hamish Glencross - Guitarra
Andrew Craighan - Guitarra
Dan Mullins - Bateria
Lena Abé - Baixo



Tracklist

1.My Body, a Funeral
2.Fall with Me
3.The Lies I Sire
4.Bring Me Victory
5.Echoes from a Hollow Soul
6.ShadowHaunt
7.Santuario di Sangue
8.A Chapter in Loathing
9.Death Triumphant

Nenhum comentário: