quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um Presente Especial Para a França e o Mundo



É tão bom ver uma banda essencial para a história do Heavy Metal, um dos quatro pilares fundadores do Thrash Metal, voltar com força máxima, não vista havia muitos anos.

É o Metallica que só tem colhido frutos, prêmios e uma turnê histórica desde o lançamento do álbum “Death Magnetic” (2008), que superou em muito as expectativas, já que o nome da banda ficou bastante ferido nos últimos álbuns.

Foram precisos cinco anos, com mudança na formação, brigas judiciais, para que os caras voltassem a tcoar o Thrash Metal que só eles sabem fazer.

Sobre o disco não é preciso falar mais nada, o que impressiona é a turnê que se seguiu, ao redor de todo mundo e que também apontará aqui pelo Brasil na maior turnê na América Latina que a banda já realizou.

Porém, é sobre a França que falaremos aqui. Afinal, Metallica parece ser a badna mais amada pelos franceses, bastando ouvirs os inúmeros bootlegs de lá. Este ano a banda resolveu agrader esse fanatismo lançando um DVD oficial da turnê “World Magnetic Tour” apenas na França.

Falo de “Français Pour Une Nuit” (2009), lançado apenas em DVD e somente no país onde foi gravado, na cidade de Nimes. O show, aliás, é uma paulada na orelha. É incrível a energia desses caras. Parece outra banda desde a fraca turnê de “St. Anger” (2003).

Deixaram de lado músicas desse cd e do álbum “Load” (1996), que embora agarde a uma parcela de shows, talvez só a faixa “Ain’t My Bitch” mereceria ser tocada ao vivo. De “Reload” (1997), que segue a mesma linha, se salvou apena “Fuel” e que mesmo assim fica apagada perto de clássicos que a banda há muito não tocava, como “Blackned” (que abre o DVD), “Dyers Eve” e “Harvester of Sorrows”, todas do disco de 1988 “...And Justice For All” (além de “One” que sempre tocam), além de Seek and Destóy do primeiro álbum e a cover “Stone Cold Crazy” do Motorhead.

O palco foi montado numa “réplica” do Colliseu de Roma, o que ficou ótimo, com o imenso público em volta da banda, num palco mais simples, deixando que a banda faça seu show sem muitos efeitos.

Mas o grande méritos são as faixas do último álbum. “Broken, Beat & Scarred” ficou ótima, sendo o refrão já conhecido por todos. “All Nightamare long” também é um sucesso ao vivo, assim como “Cyanide” e a primeira faixa liberada do disco novo “The Day That Never Comes" também se destacam.

Clássicos absolutos como “Master of Puppets”, “Enter Sandman” e “Creeping Death” dispensam comentários. “Sad But True” teve sua melhor versão ao vivo já gravada oficialmente, com James cantando o refrão antes de começar a música e o público faz sua voz sumir, praticamente.

É um show e tanto, com certeza a melhor apresentação da banda que já pude ver (em vídeo, claro). Para os brasilerios que poderão ver a banda em janeiro de 2010, aí já podem ter uma idéia do quee sta vindo. E há, também, o mais novo DVD da banda com as três apresentações no México. Mas isso é outra história.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Metallica
DVD: “Français Pour Une Nuit”
Ano: 2009
Tipo: Thrash Metal
País: EUA
Link (do áudio retirado do DVD e postado no blog Keepers of Metal): Parte I http://linkbee.com/EI7W6 Parte II http://linkbee.com/EJDGX

Formação


James Hetfield (vocal e guitarra)
Lars Ulrich (bateria)
Kirk Hammet (guitarra e vocais de apoio)
Robert Trujillo (baixo e vocais de apoio)


Tracklist

1. Blackened
2. Creeping Death
3. Fuel
4. Harvester of Sorrow
5. Fade to Black
6. Broken, Beat & Scarred
7. Cyanide
8. Sad but True
9. One
10. All Nightmare Long
11. The Day That Never Comes
12. Master of Puppets
13. Dyers Eve
14. Nothing Else Matters
15. Enter Sandman
16. Stone Cold Crazy
17. Motorbreath
18. Seek and Destroy

Nenhum comentário: