terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gothic Metal Como Nos Velhos Tempos



O Metal Gótico vive um tempo em que, ou a banda sabe ser criativa e apresentar alguma sonoridade própria, ou acaba caindo numa repetição clichê, e não marca história.

Theatre of Tragedy foi uma das primeiras bandas do gênero e a primeira a utilizar a técnica de mescla de vocais masculinos guturais constratando com femininos líricos, amado por muito e odiados por outros. Este ano os noruegueses trouxeram mais um disco que cabe perfeita mente na definição de Gothic Metal.

Estou falando de “Forever is the World” (2009). Este é o oitavo álbum dessa banda que surgiu em 1992 e que teve que se encontrar novamente com a saída de Liv Kristine (vocal) e a adaptação da nova vocalista Nell Sigland no álbum “Storm” (2006). Enquanto isso, Liv monta a banda Leave’s Eyes que está indo muito bem, mas com um som mais moderno que de sua antiga banda.

Embora um bom disco e uma primeira iniciativa de volta às origens, “Storm” (2006) desagrada a muitos e a banda se vê numa luta para se manter atuante dentro do Gothic Metal, e não se tornar apenas a banda que começou com o estilo.

Este ano a banda se redimiu, com o álbum em questão. Nele, a banda retorna ao uso de alguns vocais guturais de Raymond Rohonyi e os “leves” e femininos de Sigland. Mas além disso, a banda está tocando novamente aquele gênero de Gothic Metal que os consagrou mundialmente, com certeza agradando aos fãs da fase inicial da carreira do grupo.

Assim, deixo aos fãs a curiosidade sobre os destaques. Mas até mesmo para mim, que sou muito crítico quanto à esse estilo de som, agradou-me, embora ainda prefira os vocais não tão enjoativos de Liv Kristine. Mas aí é outra história. Indicado aos fãs da banda e apreciadores do mundo Gótico.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Theatre of Tragedy
Álbum: Forever is the World
Ano: 2009
Tipo: Gothic Metal
País: Noruega
Link (do blog Keepers of Metal): http://vxmsrc.link-protector.com/
Senha: www.keepersofmetal.ipbfree.com

Formação

Raymond Rohonyi (vocal gutural)
Nell Sigland (vocal feminino)
Frank Claussen (guitarra)
Lorentz Aspen (teclado)
Vegard Thorsen (guitarra)
Hein Frode Hansen (bateria)


Tracklist

1.Hide And Seek
2.A Nine Days Wonder
3.Revolution
4.Transition
5.Hollow
6.Astray
7.Frozen
8.Illusions
9.Deadland
10.Forever Is The World

Nenhum comentário: