sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arch Enemy: “Khaos Legions” – Muita Melodia Para Pouco Caos

Banda sueca lança seu 9º disco de estúdio após 4 anos sem material inédito

Depois de lançar o excelente “Doomsday Machine”, aparentemente o Arch Enemy vinha metendo o pé no freio, sendo que “Rise of Tyrant” (2007) se mostrava apenas como um trabalho mediano. Aparentemente a velha forma estava voltando, já que eles tiveram a “manha” de regravar seus primeiros trabalhos no disco “The Root of All Evil” (resenha aqui no Road) de 2009. Assim minha expectativa era de um trabalho simplesmente brutal, mas...

Michael Amott (guitarra) é um gênio e isso é inegável. As notas, os arpejos, tudo que esse cara toca é simplesmente técnico e genial. Seu irmão Christopher (guitarra) não fica atrás (se bem que a saída e depois volta para banda não me soou muito autêntica), Angela Gossow (vocal) veio mostrar que mulheres entendem e podem muito bem tocar Metal Extremo, já a cozinha da banda composta por Daniel Erlandsson (bateria) e Sharlee D’Angelo (baixo) são fortes e não servem para apenas tampar buracos, entre os solos de guitarras.

Sendo assim, você deve estar se perguntando “então, por que esta criticando o álbum, Harley, seu doido?”

Porque esse “Khaos Legion” conseguiu provocar sentimentos de alegria e raiva ao mesmo tempo (muito parecido com que eu sinto ouvindo o novo do Morbid Angel).

Alegria veio ao sons de “Yesterday is Dead and Gone”, porrada que ganhou clipe (curta ao fim da matéria), “Vengeance is Mine” e “Cruelty Without Beauty”, um massacre vocal de Angela que vai deixar muito marmanjo com inveja. Além de “Cult of Chãos” que tem uma grande letra e um inicio que levanta até defunto.


Grupo é um dos principais nomes do chamado Death Metal Melódico

Agora se todo o álbum fosse assim seria o destaque do ano disparado, só que ai a coisa desanda sendo que algumas músicas se tornam repetitivas, algumas melodias aparecem totalmente “quebra clima” e a pobre Angela aparentemente fica perdida nos meio disso tudo.

Veja faixas como “No Gods, No Masters” (letra incrível, som comercial) além de “Secrets” e “Turn to Dust (Instrumental)” que ficaria muito boa em um CD solo dos Amott.

Para manter a tradição, mais um cover, dessa vez de “The Zôo” do Scorpions, que ficou muito legal, mas difícil de se reconhecer na hora.

"Khaos Legions" vai realmente aumentar a legião de fãs e é um álbum muito bom para quem não conhece a história da banda. Já para quem é fã das antigas (fase Johan Liiva), vai achar que o Arch Enemy deixou um pouco a agressividade, coisa que seria bom recuperar o mais rápido possível relembrando bons tempos de obras clássicas como “Black Earth” (1996) e “Stigmata” (1998).


Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação e Myspace dos músicos

Ficha Técnica

Banda: Arch Enemy

Álbum: Khaos Legion

Ano: 2011

País: Suécia

Tipo: Death Metal Melódico


Formação

Angela Gossow (Vocal)

Michael Amott (Guitarra)

Christopher Amott (Guitarra)

Daniel Erlandsson (Bateria)

Sharlee D’Angelo (Baixo)


Tracklist
1 Khaos Overture (Instrumental)
2 Yesterday Is Dead and Gone
3 Bloodstained Cross
4 Under Black Flags We March
5 No Gods, No Masters
6 City of the Dead
7 Through the Eyes of a Raven
8 Cruelty Without Beauty
9 We Are a Godless Entity (Instrumental)
10 Cult of Chaos
11 Thorns in My Flesh
12 Turn to Dust (Instrumental)
13 Vengeance Is Mine
14 Secrets
15 The Zoo
16 Snow Bound (Acoustic)

Site oficial

www.archenemy.net

Vídeo clipe do single “Yesterday is dead and Gone”

http://www.youtube.com/watch?v=rRkc08_dR-0

Garanta seu exemplar na pré-venda da Die Hard

http://www.diehard.com.br/lojaweb/detalhes.asp?codprod=24891&codtipo=1

Nenhum comentário: