quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cruachan: Folk, Black e Ódio

Grande nome do Metal irlandês

Nadando contra a maré do estilo, o Cruachan é conhecido por nunca ter usado melodias mais alegres e felizes como o Korpiklaani ou o nosso Tuatha de Danann, desde sua formação em 2003 lá em Dublin na Irlanda surgidas da cinzas do também grande Minas Tirith.

É claro que de uns tempos para cá (do álbum “Pagan” de 2004 adiante) eles vinham perdendo um pouco de sua agressividade e colocando até mesmos alguns vocais femininos, deixando os elementos folks mais evidentes e ganhando até mesmo mais destaque na mídia especializada, sendo taxada por alguns “especialistas” como oportunistas, o que é injusto já que os mesmos são contemporâneos do grande Skyclad.

Entretanto, a horda liderada por Keith Fay parece que aprendeu com os erros e quer largar a mão de ser chamada de banda de segundo escalão e vem com esse “Blood On the Black Robe”, o seu trabalho mais maduro a anos, mostrando um grande apanhado de tudo que foi feito até aqui pela banda.

A primeira faixa “Na Bean Sidhe” pode até soar como o trabalho atual dos caras, com os vocais femininos fazendo uma bela melodia só que no meio da canção Fay já mostra quem manda e os vocais femininos ficam para segundo plano, ressaltando o Black Metal cru, gélido e extremamente bonito dos primórdios da banda.

Assim, o restante do CD não traz surpresas para os verdadeiros fãs de Folk Metal. A faixa titulo tem um andamento puramente Black Metal old scholl (exatamente por isso não saiu do meu player por um tempão) e a temática é uma das mais odiosas já vistas, sendo que ao ler as traduções deu vontade de sair e matar esses malditos invasores, rsrsrsrs.

“I Am Warrior” ganhou um clipe e é realmente a mais “comercial” do trabalho, mas mesmo assim possui grandes destaques ao lado de outros hinos como “To War” ou “Pagan Hate”, uma verdadeira marcha de batalha, além também das instrumentais como “Brian’s Borun March”, grandiosa tanto na parte elétrica como na mais folk.

Então, bangers, é um grande trabalho. O negócio é manter esse ritmo para enfim ganhar maior reconhecimento mundial, tanto que a banda anunciou sua primeira turnê pela América do Sul, com data já agendada para São Paulo/SP em outubro. É esperar e ver!

Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação e Metal.Com


Ficha Técnica

Banda: Cruachan

Álbum: Blood On the Black Robe

Ano: 2011

País: Irlanda

Tipo: Folk Metal/Pagan Folk Black Metal


Formação
Keith "Fay" O'Fathaigh (Vocais, Guitarra elétrica e acústica, teclados, Percussão, Bodhran, Mandolin)
John Clohessy (Baixo)
Colin Purcell (Bateria)
John Ryan Will (Tin Whistle, Violino, Bouzouki, Banjo)
John "Fay" O'Fathaigh (Instrumentos folclóricos)

Tracklist

1. To War
2. I Am Warrior
3. The Column
4. Thy Kingdom Gone
5. An Bean Sidhe
6. Blood on the Black Robe
7. Primeval Odium
8. The Voyage of Bran
9. Brian Boru’s March
10. Pagan Hate
11. The Nine Year War


Veja o vídeo de “I Am Warrior


Acesse

Site Oficial

Myspace

Facebook

Anúncio oficial de shows na América do Sul e Central


Nenhum comentário: