Que Jorn Lande se tornou um dos grandes nomes do Heavy Metal mundial todo mundo sabe, já que seus inúmeros discos, seja em bandas como Masterplan ou Avantasia, até o ápice de dividir os vocais com Glenn Hughes (Trapeze, Deep Purple, Black Country Communiun) no show de homenagem a Dio com o Heaven and Hell, são trabalhos em que o Hard Rock e o Heavy Metal se encontram na sua forma mais cristalina.
Esse vocalista norueguês, já com seus 43 anos, fez por merecer estar onde está, cada vez mais no topo da cena Hard & Heavy Metal mundial. A cada banda que passou, como Vagabond, no Ark, com o Masterplan (onde estourou para o mundo), ou ainda na carreira solo, a verdade é que Jorn Lande é um dos nomes mais lembrados como aquele que carregará a chama dos anos 70/80 até o fim de seus dias.
Como Jorn, lançou seu primeiro e modesto disco em 2000 (“Starfire”), cuja sequência trouxe mais sete discos de estúdio, além do álbum ao vivo “Live in America” (2007). Nesse tempo, foi se tornando cada vez o que é hoje. E não é para menos, a carreira solo do cara, embora não emplaque hits como no Avantasia ou Masterplan, não deixa a desejar e agrada até sessentões que curtiam o Rock setentista.
Lande é um dos maiores vocalistas do Harc e Heavy Metal da atualidade
Cantando no famigerado Sweden Rock Fest 2010 diante de 20 mil pessoas em 10 de junho, na Suécia, aproveitou para registrar seu segundo trabalho ao vivo, dando cria à “Live in Black” (2011), que traz a turnê de seu último disco de inéditas, “Spirit Black” (2009), que inclusive já resenhamos aqui.
São dois CDS/DVD que registram os maiores e melhores sons da carreira do vocalista, acompanhado pela sua banda que, se não é tão extraordinária quanto o vocalista, pelo menos merecem o posto que tem.
Jorn e banda no Sweden Rock Fest 2010
Falando do lançamento, este supera seu antecessor, especialmente pelos sons contidos neles, já que a carreira solo é o foco e não encontramos mais as versões de clássicos do Heavy Rock, como Deep Purple e Dio (como no ao vivo anterior), com exceção de “Are You Read?” (Thin Lizzy). Talvez o ponto negativo sejam apenas os solos. São dois de guitarras e um de bateria que, embora deem certo clima, ficam meio deslocados.
Ao total são 17 faixas (incluindo os solos), executados com grande precisão pela banda que acompanha Jorn: Tor Erik Myhre e Tore Moren nas guitarras, Nic Angiler no baixo e Willy Bendiksen na bateria.
Embora seja um cara cheio de projetos interessantíssimos, é legal ver que sua carreira solo segue firme e forte, lançando grandes discos e registrando importantes momentos, como foi esse show no Sweden Rock Festival. Vale conferir este CD/DVD.
Stay on the Road
Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Jorn (carreira solo de Jorn Lande)
Álbum: Live in Black (CD/DVD ao vivo)
Ano: 2011
País: Noruega
Tipo: Heavy Metal/Hard Rock
Formação
Jørn Lande (Vocal)
Tor Erik Myhre (Guitarra)
Tore Moren (Guitarra)
Nic Angileri (Baixo)
Willy Bendiksen (Bateria)
Tracklist
Disco I
1. Road of the Cross
2. Shadow People
3. Below
4. We Brought the Angels Down
5. Stormcrow
6. Spirit Black
7. The Inner Road
8. Man of the Dark
Disco II
1. Blacksong
2. Guitar Solo (Tore Moren)
3. Tungur Knivur
4. Guitar Solo (Tor Erik Myhre)
5. Rock and Roll Angel
6. Drum Solo
7. Soul of the Wind
8. Are You Ready? (Thin Lizzy cover)
9. War of the World
Assista War of the Worlds
Veja o trailer de divulgação aqui.
Acesse
Compre o CD/DVD pela Die Hard aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário