terça-feira, 20 de agosto de 2013

Gangrena Gasosa: "Desagradável" - Documentário Conta a Saga dos Criadores do "Saravá Metal"


Lançado ainda no primeiro semestre deste ano, com produção da Black Vomit Filmes, "Desagradável" é um documentário que conta a trajetória desta cultuada e genial banda, que, mesmo com todas as dificuldades e limitações impostas, fossem financeiras ou técnicas, foi criando um estilo todo próprio, com muito peso, ironia e agressividade, sendo lapidado através dos anos, e, apesar das mudanças de formação e até encerramento das atividades, sempre despertou, no mínimo, a curiosidade do público, inclusive de fora do circuíto Metal ou Underground. 

Realizado com auxílio de crowdfunding, o documentário conta com gravações raras e depoimentos de gente como João Gordo, Jello Biafra, Pedro Só, Tom Leão e outros, incluindo integrantes e ex-integrantes da banda. São cerca de 200 minutos, com direção e produção de Fernando Rick e também do vocalista Ângelo Arede (na banda desde 94, e responsável pelo retorno às atividades).


São várias histórias, imagens e relatos que contam a saga da maior, primeira e única banda de Saravá Metal do mundo! E você vai rir, se espantar e, quem sabe até se assustar (certo que alguns também, algo normal na trajetória da banda, podem achar algumas letras ou histórias ofensivas ou de gosto duvidoso), nesse bem feito e divertido documentário, onde histórias como os ritos nos shows, onde farofa e outros artefatos são jogados na galera, as brigas, as roubadas, a tour na Alemanha e Áustria, onde até quase foram espancados por Skinheads.

Criada no início dos anos 90, com a ideia surgindo durante um show do Ratos de Porão no Circo Voador (RJ), onde alguns dos primeiros integrantes pensaram em formar uma banda, para um dia abrir um show do Ratos, o Gangrena Gasosa, assim que tomou forma, logo foi chamando a atenção no underground carioca, seja pelos shows enérgicos ou pelo inusitado rótulo que a banda adotou, proclamando-se a primeira  banda de "Saravá Metal" do mundo.


No boca a boca do público que presenciava a banda, a fama do Gangrena foi se espalhando, atraindo mais fãs e curiosos que queriam ver de perto aqueles caras, que com um mistura de Hardcore, Metal, cultura afro-brasileira e pontos de candomblé, faziam um show "esporrento", com os integrantes se vestindo de entidades e jogando os "ingredientes" que compõem uma tradicional macumba no meio da galera.

E as letras, sempre bem sacadas, ao invés de falar de demônios e deuses de outras culturas, falavam de entidades da cultura dos terreiros do Brasil, como orixás, pomba-giras e pretos-velhos!


Em 1991, a banda lançou seu primeiro álbum, "Welcome to Terreiro", cujo título já mostrava toda a ironia e bom humor da banda, que sempre apresentou grandes sacadas, como os títulos e letras das músicas. Neste primeiro álbum, podemos encontrar "Troops of Olodum", "Despacho From Hell", "Pegue Santo Or Die", além de outras. O disco foi lançado pela Rock It!, selo de Dado Vila Lobos, infelizmente, os produtores não souberam captar a proposta, deixando o som sem o peso e a agressividade que a banda apresentava ao vivo.

Em 1993, a banda cumpriu a meta que foi o motivo de sua criação, abrindo show do Ratos no Circo Voador, com público de cerca de 3 mil pessoas. No ano de 2000, lançam o segundo álbum, através do selo tamborete, com o genial título de "Smells Like Tenda Spirita" (título que é uma bem humorada "versão saravá" do título do álbum do Nirvana, "Smells Like Teen Spirit").


Neste álbum estão mais presentes as percussões, de modo a deixar mais evidentes e caracterizadas as influências dos batuques de terreiro e da cultura brasileira, algo que não era tão visível no início. Músicas como "Matou a Galinha e Foi ao Cinema", "Benzer até Morrer/Kurimba Ruim" (versão "saravá" de Beber até Morrer, do Ratos), "Timbalada de Caveira" e a genial "Centro do Pica Pau Amarelo", onde falam que os personagens do clássico de Monteiro Lobato, "O Sítio do Pica Pau Amarelo", são praticantes das "obscuras artes"!!!


Em 2001, seguem em tour no exterior, com 28 shows na Alemanha e Áustria, porém, em 2002, a banda de dissolve, devido a vários problemas.

Em 2005, Ângelo Arede consegue reformular a banda, trazendo de volta alguns antigos membros, como Cid e Ronaldo Chorão, fundadores e responsáveis pela maioria das letras, e agora, contando com uma produção melhor, inclusive tendo até o seu "Diabão Oficial", seja visual ou musical, procurando realmente valorizar, caracterizar e mostrar a temática, não só no visual, mas mais claramente na sonoridade, para que ficasse realmente explícito que o que o Gangrena faz é o puro "Saravá Metal".

Com novas músicas que foram se tornando novos "clássicos" da banda e verdadeiros hits no youtube, como a impagável "Eu Não Entendi Matrix" e "Quem Gosta de Iron Maiden, Também Gosta de KLB" (Onde zoam com a playboyzada que posa de Banger, mas aí aparece com camiseta do Slipknot e curtindo outras coisas da "moda"). Lançaram os EPs "666" e "12 12 12", em 2006 e 2007, e, em 2011, registram as novas músicas no seu álbum melhor produzido até agora, "Se Deus é 10, Satanás é 666", com uma produção excelente e digna da história do Gangrena.


Em 2013, lançam o documentário "Desagradável", que vem em DVD duplo, tendo, além do documentário, show da banda, gravado em 2011 (veja o trailer do show no fim da matéria), com produção de palco feita por André Kapel Furman, responsável pela produção dos efeitos do último filme de Zé do Caixão, mais o clipe de "Cambonos From Hell" e um documentário feito em 93, "Saravá Metal", que foi exibido na Rede Manchete.

Um item que vale a pena ser adquirido (item obrigatório, eu diria), onde, além da história da banda e do excelente show, onde os cambonos desfilam seus clássicos, cheios de humor, macumba e porradaria, temos um belo documento onde podemos identificar vários fatos, lugares (como o Circo Voador e o Garage) e personagens que fizeram e fazem parte do Underground e da música pesada nacional.
E é isso aí! pegue santo or.....die!!!!




Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos Divulgação













Nenhum comentário: