quarta-feira, 23 de julho de 2014

Kalidia: Metal Com Melodia e Elementos Sinfônicos, Mas Tentando Fugir dos Rótulos


Depois de um bom cartão de visitas, o EP "Dance of the Four Winds" (2012), os italianos do Kalidia lançaram recentemente seu debut, "Lie's Device", de forma independente, tendo na produção Alessio Lucatti (Vision Divine, Etherna). E é interessante a quantidade de boas bandas que têm surgido, lançando trabalhos de forma independente, ou utilizando-se de um selo somente para a distribuição, então, temos de ficar atentos a muitas pérolas que, graças a internet (se a internet tem um lado que pode ser nocivo, devido aos downloads ilegais, por outro lado, tem benefícios, e parece que o mercado e as bandas já se adaptam melhor a este fator), podemos tomar conhecimento.

A banda apresenta uma sonoridade que mescla elementos do Metal tradicional, Power, Epic e Symphonic Metal, com muita melodia e os belos vocais de Nicoletta Rosselini, que possui um registro de voz limpo e marcante, muito agradável, fugindo daquele estilo que vai mais para o soprano, e também não chega a ser naquela linha mais puxada para os vocais tradicionais, como Doro Pesch ou Leather Leone.


Conforme falei antes, o grupo, apesar de apresentar alguns elementos do Power Metal Melódico, tenta fugir de um rótulo específico, e podemos encontrar vários elementos que lembram bandas mais tradicionais como Iron Maiden, como na levada e melodias de "Hiding From the Sun", que possui também um refrão bem melódico e pegajoso. 

"The Lost Mariner" também é um bom exemplo do que o ouvinte pode esperar, sinfônica, mesclando partes mais velozes e melodiosas, com Nicoletta parecendo estar nos contando uma história, com linhas vocais que soam muito agradáveis; "Reign of Kalidia" traz elementos épicos, e segue numa levada mais veloz, enquanto que a faixa título, "Lie's Device" lembra algo daquelas músicas mais épicas do Rainbow (me lembrou a "Wolf to the Moon"), com riffs e melodias nos teclados bem climáticos;

Nicoletta Rosellini: buscando diferenciar-se com um timbre suave e marcante
"In Black and White", que traz a participação de Alessandro Lucatti (Etherna), tem uma levada de bateria e um riff que lembra um pouco "Children of the Grave" do Sabbath, num andamento bem empolgante.

"Harbinger of Serenity" traz mais uma participação especial, os vocais de Andrea Racco (Etherna), com vocais com drives agressivos, fazendo contra-ponto com a voz suave de Nicoletta. Num andamento mais cadenciado, essa faixa tem um clima bem tenso, lembrando a "March of Mephisto" do Kamelot.


"Dollhouse (Labyrinth of Thoughts)" também merece menção, com belos coros e melodias, teclados climáticos, seguindo num andamento mais "meio-tempo", além da voz agradável de Nicoletta, que se não apresenta muitas variações em determinadas faixas, tem um timbre agradável e diferente.

Um belo debut, mostrando uma banda de potencial, tentando não se prender a um estilo ou rótulo, fazendo simplesmente Heavy Metal e música de qualidade e bom gosto, com generosas doses de melodia.

Texto/Edição: Carlos Garcia
Revisão: The Digger
Fotos: Arquivo da banda/V. Bacelli

Ficha Técnica:
Banda: Kalidia
Álbum: Lie's Device
Ano: 2014
País: Itáia
Produção: Alessio Lucatti
Selo: Independente
Estilo: Melodic Metal/Power Symphonic Metal


Line Up:
Nicoletta Rosellini – Vocals
Federico Paolini – Guitars
Nicola Azzola – Keyboards
Roberto Donati – Bass
Gabriele Basile – Drums




Set List:
01. The Lost Mariner
02. Hiding from the sun
03. Dollhouse (Labyrinth of Thoughts)
04. Reign of Kalidia
05. Harbinger of Serenity (feat. Andrea Racco)
06. Black Magic
07. Shadow will be Gone
08. Lies’ Device
09. Winged Lords
10. In Black and White (feat. Alessandro Lucatti)

Acesse os canais oficiais da banda:

Nenhum comentário: