(CLICK HERE TO READ THE ENGLISH VERSION) Quando se pensa em Heavy Metal na Rússia, o primeiro nome que vem e mente é “Aria”, banda fundada em 1985 (ainda na antiga URSS), o “Iron Maiden Russo”, com suas belas letras, muitas escritas pelos poetas Alexander Yelin e Margarita Pushkina, provavelmente é a maior referência do Metal daquele país, uma das primeiras a romper barreiras.
Muitas novas
bandas tem surgido na Rússia, e o Concordea, vem buscando seu espaço, trabalhando
duro, tendo uma sonoridade muito criativa, com composições bem trabalhadas, a exemplo
do clássico “Aria”, também com letras belas e poéticas (porém, com a diferença
que são escritas pelos compositores da própria banda), mostrando que, quem sabe possam ser em breve,
uma nova referência do Heavy Metal russo. Talento eles mostraram possuir, e deixam a certeza que e um próximo álbum, talvez com um produtor experiente e um melhor estúdio, alçarão vôos mais altos.
Para levar aos
leitores, como sempre buscamos fazer, um pouco mais sobre as novas promessas
que surgem pelo mundo metálico, conversamos com a bela e talentosa guitarrista
e fundadora Daria Piankova, que nos conta sobre a cena russa (onde podemos perceber que não é só no Brasil as dificuldades de manter uma banda de Metal), as gravações do
recém lançado primeiro trabalho, a participação do vocalista italiano Andrea
Bicego (4th Dimension), e até sobre a copa do mundo de 2018, e muito mais, confira a seguir !
Daria Piankova |
Daria
Piankova: Na verdade o primeiro membro da banda que conheci foi Nikolay
Konstantinov, nosso baixista e compositor. Isto foi em 2009, quando eu estava
começando a minha busca pelos companheiros para tocar. Mas nossos caminhos seguiram
em separado. Nós nos encontramos novamente no verão de 2011. Eu já havia
encontrado Alexey antes, no inverno. A procura foi longa ...
O line up só
foi concluído em 2012. No início de 2013 o vocalista Dmitri nos contou sobre
sua decisão de partir de Ekaterinburg e seguir
carreira de cantor de ópera. Além disso, devo contar-lhe sobre algumas mudanças
que aconteceram recentemente: o segundo
guitarrista Alexey deixou a banda, agora vamos contar com Konstantin Kirillov,
e Denis Baranov está nos vocais. Essa é
a nossa curta crônica.
RtM: E para os
leitores que estão conhecendo a banda, como você descreveria o som do
Concordea?
DP: Temos um poderoso
som de guitarra, bateria Thrash, teclados "atmosféricos". E toda essa
massa sonora é liderado por vocais altos ... isso é o que você pode ouvir no
nosso EP. Apesar do fato de que somos de uma banda, todos nós temos diferentes gostos musicais (felizmente ou
infelizmente, depende do ponto de vista ha ha ha) e você pode sentir isso ao
ouvir nossas músicas.
Line up atual, com Alexey, Denis, Daria, Konstantin, Nikolay e, ao fundo, na bateria, Roman |
DP: Como as
músicas estão sendo escritas por Nikolay e eu, há muitas influências. Até onde eu
sei, Nikolay foi influenciado por diversas bandas de vários estilos, em diferentes
períodos da vida: Aria ( banda de heavy metal muito famosa aqui na Rússia,
Rammstein, King & Jester (Korol’ i Shut in Russian, uma banda Russa de Punk
Rock) , Nightwish, Sonic Syndicate.
Quanto a mim,
eu gosto de um monte de música diferente também, desde a música barroca e música
clássica em geral, ao rock clássico, de symphonic black metal/death a New Age.
Também tive forte influência, obviamente, pelo Power Metal italiano e finlandês, da cena dos anos 90 e
2000 (Rhapsody, Vision Divine, labirinth, Highlord, Nightwish, Sonata Arctica,
etc) Portanto, esta variedade será certamente impressa em nossas músicas também
no futuro.
RtM: Com
relação ao que eu perguntei antes, eu vou dar a minha opinião sobre o que eu
aponto como um diferencial, que são as letras, e as variações no som,
transmitindo várias emoções e sentimentos. Comente um pouco sobre o que te
inspira a escrever as canções.
DP: Toda a
beleza que me faz experimentar sentimentos. As emoções fortes movem-me para o
trabalho criativo. Uma grande canção, um concerto inspirador, uma pessoa
original, um texto profundo, uma vista inesquecível ... às vezes é o suficiente
ver as nuvens mudando no céu ou o modo como o sol brilha e você já quer
escrever sobre isso.
RtM: Para
gravações dos vocais em "Before the Sunrise" vocês contaram com
Andrea Bicego, da banda italiana "4th Dimension". Como surgiu a
oportunidade? Existe possibilidade dele contribuir novamente com banda?
DP: Quando
Dmitri decidiu deixar a banda, nós já vínhamos conversando com Andrea por
vários meses, discutindo vários assuntos musicais. Se uma banda não tem um
cantor, significa que não há concertos, não há gravações. Ensaios infinitos,
sem qualquer chance de ser ouvido. Durante muito tempo, não conseguimos encontrar
alguém que pudesse se encaixar pelo menos um pouco da nossa música. E eu tive a
ideia de convidar Andrea (Bicego,vocalista do 4th Dimension), embora isso envolvesse riscos. Eu ouvi o seu trabalho
ao vivo e também em CD, achei que sua voz poderia perfeitamente combinar com a
música do Concordea.
Ele
imediatamente aceitou a minha oferta para cantar nossas músicas, ele gostou do
material. Então ele gravou algumas versões demo, primeiro foi "Behind the wind", e
ele saiu-se de forma fantástica ... Nós TODOS gostamos de seu desempenho e Andrea
se tornou nosso cantor oficial para as gravações. Mas, como você pode imaginar,
para uma banda como a nossa, é um enorme desafio viver e tocar em um país e ter um vocalista em outro ... Embora tivéssemos
algumas conversas a respeito de concertos comuns com Andrea, há muitas dúvidas
sobre a possibilidade de realização. No entanto, eu acredito que tudo muda e
tudo é possível se ambas as partes têm vontade recíproca e um propósito ... Por
falar nisso, como eu já disse, no momento estamos realizando concertos com um
cantor local, e suas habilidades vocais são muito diferentes das de Andrea.
Andrea Bicego e Daria durante as gravações |
DP: Bem, a
autoria musical é de cerca de meio a meio, metade escrito por Nikolay, metade por mim. Devo dizer que Nikolay é ótimo
com os arranjos, especialmente arranjos de teclado. A maior parte das linhas
vocais são minhas, você tem razão. É por isso que eu confiei na capacidade de
Andrea: ele é muito preciso e atencioso com as letras e melodias.
Ele sabia que
eu tive de traduzir meus textos originalmente em Russo para Inglês, e ele era
muito cuidadoso com o seu sentido e forma, quando ele ia mudar alguma coisa
para torná-lo mais pronunciável. Eu acho que nós estávamos na mesma sintonia;
ele pegava imediatamente a entonação certa e ataque que eu pedia. Eu gostei de
quase todas as soluções criativas que ele ofereceu, e certamente ele parecia
ser bastante profissional para uma pessoa tão leiga como eu. Eu sou muito grata
a ele. Foi uma grande experiência ... e, por vezes, muito difícil também,
ahahah.
RtM: Bem,
sobre seu debut, o EP "Before the Sunrise", conte-nos um pouco mais
sobre a gravação e produção. E como vocês chegara até o selo DeFox/Heart of
Steel?
DP: A parte
instrumental foi gravada aqui em Ekaterinburg, no estúdio "Rukami".
Foi a primeira experiência para muitos de nós, e que não foi tão fácil para
mim, hehehe. Oorreu que eu gravei quase todas as partes de guitarra, com
exceção de alguns solos. Os vocais foram gravados no "Greenriver
Studio" em Varese, Itália.
Eu acompanhei
todas as sessões lá. O "Greenriver Studio" foi o mesmo onde toda a
mixagem e masterização foram feitas. O estúdio pertence a Tancredi Barbuscia.
Ele fez um ótimo trabalho! Foi Andrea que o recomendou. O segundo álbum do 4th Dimension
foi completamente gravado e mixado lá, afinal de contas. Quanto ao selo
"Heart Of Steel" , a mesma situação: Andrea ofereceu nossos materiais
para eles, e depois isso eles estavam prontos para lançá-lo.
RtM: Como eu
disse, as letras são um diferencial nas canções do Concordea, e a faixa-título
tem uma letra bem poéticas (Como sabemos, a Rússia tem uma grande tradição
nessa área, de pensadores e poetas), e é minha faixa favorita até agora! Eu
gostaria que você comentasse um pouco mais sobre esta canção.
DP: Esta
canção foi escrita por Nikolay, e posso dizer que é um “hit”. Originalmente ela
levava o título de "In the Shadow", e eu comecei à partir deste
ponto. A faixa é muito poderosa, bateria grandiosa, guitarras potentes e teclados
principais muito bonitos, que tornam o seu espírito muito místico, agressivo e
sombrio. Eu imaginei uma floresta sombria: quando último raio de sol se perde,
parece que quando você perde a última esperança ... na verdade, você vai
encontrar a descrição de uma noite mística nas letras. Mas anseio por luz e
calor, sensação de desespero, muitas vezes, tende a esquecer que "a noite
é mais escura antes do amanhecer". Aliás, entre os 4 textos, este é o que
Andrea trabalhou mais.
RtM: E sobre
"Behind the Wind", soa mais melódica e Prog, mas com a parte final quase
Thrash! Eu acho que também traz a tradução da essência da banda como um grupo
com suas diversas influências, e como todos esses fatores funcionam juntos.
Você concorda? Você pode comentar sobre isso?
DP: Ao meu
ver, "Behind the wind" é a mais complicado entre as quatro músicas do
EP. Cada instrumento interpreta esta composição da melhor maneira possível. A
ideia original foi minha, Nikolay acrescentou o belo refrão, e eu compus a
linha vocal. Roman trabalhou duro no arranjo para a bateria, que acabou por ser
muito complicado. Alexey (guitarrista) decidiu compor um solo, Andrea mudou um
pouco a estrutura, ele deixou o espaço para solo de teclado e Alexey (teclados)
inventou uma bela variação de sintetizador sobre o tema principal.
É uma canção
muito “Concordea”, é épica, romântica e agressiva; melancólica e um pouco
desesperada. A parte final é muito próxima ao thrash, você notou certo! A
bateria intensifica o efeito dramático.
Além disso,
você vai encontrar lá as variações do riff de guitarra, que são muito intensivos,
também... E parece que os acordes dramáticos finais querem fazer você desistir
de qualquer esperança, as letras ajudam muito bem: "Vossa Alteza é pego
pelo vento e levado ". Eu gosto muito do desempenho de Andrea aqui. Seu
ataque e estilo de expressão são apenas uma excelente. Ele pegou bem as entonações
que eram quase inatingíveis para os cantores que tínhamos antes.
RtM:
Continuando, fale mais sobre a bela letra desta música. "Saciar a minha
sede, saciar meu fogo, aliviar-me de pensamentos dolorosos!" E então...
não vai haver nenhuma resposta! (não haverá resposta...) "
DP: Quanto as letras... Eu gosto de que os ouvintes façam as suas próprias associações.
Andrea disse uma vez que ele tinha lembrado da “Tempestade”, de Shakespeare,
ahahah. Bem, as letras têm fundo muito pessoal. Por uma questão de fato, é uma
canção sobre o meu amor não correspondido, sobre a minha paixão.
As letras poéticas e dramáticas de Daria são parte importante da identidade do Concordea |
DP: Eu
concordo totalmente com você! Eu considero " Delusive Shades", a
canção mais "mística" do EP do ponto de vista tanto da parte
instrumental, como da parte vocal e textual... As letras que eu escrevi para
ela são minhas favoritas. A mesma pessoa que me inspirou a escrever
"Behind the Wind", foi a minha inspiração para "Delusive Shades”
também. Na verdade, as letras sobre "dança em círculo de tons" e
"transformando-se em uma sombra" são a interpretação de uma fantasia
ou, melhor dizendo, um vestido alegórico para algumas camadas muito pessoais da
minha vida, a vida dessa pessoa e os meus fortes sentimentos em relação a ele...
Mas, na verdade, toda mundo poderá interpretar o texto a sua maneira, eheheh.
A música soa
muito gótica, e cada parte de guitarra, cada parte do teclado, a cada mudança
de ritmos criam uma atmosfera especial. Desculpem-me (não é legal elogiar as próprias
composições, heheeh), mas a parte final desta canção ainda me dá arrepios! Esta
palavra “wistfully” (N. do R.: Daria cita aqui o refrão, e realmente, essa
parte tem um clima bem místico e tenso) soa perfeita em Inglês e soa como um
feitiço para o final... E o rangido duradouro da guitarra faz você se sentir
profundamente na atmosfera mística da música, e faz você se encantar... bom, Isso
é o que acontece comigo ouvindo a música, eu não sei o que os ouvintes dirão,
ahahah.
Andrea Bicego: Prestem atenção nesse cara! Grande revelação italiana. |
DP: Quanto à
"Message", é uma alegre e
pacífica canção, se trata de coisas esotéricas: cada música que escrevemos é um
dom das "forças supremas" que se traduzem em músicas e letras. E toda
essa canção é uma espécie de "mensagem" que enviamos aos nossos
ouvintes ... E essas "mensagens" precisam ser sinceras e amáveis em essência,
porque temos de concentrar a nossa consciência sobre a beleza, harmonia e paz
para criar uma realidade pacífica e bela em torno de nós. É simples e é
difícil. A variedade musical de "Message" é exatamente sobre isso: há
muitas passagens de guitarra, existem vários ritmos, baterias incomuns e solos
rápidos. E a voz de Andrea se adapta a música muito bem, poderia dizer que seu
vocal aqui soa “leve”.
RtM: Bem, vamos
saber um pouco mais sobre você. Quando você começou a tocar guitarra, e como
nasceu a paixão por este estilo musical?
DP: Eu comecei
a tocar violão um pouco tarde, quando eu tinha 19 anos, eu peguei algumas aulas
particulares.. De um modo geral, o meu primeiro instrumento já era a flauta
quando eu tinha 7 ou 8, e com a idade de 10 eu comecei a tocar piano. A paixão
por este estilo musical nasceu em 1999, quando eu ouvi pela primeira vez para o
álbum "Symphony of Enchanted Lands". Eu tinha 12 anos, eu estava
completamente encantada por Rhapsody (of Fire) e minha vida mudou totalmente a
partir daquele momento.
RtM: Falando
sobre o cenário russo, conte-nos como é o apoio para as bandas, o espaço para
shows e condições (incluindo econômicas) para manter uma banda de Metal? Algum
tempo atrás, a Rússia era fechada para muitas coisas.
DP: Bem, um
dos chamados "apoios" é quando você pode alugar algum espaço totalmente equipado, para
pagar 1-2-3-4 ou muitas horas e tocar lá
com os seus companheiros de banda. Há uma grande quantidade de pequenos eventos
realizados em pequenos pubs ou bares, onde várias bandas podem tocar em uma
noite. Se você tem dinheiro e capacidade suficiente, você sempre pode pagar, e aí
tocar uma vez como banda de apoio em alguma turnê de alguma estrela. Muitas
vezes, o mesmo acontece com os festivais. Como você pode ver, a única e mais
confiável forma de apoio, é o nosso entusiasmo e nosso amor para com o que
tocamos e o que fazemos.
RtM: Bem, você
é um dos fundadores da banda, compositora, e tem outras responsabilidades,
praticamente tendo de assumir uma liderança natural. Em sua opinião, quais
habilidades e características que um líder moderno de uma banda precisa possuir?
DP: Além das
habilidades musicais, deve ser bastante
flexível, forte o suficiente ... cheio de várias ideias e deve traduzi-las em
realidade. Deve ser interessante,
amigável e talvez um pouco excêntrico a fim de fazer os outros segui-lo.... É
assim que eu vejo isso no momento.
RtM: Eu
percebo agora que aqui no Brasil estamos tendo a Copa do Mundo de Futebol, e a
próxima Copa será na Rússia. Aqui houveram muitas críticas por causa de gastos
do governo, e algumas manifestações populares e protestos, mas quanto os
eventos e recepção aos turistas, tudo correu relativamente bem, porque o povo
brasileiro é muito hospitaleiro. E aí no seu país, como vocês estão vendo o
fato de que a Rússia será o próximo país a receber a Copa do Mundo?
DP: Você sabe
que está prevista a realização também em
Ekaterinburg? Eles querem construir e reconstruir estádios e prédios, mudando
algumas construções dentro da cidade. Vai afetar fortemente a vida das pessoas.
Muitos cidadãos de Ekaterinburg e de outras cidades também disputam esses
programas. É óbvio, eles não têm sentido, tal volume de investimentos poderiam
ter aplicação muito mais útil!
Denis Baranov é o atual vocalista nas apresentações ao vivo |
DP: Uau, Carlos,
muito obrigado por nos desejar tudo isso, e
por esta incrível oportunidade de dar a entrevista para o seu grande
webzine! Vamos fazer o nosso melhor. Aos leitores do "ROAD TO METAL",
continuem a ouvir boa música, acompanhem-nos, continuem a seguir o "Road
to Metal!", sejam positivos e sorriam mais!
Entrevista: Carlos Garcia
Tradução/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Arquivo da banda
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Read the review of the album on Road to Metal
Entrevista: Carlos Garcia
Tradução/Edição: Carlos Garcia
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