sábado, 12 de julho de 2014

Devachan: Heavy Metal em Família

Ricas composições em EP cantado em português

Apesar de a banda Devachan ser recente, sua origem remonta há décadas atrás quando Daniel Dias (baixo) compôs as primeiras canções da banda para, em 2010, juntamente com os filhos Gabriel Dias (vocal) e Leandro Dias (guitarra), colocar a banda em prática.

Assim a banda já chegou em 2013 ao seu EP, “Andarilho”, que se peca pela produção abaixo dos padrões médios de hoje em dia (ficou baixa e abafada), chama atenção pela sua veia anos 80 do Metal brasileiro, cantado em português e com letras inspiradoras que servem como reflexão enquanto você curte o trabalho do quinteto que conta ainda com Michael Santos Veríssimo (teclados) e Bruno Caresia (bateria).

Composições de 30 anos por Daniel Dias (primeiro da esq. p/ dir.) geram EP em 2013

São apenas 6 faixas, se contarmos a introdução instrumental que não atrai de começo, sendo que a sua atenção passa a ser chamada em “Mente em Sonhos”. Uma das mais belas melodias e letras do disco fica por conta de “Mudança de Tempo”; “Liberdade” traz ótimo clima dos teclados e um refrão marcante. A faixa-título é rápida e a mais pesada do EP, sendo um pouco curta comparada às demais faixas e poderia ter sido usada como abertura, por exemplo.

Banda já está preparando o disco completo de estreia

Instrumentalmente o grupo mostra uma capacidade ímpar de composição, soando simples, mas não negligente, mesmo com a produção inadequada. O Gabriel Dias, em alguns momentos, soa um pouco forçado (alguns trechos de “Poetas”, por exemplo), somando ao seu vocal não ser extraordinário, parece ficar um pouco deslocado da qualidade do grupo. Nada que comprometa o sucesso do EP, nem tire os méritos do vocalista, que deve apresentar uma evolução natural nos próximos lançamentos. 

Com este EP “Andarilho” a Devachan mostra que a veia pulsante dos anos dourados do Metal cantado em português ainda existe e pode render ótimos materiais inéditos nesta segunda década do novo milênio. Agora é só acertar na produção futura e correr para o abraço.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Som do Darma

Ficha Técnica
Banda: Devachan
EP: Andarilho
Ano: 2014
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal
Selo: Independente

Formação
Gabriel Dias (Vocal)
Leandro Dias (Guitarra)
Daniel Dias (Baixo)
Michael Santos Verissimo (Teclados)
Bruno Caresia (Bateria)


Tracklist
01. Mentalis Corpus
02. Mente em Sonhos
03. Mudança de Tempo
04. Liberdade
05. Andarilho
06. Poetas

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: